TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da água

Por:   •  16/5/2015  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

A água é o principal componente inorgânico essencial para vida, sendo que esta representa aproximadamente 75%  da menor unidade dos organismo vivos, ou seja, a célula. A água é importante também em muitas atividades em nosso dia, entre elas por exemplo: a preparação de alimentos. Logo é essencial haver um rígido controle da qualidade físico-quimica e microbiológica da água. Pois o comprometimento da qualidade desta pode acarretar contaminação dos alimentos e conseqüentemente torná-los um veiculo de transmissão de enfermidades.

Mudanças em nossa sociedade provocaram também mudanças no habito alimentar das pessoas, ou seja, a alimentação caracterizado pelo estilo de vida moderno é marcado pela escassez de tempo para preparo das refeições . Dessa forma  as pessoas passam a fazer grande parte das refeições  fora de casa, em estabelecimentos de alimentação.  Isso  as tornam então mais suscetíveis a doenças causadas por refeições contaminas devido a falta de cuidados no preparo. Portanto atualmente a  contaminação de um alimento devido a falta de qualidade da água é um serio problema.

8° slide

As bactérias do grupo coliformes em especial os coliformes termotolerantes são utilizados como indicadores de poluição fecal pois estão presentes no trato intestinal humano e de outros animais de sangue quente. Portanto a presença de coliformes termotolerantes indica a possível presença de outros tipos de microrganismos na amostra, os quais podem ser espécies patogênicas mas que são mais difíceis de ser cultivadas e conseqüentemente de serem detectadas.

Acredita-se que a água que chega aos estabelecimentos estudados esteja em conformidade com os padrões microbiológicos estabelecidos  pela legislação . Visto os setores responsáveis por este serviço são mais rigidamente monitorados.    

Supõem-se então a falta da adoção de boas praticas físico-sanitarias por parte das unidades de alimentação nutricional na manutenção periódica dos reservatórios de água.

Sendo então de grande relevância os resultados obtidos pois houve um percentual de amostras positivas indicando contaminação e que conseqüentemente representa um risco iminente a saúde da população. Os resultados indicam também a necessidade de maior fiscalização  nas unidades de alimentação da cidade de Caruaru-PE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (24 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com