TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JM CONSULTAS MÉDICAS LTDA

Dissertações: JM CONSULTAS MÉDICAS LTDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................06

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA .....................................................................07

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL.........................................................................08

4 DIREITO EMPRESARIAL.......................................................................................11

5 ESTATÍSTICA .......................................................................................................13

6 CONTABILIDADE DE CUSTOS.............................................................................14

7 CONCLUSÃO.........................................................................................................15

REFERÊNCIAS ........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido tem fundamentalmente a idéia de se deparar com o processo incial de empreender um projeto de negócio, como surge a iniciativa, seu desenrolar, e a forma de estrutura e crescimento deste projeto.

Dentro deste propósito identificando como se encaixa e como funciona a empresa com as disciplinas estudadas, como a motivação inicial é vista com os conceitos vistos em aula, a aplicação organizacional da empresa, como a estatística influência nas tomadas de desições, e como a contabilidade de custos identifica as despesas e custos do processo de serviço da empresa.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Para realizar este trabalho recorri a um conhecido hoje empresário do ramo de medicina, Sr. Jacson Mello, proprietário da empresa JM Consultas Médicas LTDA, empresa criada em 2010 na cidade de Guaíba/RS.

O Sr. Jacson não tem uma formação universitária, apenas formação de nível médio e muito entusiasmo. Identificou a necessidade de se qualificar através de vários cursos que achou necessários para ajudá-lo no empreendimento de sua empresa, tais como, Tributos e finanças (SEBRAE), Gestão de Saúde e outros tantos que se fizeram necessários para ter conhecimento básico como contabilidade, marketing, recursos humanos e na área de informática com softweres que facilitam todo esse processo.

2.1 RAMO DE ATIVIDADE DA EMPRESA: Medicina de Grupo

2.2 PRODUTOS E OU SERVIÇOS: A empresa é uma prestadora de serviço em medicina de grupo, atendendo consultas, exames e PCMSO.

2.3 TIPO DA EMPRESA: É uma empresa privada.

2.4 QUAL É O PORTE DA EMPRESA: Pequena empresa.

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

3.1 MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DA EMPRESA

No princípio o Sr. Jacson atuava na secretaria de saúde de sua cidade, realizava a captação, remuneração e todos os trâmites administrativos referentes a demanda e necessidades da sua cidade, porém identificou a necessidade de oferecer uma situação melhor para os pacientes da cidade, pois ou era SUS, ou recorrer a uma operadora de saúde com preços muito acima da renda dos pacientes da região. O Sr. Jacson decidiu então abrir uma clinica de multiespecialidades ofertando preços populares e captando novos parceiros para ter uma rede assistencial mais completa possível

A persistência que tem como motivação a busca por resolver problemas e é condicionada por fatores pessoais como necessidade, desejos entre outros é que o levou ao tino empresarial. Gondim e Silva define bem a motivação que foi encontrada no Sr. Jacson, pois um desafio estava pela frente e como característica sua, a de ir até o fim, portanto esta motivação é um fator intrínseco a sua pessoa.

Ficou bem clara na entrevista que a motivação do empresário corresponde a teoria das Necessidades de Maslow e que foi redefinida pela teoria ERC de Alderfer e que define em três as motivações: existência, relacionamento e crescimento, acrescentando a teoria da necessidade de poder, afiliação e realização de McClelland.

Na teoria de Maslow cito a de origem biológica a de que uma necessidade precisa ser parcialmente satisfeita para que se busque a satisfação da próxima necessidade. No que diz a Alderfer com a teoria ERC, a motivação tem em dois sentidos a ascendente e a descendente e que isso influenciava a alguma ação e por último a teoria de McClelland que mostra a necessidade é da realização, buscando a realização pessoal e autonomia.

3.2 ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO

ORGANOGRAMA

O planejamento, a organização, direção e controle (PODC) da JM Consultas Médicas LTDA, são definidos pelo proprietário diretor, encarregando seus funcionários a execução dos projetos e serviços a serem executados.

O processo consiste em princípio pela área comercial onde são ofertados seus serviços, o markeng é essencial para a colocação no mercado, este setor conta com dois colaboradores e também tem o apoio de serviços terceirizados.

Na área administrativa financeira, os preços são definidos pelo custo do ato médico principal e auxiliar, mais os custos fixos e variáveis. Contas a pagar e receber e a contabilidade fiscal também são controlados pelo proprietário diretor, Sr. Jacson, exercendo todas estas funções. O Recursos humanos consta com uma profissional com cursos de Técnico em Recursos Humanos, Bacharel em Psicologia O processo de seleção para os cargos onde se tem mais profissionais que são os de Médicos e parceiros é feito uma avaliação criteriosa para serem contratados, passando pela investigação e documentação legal e obrigatória.

No setor operacional é onde é organizada as agendas, as cobranças, captação de clientes, analise de mercado e toda a rotina que envolve a medicina de grupo.

4 DIREITO EMPRESARIAL

4.1 QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIO NA ORGANIZAÇÃO

O quadro atual da JM Consultas Médicas LTDA é de vinte seis colaboradores. No inicio havia seis pessoas, uma era o diretor, contavam com uma recepcionista, e cinco médicos, ou seja, o diretor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com