TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Ensaios: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 7

AULA 4 - HERANÇA CULTURAL

Da mesma forma como cada família pode deixar aos seus descendentes uma herança material (patrimônio familiar), a nossa sociedade nos deixa uma HERANÇA de valores, modos de agir e pensar, conhecimentos, e assim por diante. É parte da nosso PATRIMÔNIO CULTURAL, seja material ou imaterial.

Então, temos que a CULTURA influencia nossas vidas em diversos níveis:

 A moral;

 As noções de higiene pessoal;

 Os sentimentos;

 Nossa alimentação;

 Os critérios de beleza;

 As necessidades e o uso da tecnologia;

 O que entendemos como SAÚDE e também a DOENÇA;

 Nosso gestual e a forma como utilizamos o corpo, entre tantos outros.

Assim, podemos identificar facilmente indivíduos de diferentes culturas por características como:

 Modo de agir

 De vestir

 De caminhar

 De comer

 Ou mesmo pela mais simples delas - a língua que cada um deles fala

Desde que fase de nossas vidas essa influência acontece?

 Desde o parto, somos condicionados pela nossa cultura.

A CULTURA INTERFERE NO PLANO BIOLÓGICO

Ao longo de nossas vidas o nosso corpo físico é intensamente afetado pelas nossas experiências culturais.

Para manter tradições, obedecer a regras e principalmente, para nos sentirmos INCLUÍDOS (o que dá aquela sensação de confiança e auto estima, quando nos sentimos parte de um todo, quando “pertencemos” a um lugar social), nosso corpo físico é submetido freqüentemente a exigências.

Portanto, o que o autor chama de “PLANO BIOLÓGICO” é exatamente nossa forma física, saúde e aparência corporal.

Pense em quantas situações ao longo de nossas vidas nosso corpo é atingido em função de experiências culturais. Para lembrar alguns exemplos:

 O tipo de parto que cada cultura oferece e considera melhor;

 Perfuração ou alargamento de lóbulos, lábios, pálpebras;

 Técnicas de desenhos ou formação de saliências na pele como Tatuagens, e implantes;

 A dieta cotidiana que pode incluir desde insetos; carnes dos mais variados tipos e partes de animais (cruas ou cozidas); ingestão de bebidas alcoólicas ou qualquer outra que altere igualmente a percepção e reações;

 Alimentos processados industrialmente; vegetais, raízes, sementes, folhas, frutas e flores; grãos e castanhas.

Neste item você pode ter considerado algumas coisas muito normais e outras repugnantes. Pense que se você tivesse sido socializado em outra cultura, suas escolhas poderiam ter sido completamente invertidas.

Formas de tratamento de doenças que podem incluir uma imensa lista como a ingestão de fitoterápicos, preparados químicos conhecidos como remédios; rituais que envolvem ou não a participação e presença física do doente que pode ser submetido a todo tipo de intervenção passiva ou ativa – às vezes o doente precisa ingerir, inalar, sugar outras vezes ele é sugado; cortes, incisões, perfurações, com ou sem anestesias, e muitos outros tipos.

- modelagem do corpo com muitas técnicas diferentes como dietas, cirurgias e implantes, ou treinos especiais (militares, esportivos, rituais ou de espetáculos);

- uso de vestuário e adornos corporais. Neste item você pode se perguntar como nossa indumentária pode interferir no plano biológico, mas é possível sim. As famosas “mulheres girafas” da Tailândia (Ásia), que desde os cinco anos começam a utilizar argolas no pescoço com o objetivo de esticá-los; as mulheres chinesas que durante séculos enfaixavam os pés para evitar seu livre crescimento; o processo de treinamento das modelos ocidentais que para serem vistas com roupas e acessórios à venda pela indústria da moda se submetem a dietas incríveis de emagrecimento e treino para o controle do corpo, movimento e expressões faciais na passarela.

A participação em festas e ocasiões especiais, que além de exigir o controle da postura e gestual em função da utilização de vestimentas especiais, exigem também a submissão (em alguns casos) de horas em jejum e em seguida horas de ingestão de uma quantidade incrível de alimentos e bebidas;

A submissão a rotinas que podem gerar lesões físicas e/ou desconfortos psicológicos dos mais variados graus;

O desenvolvimento de doenças psicossomáticas; a reação do organismo na forma de doença a experiências negativas;

Você pode fazer o exercício de encontrar outros e tantos inúmeros exemplos. Não restam dúvidas do quanto submetemos nossos corpos em função das experiências culturais.

Interpretamos isso como algo “natural”. Entretanto é muito comum a reação de espanto, indignação ou repúdio ao que os “outros” fazem com seus corpos. Ter a vida de uma modelo da moda pode parecer normal entre nós, mas pode ser considerado incompreensível aos outros, tanto quanto perfurar lábios para o uso de botoques nos parece.

EXERCÍCIOS

01 - Alfred KROEBER afirma que existe uma diferença muito grande entre a evolução biológica dos animais e do ser humano. Para fundamentar sua idéia, ele cita o fato que os ursos polares desenvolveram ao longo de muitas gerações grossas camadas de pelos para sobreviver ao clima de seu meio ambiente, enquanto o ser humano ao invés de desenvolver pelos, utiliza roupas e cobertas.

Ao realizar essa comparação, o autor está:

A) demonstrando a importância da superioridade humana em relação aos outros animais, uma vez que nossa espécie é capaz de se adaptar a qualquer meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com