TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido FIBRAS PARA CONFECÇÃO E ISOLAMENTO TÉRMICO

Tese: Tecido FIBRAS PARA CONFECÇÃO E ISOLAMENTO TÉRMICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Tese  •  4.584 Palavras (19 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 19

1- TECIDOS

FIBRAS PARA CONFECÇÃO E ISOLAMENTO TÉRMICO

Existem hoje inúmeros produtos e patentes em termos de fibras têxteis e de isolamento térmico no mercado, compondo uma gama muito grande de produtos de uso esportivo. Todas as fibras podem ser englobadas em dois grandes grupos de materiais: Naturais e sintéticos.

As fibras naturais vêm sendo utilizadas pelo homem desde os tempos remotos e algumas delas não só resistem até hoje, mas tudo indica que continuarão saudáveis no mercado. As fibras sintéticas são resultados de criações tecnológicas e vem evoluindo com o decorrer do tempo.

Ironicamente a tecnologia tem, na maioria dos casos, corrido atrás de algumas características das fibras naturais. Ainda que o homem tenha conseguido criar fibras mais eficientes em vários aspectos, existem ainda características que a tecnologia tem encontrado dificuldade em superar. A sensação ao toque é um desses adjetivos.

As fibras naturais apresentam características inerentes ao produto, que se interessante for podem até ser potencializados ou reprimidos com o emprego da tecnologia, mas elas não podem ser alteradas na essência. Por outro lado às fibras sintéticas podem ser desenvolvidos a partir de um ideal, adequando-as ao uso que se queira fazer.

2- FIBRAS NATURAIS

ALGODÃO:

fibra natural relativamente leve, com grande capacidade de absorção de umidade, poder de ventilação, fácil lavagem e biodegradável. Ainda é considerado um dos melhores produtos quando se trata de sensação ao toque e é muito confortável no seu estado seco. Se encharcado demora bastante para secar.

SEDA:

fibra natural produzida pelas lagartas de seda. É muito suave, macio e absorve bem a umidade. Possui alta resistência mecânica à força tracional e tem uma característica natural de retenção térmica transmitindo muito pouco calor.

LÃ:

fibra natural tradicionalmente utilizado para confecção de roupas para frio. Já chegou no topo das grandes montanhas do mundo incluindo o Everest e também esteve presente nas regiões polares. Hoje a sua utilização está menos abrangente, mas mesmo assim possui uma importância fundamental no mercado de confecção. A fibra de lã é o resultado do conjunto de milhões de micro-molas espiralados que podem esticar durante o uso, mas com capacidade de retornar a sua forma original e isso confere ao produto acabado a capacidade de recuperar a forma original mesmo após o uso em condições de deformação. Devido às suas características a fibra pode ser tecida em fios de diâmetro muito superior ao normalmente utilizados para confecção e isso possibilita a fabricação de roupas com diferente grau de isolamento (ou retenção de calor). A lã consegue absorver umidade até cerca de 30% do seu peso original antes de transmitir a sensação de encharcamento, o que garante o conforto mesmo em atividades mais esportivas. As roupas de lã mais grosseiras podem criar a sensação de pinicar a pele, se utilizadas em contato direto com a mesma. Este problema normalmente não ocorre com as lãs mais finas.

DUVET OU DOWN:

Duvet não é uma fibra e sim um tipo específico de pena (sub-pena) de ganso. A sua capacidade de isolamento térmico e compressibilidade é insuperável, além de possuir um tato extremamente agradável. Se bem cuidado pode durar mais de 10 anos. A sua qualidade é medida em fill-power, que representa o volume em polegada cúbica que uma onça de duvet ocupa quando deixado livre de compressão por 24 horas. É utilizado em roupas e sacos de dormir para frio e a qualidade dos produtos pode variar de 500 a 900 fill-power. Perde todas as características se for encharcado. Sua secagem exige cuidados especiais.

3- FIBRAS SINTÉTICAS

3.1- ACRÍLICO (ACRYLIC COUNCIL): fibra sintética macia e leve que proporciona uma eficiência térmica muito boa. É durável e consegue reter tintura de cores mais vivas do que as fibras naturais. Existem diferentes variações do produto:

a- Lumiza (Kanebo, Ltd): Uma das únicas fibras têxteis de acrílico com capacidade de retenção de umidade. Possui microporos dispostos aleatoriamente no decorrer da fibra o que confere a capacidade de absorção e transporte de umidade por capilaridade e posterior evaporação. Os microporos proporcionam também leveza, maciez e isolamento térmico. É um produto de secagem rápida e o tecido resultante normalmente possui uma certa compressibilidade e boa ventilação.

b- Outlast (Outlast Technologies, Inc): Esta é uma fibra definida como material micro-termal. Ela tem capacidade de absorver, armazenar, distribuir e dissipar o calor de forma controlada. É normalmente utilizada em meias para produzir produtos que conseguem distribuir calor de forma a manter a temperatura confortável integralmente no conjunto evitando pontos de extremos (tanto quente quanto frio).

c- Duraspun (Solutia, Inc.): Fibra acrílica de alto volume com muita maciez e capacidade de transmissão térmica. No frio consegue manter um bom isolamento e no calor consegue ser relativamente fresco e confortável evaporando bem a umidade.

3.2- NYLON (OU POLIAMIDA): é uma fibra muito forte, versátil e resistente. É utilizado para confecção de cordas de escalada e de resgate, para tecidos para produtos como mochilas e barracas e também para tecidos para roupas normalmente na forma de microfibra. O nylon pode também ser utilizadas juntamente (misturado) com outros produtos visando o incremento de resistência no tecido acabado. Existem diferentes tecidos de nylon resultantes de tecnologias distintas como Cordura, Taslan (existe também poliéster Taslan), Tactel, Taffeta, etc. É também empregado conjuntamente com outras fibras em tecidos especiais como Schoeller Dynamic e na superfície externa do conceituado Polartec Powerstretch.

3.3- POLIÉSTER: fibra hidrofóbica (pouca afinidade com água) bastante durável e com capacidade de retenção de tintura que permite criar produtos de cores muito vivas. A superfície da fibra de poliéster cria um ambiente não propício para os microorganismos o que confere ao produto uma característica antibiótica inerente. Existem diferentes variações no mercado. Entre outros:

a- Coolmax (DuPont): Fibra sintética de alta performance com 4 canaletas na sua superfície, foi desenvolvida para transporte eficiente da umidade e rápida evaporação. É um produto muito bom para absorção, transporte e evaporação de umidade.

b- Thermolite (DuPont): Fibra leve que combine polímero termicamente eficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com