TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hormonios Vegetais

Artigos Científicos: Hormonios Vegetais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  1.943 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Os hormônios vegetais são compostos orgânicos que ocorrem naturalmente produzido nas plantas. Existem hormônios que são transportados para outras partes do vegetal, e que não atuam no local onde são produzidos.

Poucas quantidades desses hormônios são capazes de produzir estímulos fisiológicos específicos, como amadurecimento de frutos, crescimento, floração, entre outros.

Os tipos mais conhecidos são as auxinas, citocininas, giberelinas, acido abscísico e etileno, “como veremos a seguir”

HORMÔNIOS VEGETAIS:

Funções: São substâncias orgânicas que atuam em diversos órgãos das plantas, que são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal. A produção hormonal pode conforme a espécie vegetal, obedecer os fatores climáticos, que vão se caracterizando cada estação do ano.

Luz, temperatura, umidade e os gases diários influenciam na formação do fruto, amadurecimento, queda de folhas, crescimento de folhas, crescimento do caule e crescimento da raiz.

Tipos: É dividido em Auxinas, Giberelinas, Etileno, Ácido Abscísico e Citocininas

Auxinas: É responsável pelo desenvolvimento do fruto, crescimento da raiz e do caule.O hormônio da planta nesta divisão é produzido no meristema apical do caule(que é um tecido que se permanece embrionário, para conservar sua capacidade de divisão e multiplicação), primórdios foliares, flores, frutos e sementes. Que é transportado através dos vasos xilema e floema.

Giberelina: É o hormônio da planta produzido na zona apical, nos frutos e nas sementes. Suas funções são: incrementar o crescimento dos talos, interromper o período de latência das sementes fazendo com que elas germinem, induzindo a brotação de gemas e desenvolver os frutos. Incrementam tanto a divisão como o crescimento celular; Induzem o crescimento através de uma laterização da distribuição do cálcio nos tecidos. Também ativam genes que sintetizam o RNAm, o qual favorece a síntese de enzimas hidrolitícas,e por tanto, incrementando sua longevidade.

Etileno: Também é conhecido como o hormônio do amadurecimento, pois, é o único regulador vegetal gasoso, que apresenta atividade biológica em concentrações bastante reduzidas. O etileno é produzido por todas as partes da planta, em quantidades variáveis com o tecido e com o estádio de desenvolvimento.

Ácido Abscísico: Provoca indução do fechamento dos estômatos, envelhecimento das folhas, dormência de sementes e gemas, inibe o crescimento das plantas. Sua produção ocorre em diversos órgãos da planta como o caule, folhas e extremidades da raiz. A difusão desse hormônio ocorre pelos vasos condutores de seiva.

Citocininas: Hormônio que retarda o envelhecimento das plantas, estimula as divisões celulares e desenvolvimento das gemas laterais. É produzido nas raízes e transportado para todas as partes da planta através do xilema. A citocinina é responsável pela expansão celular, quando o tecido vegetal não possui células meristemáticas, e sem influência de outros hormônios por fotossíntese a citocinina terá influência estimulando a expansão celular. As citocininas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com