TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISOLAMENTO ABSOLUTO

Trabalho Escolar: ISOLAMENTO ABSOLUTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  3.227 Palavras (13 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 13

8 Isolamento do Campo Operatório

Versão 1.0 de 2003

de Prof. Dr. Fernando Mandarino

Versão para Impressão e Leitura Off-line.

com a colaboração de Alessandra N. S. Rastelli; Cristina Magnani;

Elaine C. Guerbach Conti; Emanuel Arraes Alencar;

Laura E. H. de Andrade; Liz Marie G. Sierpinski;

Luana C. Oliveira Araújo; Patrícia S. Jardim;

Ricardo P. de Faria; e Maria Salete C. Machado.

8.1 Conceito

É um conjunto de procedimentos que tem por finalidade eliminar ou diminuir a umidade para a realização dos tratamentos dentais em condições assépticas e restaurar os dentes de acordo com as indicações do material.

8.2 Objetivo

Independentemente do tipo de isolamento realizado (mecânico ou químico), sua utilização visa:

=> Controlar a umidade durante os procedimentos clínicos. Esta umidade pode ser proveniente, por exemplo, dos fluidos do sulco gengival, saliva e sangramento gengival;

=> Retração e acesso. Os detalhes dos procedimentos restauradores são dificilmente controlados se não houver uma retração gengival apropriada e um afastamento das estruturas presentes na cavidade bucal que permita o acesso ao tratamento;

=> Proteção do paciente e operador. No caso do paciente, o isolamento pode evitar danos acidentais aos tecidos moles da cavidade bucal, a aspiração de pequenos instrumentos ou produtos provenientes dos procedimentos restauradores além de diminuir a contaminação. Esta última característica é também favorável ao profissional7.

A realização do isolamento do campo operatório é base para maior produtividade e consequentemente maior lucro na Odontologia atual.

8.3 Isolamento Relativo

8.3.1 Indicações

Este tipo de isolamento deve ser utilizado principalmente quando houver impraticabilidade do uso do isolamento absoluto. Além disso, também pode ser empregado em procedimentos de curta duração como exame clínico, aplicação tópica de flúor, polimento dental e aplicação de selante; bem como moldagens, realização de restaurações provisórias e cimentação de provisórios8.

8.3.2 Materiais utilizados

A Figura 1 exibe os materiais utilizados nos procedimentos de isolamento relativo, tais como:

=> Rolos de algodão;

=> Gaze;

=> Cânula para aspiração;

=> Prendedor de rolo de algodão;

=> Afastador;

=> Pinça;

=> Sonda;

=> Espelho.

Figura 1. Materiais utilizados nos procedimentos de isolamento relativo.

A cânula de aspiração pode ser metálica ou de plástico (descartável), de alta ou baixa potência. A sua utilização visa impedir o acúmulo de saliva, evitar a deglutição de saliva e auxiliar a manter o campo operatório seco. Entretanto alguns cuidados devem ser observados durante a sua utilização:

=> A extremidade da ponta ativa deve ficar para trás e com ligeira inclinação para cima;

=> Deve-se proteger o assoalho da cavidade bucal sob o sugador;

=> O sugador deve ser removido periodicamente;

=> Evitar o deslocar o sugador durante a instrumentação;

=> Não poderá ser utilizado como único meio de remoção da saliva;

=> Os tecidos moles devem ser lubrificados para impedir irritação.

O Prendedor de rolo de algodão é utilizado no tratamento de dentes inferiores. Este artifício tem a finalidade de manter a língua em posição, juntamente com os rolos de algodão e gaze, facilitando o acesso ao dente e protegendo o paciente.

8.3.3 Técnica

Após a determinação da área a ser isolada, a mucosa deve ser seca com jatos de ar para então posicionar o material de absorção na área previamente determinada. A auxiliar é responsável por manter estes materiais em posição, sendo que eles devem ser trocados quando estiverem saturados. O espelho também pode ser utilizado para afastar os tecidos. Após o término do procedimento, para a remoção dos materiais de absorção pode ser necessário umidecê-los usando um spray ar/água, prevenindo a remoção acidental do epitélio dos lábios, bochechas ou assoalho da cavidade bucal7.

8.4 Isolamento Absoluto

É um meio intrabucal utilizado para isolar um ou mais dentes, proporcionando campo operatório limpo, seco e ideal, possibilitando a visibilidade máxima da área ser tratada, protegendo os lábios, a língua e as bochechas do paciente e eliminando a presença de umidade.

8.4.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com