TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância econômica e ecológica dos fungos

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 6

Importância econômica e ecológica dos fungos

Importância ecológica

Os fungos são seres que ocorrem em todos os ambientes do planeta e por isso desempenham funções muito importantes em quase todos os ecossistemas. A decomposição de matéria orgânica e a simbiose com plantas, animais e bactérias estão entre as principais funções ecológicas dos fungos.

No que se refere à decomposição, os fungos transformam a matéria orgânica insolúvel em compostos orgânicos ou inorgânicos solúveis que serão associados pelas plantas e por outros organismos para a produção de matéria viva, reiniciando, assim, os ciclos biogeoquímicos. Por isso, os fungos têm o papel fundamental de reciclar os nutrientes e então renovar esses ciclos. Como exemplo, podemos citar o processo de decomposição da serapilheira – folhas, caules, raízes e animais mortos – que após todo o processo de fragmentação, passa pela mineralização em que terá a ação de fungos e algumas bactérias as quais liberarão enzimas que convertem as macromoléculas insolúveis em solúveis, assim, essas moléculas serão reabsorvidas e incorporadas novamente aos seres vivos, que futuramente se tornarão serapilheira novamente o que dará continuidade com o ciclo. Note que o papel dos fungos nesse processo foi essencial para que o nutriente voltasse ao ecossistema. Além disso, os fungos dispões de fortes enzimas que conseguem quebrar a lignina e a celulose que são substâncias difíceis de serem quebradas. Podemos citar como fungos decompositores, os alguns Zigomicetos e Basidiomicetos.

Além disso, os fungos podem ser simbiontes com animais, cianobactérias, algas e plantas. Essas relações podem tanto ser benéficas, maléficas ou, no caso de fungos comensais, não trazer nenhum prejuízo ou benefício ao hospedeiro. Temos como exemplos de relações simbiônticas dos fungos as micorrizas e os liquens. Ambas as interações são benéficas tanto aos fungos quanto aos hospedeiros. Nas micorrizas, os fungos se associam com as raízes das plantas, com isso, os fungos absorvem parte dos carboidratos das plantas e em troca fornecem grande quantidades de sais minerais. Alguns fungos do filo Glomeromycota estão associadas as raízes das plantas de maneira que não sobrevivem independentemente da planta.

Para se ter noção da importância das micorrizas para o meio ecológico, é importante observar que, na conquista das plantas ao ambiente terrestre, as micorrizas já estavam junto às plantas e provavelmente essa interação teve suma importância para a adaptação das primeiras plantas ao ambiente terrestre. Tal importância se dá pois o solo do planeta naquela época não era muito favorável e os fungos associados as raízes das plantas ajudou-as a capturar o pouco nutriente que havia na terra.

Os fungos das micorrizas também formam uma rede que liga as plantas de um mesmo local. Essa rede ou “internet das plantas” faz com que haja a troca de informações e substâncias entre uma planta ou outra, seja para fins benéficos ou para prejudicar e diminuir a competição entre uma planta e outra.

Além das micorrizas, os fungos formam associações mutualísticas com algas e cianobactérias. Essa simbiose é chamada de líquen. Na maioria das vezes, essa associação se dá entre um fungo que na maioria das vezes é do filo Ascomycota, podendo haver também liquens do filo Glomeromycota e Basidiomycota, e uma alga verde unicelular ou filamentosa ou cianobactérias. Nessa associação, cada parceiro é inteiramente dependente um do outro. O ser fotossintetizante fornece ao fungo compostos orgânicos vindos do processo de fotossíntese, sendo que, se a interação for com uma cianobactéria, também há a fixação de nitrogênio e o fornecimento de compostos nitrogenados. Já o fungo fornece condições favoráveis para a reprodução e crescimento do seu parceiro, uma vez que as hifas permitem a troca gasosa, a proteção e a retenção de água e minerais, os quais têm o auxílio de ácidos liberados pelos fungos para sua maior absorção por parte dos seres autotróficos.

Os liquens têm suma importância ecológica, pois são pioneiros na colonização primaria. Em rochas, os ácidos presentes nos liquens contribuem para o processo de desgaste além de reterem a poeira do solo transportada pelo vento propiciando a colonização por outros organismos como briófitas e pteridófitas. Alguns liquens fixam nitrogênio e adicionam nitrogênio orgânico a esse solo e aos outros ecossistemas. Todas essas contribuições, fazem de os liquens seres de extrema importância ecológica para a sucessão das plantas no ambiente.

Importância econômica

A importância ecológica dos fungos tem impacto direito e indireto nas relações econômicas, já que a decomposição ajuda a trazer novamente os nutrientes da matéria orgânica ao solo (ciclagem de nutrientes) e as relações simbióticas, em especial as micorrizas que auxiliam no crescimento e desenvolvimento vegetal, desse modo, garantindo uma boa safra de grão e frutas e rotacionando a economia. Também, os fungos participam de processos que garantem o sustento da população e da família, nesse caso a fermentação e seu cultivo para a alimentação humana, e no avanço da medicina, tal como os antibióticos.

A fermentação é um processo anaeróbico de quebra de carboidratos que, para o fungo, visa principalmente a produção da molécula de ATP –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com