TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISEC III

Casos: ISEC III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  318 Visualizações

Resultados e Discussão – Aula prática

Após a montagem do esfregaço de uma cultura bacteriana, foi realizada a observação no microscópio óptico. Com isso pretendia-se identificar as formas bacterianas e a sua classificação quanto à coloração.

Na lâmina foi observado que a maioria das bactérias presentes eram gram-negativas, apresentando, portanto, predominantemente a cor rosa. Essas bactérias são do tipo bacilos, apresentando formato de bastão. Mas também foi possível visualizar algumas bactérias gram-positivas do tipo cocos, sendo estas da cor roxa.

Imagem

Fotografia da lâmina observada. Na ponta da seta bactérias cocos gram-positivas; ao redor, bacilos gram-negativos. Fonte: imagem dos próprios alunos.

O descoramento para mais ou para menos é resultante da incorreta diferenciação pelo álcool-acetona.

A idade da cultura bacteriana tem Importância fundamental na coloração de Gram. Em culturas envelhecidas, células. Gram-positivas freqüentemente se tomam Gram-negativas.

Se houver um questionamento acerca da Gram-positividade ou da Gram-negatividade da cultura, uma coloração de Gram paralela é aconselhável. Para isto, deve-se usar culturas bacterianas conhecidas como Gram-positivas, tal como Staphylococcus aureus e Gram-negativas, tal como Escherichia coli, como controles.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com