TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Arte

Pesquisas Acadêmicas: História Da Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. O HOMEM COMO AGENTE DE LINGUAGEM E SUJEITO HISTÓRICO 2

3. POSICIONAMENTO CRÍTICO DIANTE DAS MANIFESTAÇÕES DE LINGUAGEM. 4

4. OS TEXTOS CONSAGRADOS COMO HISTÓRICOS 7

5. CONCLUSÃO 8

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa, dentro de uma reflexão direcionada aos aspectos apontados, mostrar que a linguagem é a exteriorização do sentimento humano através de suas várias formas de expressão, ligado portanto ao momento vivido, as experiências e anseios de sua época, e sendo assim:

• Ao produzir textos, o homem configura-se como agente de linguagem e como sujeito histórico;

• Posicionar-se criticamente diante das manifestações de linguagem, significa exercer, no mínimo, uma das capacidades humanas a da reflexão;

• Dentre os textos presentes no processo cultural é possível destacar os consagrados como artísticos.

Neste trabalho, destacamos a letra da música "Cidadão", de composição de Zé Geraldo, lançada no ano de 1999, onde o autor, utilizando sua forma de linguagem e arte, expõe as injustiças da desigualdade social. contribuindo para a história, o desenvolvimento cultural e o pensamento crítico..

2. O HOMEM COMO AGENTE DE LINGUAGEM E SUJEITO HISTÓRICO

Ao produzir textos, o homem se torna agente de linguagem, pois ao representar a realidade ou descrever algo como real, contribui, não só para a transmissão de informações, sejam elas históricas, atuais, reais ou imaginárias, mas também contribui para perpetuar suas experiências, aprendizados e informações adquiridas.

O Texto, como forma de linguagem, registra a ideia predominante naquele momento histórico e sempre possibilitará algum entendimento da época em que o autor viveu.

"A história - a história no pleno sentido do termo, a história de todo o povo e não somente dos exércitos e dos governos – não é outra coisa que as respostas dadas pelos homens à natureza, aos demais, às estruturas sociais. Não é outra coisa que a procura do homem, sua intenção de ser mais e mais homem, respondendo e relacionando-se (FREIRE, Paulo. 2000a.)

Toda manifestação de idéias considera-se linguagem e se traduz em formas de comunicação. Provavelmente a mais precisa forma de representação dos sentimentos, idéias, pensamentos e intenções do homem, e a possibilidade de influenciar o outro, alterando suas representações de realidade social e do rumo de suas ações.

Também por meio da linguagem, constroem-se referências culturais, mitos, conhecimento científico, arte, concepções e orientações ideológicas.

Por tudo o que representa a linguagem, percebemos que ela é quem dá forma às nossas vidas e é através dela que nos posicionamos e agimos. Desse pressuposto, mover-se na sociedade implica perceber como tudo o que consiste sua cultura é simbolizado e significado na língua.

Assim, o conteúdo do texto em suas diversas formas de expressão, seja através da música, objetos, poesia, narrativa, reportagem e arte como um todo, registra a idéia predominante naquele momento histórico e sempre possibilitará algum entendimento da época em que o autor viveu ou deseja apresentar.

Paulo Freire nos lembra que os seres humanos cultivam e criam a cultura no ato de estabelecer relações, de responder aos desafios que lhes apresentam a natureza e o próprio mundo feito pelos homens e pelas mulheres de todos os povos e de todas as épocas e gerações. Assim, o homem é criador cultural e histórico na medida em que criam e decidem vão formando e reformando para deixarem suas mascas.

3 POSICIONAMENTO CRÍTICO DIANTE DAS MANIFESTAÇÕES DE LINGUAGEM.

A linguagem é um sistema organizado, e funciona como um sistema de troca de informações, com propriedades particulares que tem a função de estruturação dos dados sensoriais, transmitindo-lhe um significado e permitindo ao homem se comunicar, expressar suas experiências e transmitir seus saberes. Além desta função de comunicação, a linguagem exerce as funções, apelativa, expressiva, descritiva, estética, argumentativa e persuasiva.

Dentre as características fundamentais da linguagem, podemos destacar as transmissíveis e traduzíveis noutra linguagem, onde a possibilidade de se transformar em outra permite a comunicação entre diferentes pessoas. Há também as consideradas como Fenômeno social, como o próprio nome diz, sua abrangência possibilita, acesso e integração entre a sociedade. Como Organização racional, a linguagem, através de regras e com uma determinada sintaxe, ao produzir o resultado do esforço de raciocínio, combina os símbolos e cria o meio de comunicação. E como possibilidade de dar sentido, a linguagem dá significado às experiências, noções e pensamentos de cada um.

Através das várias formas de linguagem, vimos que é possível analisar, refletir e expressar opiniões sobre determinado assunto ou obra. Para isso, tal reflexão deve partir, ou do autor, da época, do material, ou do que se julgar importante dentro do processo técnico científico e histórico.

Tal reflexão não seria possível sem o conhecimento dose costumes, crenças, ideias, políticas, religião etc., pois o fruto das manifestações humanas tornam o homem um sujeito histórico e a posição critica significa exercer essa capacidade humana que nos leva a reflexão de todos os aspectos envolvidos no processo de produção e resultados.

Kosik (1969), também analisa como o homem, sujeito histórico, pode produzir-se e reproduzir-se a partir da realidade social. Já a dialética materialista demonstra como o sujeito concretamente histórico cria, a partir do próprio fundamento materialmente econômico, idéias correspondentes e todo um conjunto de formas de consciência

Assim, do mesmo modo que o homem configura-se como sujeito histórico, expressando pensamentos e idéias que influenciam aqueles que tiverem acesso a mesma, também as terão analisadas e diante desta avaliação se construirá um posicionamento crítico sobre a obra.

Para simplificar nosso estudo e tentar deixar claro os objetivos do nosso trabalho, estamos utilizando a letra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com