TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunologia

Artigo: Imunologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  3.839 Palavras (16 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 16

IMUNOLOGIA – RESUMO –TUPI 63 – ABBAS

AULA 1-PROPRIEDADES GERAIS DAS RESPOSTAS IMUNES

-Sistema imune percebe estímulos internos ou externos respondendo de forma a buscar a homeostase. Portanto, defende o organismo contra o que é estranho e tolera o que é próprio. Há dois tipos de resposta imune. São elas:

-Imunidade Inata: Linha de defesa inicial constituída de mecanismos celulares e bioquímicos existentes antes mesmo da infecção e que encontra-se pronta para agir (é funcional) de maneira rápida. Seus principais componentes são barreiras físicas, químicas, microbiológicas e celulares, leucócitos residentes (macrófago, célula dendrítica e mastócito), leucócitos circulantes (neutrófilo, eosinófilo, basófilo), receptores celulares e solúveis e mediadores solúveis feito AMP, citocinas, sistema complemento e proteínas de fase aguda. Vale lembrar que os leucócitos residentes constituem a primeira via de contato com agentes estranhos e constituem o sistema fagocitário mononuclear. Tais células reconhecem os microorganismos através de diferentes receptores (PRRs) que são comuns às diferentes classes de agentes infecciosos (são elas: vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes). Tais agentes expressam PAMPs que são reconhecidos pelos PRRs. Os PRRs também são capazes de reconhecer DAMPs que são moléculas produtos de danos causados às células do corpo. Sendo assim a resposta inata começa com a presença de um sinal que é reconhecido por um receptor e isso ativará uma via de transdução de sinal cujo fim é a alteração da expressão gênica através da ativação de fatores de transcrição que irão produzir citocinas.

-Imunidade Adaptativa: resposta que requer maior tempo para ocorrer e tem participação dos linfócitos B e T e de moléculas chamadas anticorpos. Caracterizada pela Especificidade (todos os receptores dos linfócitos B ou T são iguais em uma mesma célula e reconhecem um epítopo o que garante que a resposta imunológica seja gerada contra um microorganismo específico) o que torna obrigatória uma Diversidade (vasto repertório de células com diferentes receptores) para o efetivo funcionamento do sistema. Também é marcada pela Especialização (células principais possuem diferentes funções). Pode gerar Memória tornando uma nova resposta ainda mais rápida e eficaz, no entanto deve ser capaz de se Auto-Limitar para que após a expansão clonal (rápida multiplicação do linfócito que possui o receptor para o antígeno invasor), as células possam voltar a quantidades basais prontas para ativação. Também é capaz de Tolerar o Próprio.

-As duas são integradas: a resposta inata irá ajudar na ativação da resposta adaptativa e irá determinar a natureza da mesma, e a resposta adaptativa irá intensificar ainda mais a resposta inata.

-Os linfócitos T apresentam o receptor TCR e podem ser do tipo CD4 (auxiliar ou TH) e CD8 (citotóxico ou CTL). Já os linfócitos B apresentam um receptor do tipo BCR que é uma imunoglobulina de superfície. Os linfócitos T ao se ativarem secretam citocinas que estimulam a proliferação e diferenciação das próprias células T e ativam outras células. O linfócito B quando ativo transforma-se em plasmócito secretor de anticorpos.

-As células dendríticas localizadas nos tecidos capturam o microorganismo e os digerem (processamento) expondo os peptídeos frutos dessa digestão para o lado externo da membrana ligados às moléculas de MHC. Tais células migram agora para linfonodos e ficam a espera de linfócitos T que possuam TCRs capazes de reconhecer a molécula MHC+peptídeo. Tal célula é chamada então de célula apresentadora de antígeno e o fato de ficar fixa em um ponto anatômico aumenta a chance de encontro do linfócito certo com o peptídeo.

AULA 2-IMUNIDADE INATA

-Duas fases: Aguda-envolve apenas as células residentes

Crônica-recruta outras células através de um processo inflamatório sendo que a primeira célula a migrar é o neutrófilo.

-Os receptores do sistema imune inato que são os PRRs reconhecem moléculas não produzidas por células de mamíferos e que são exclusivas de microorganismos, mesmo sendo padrões em vários deles. São os PAMPs. Geralmente, tais PAMPs são moléculas essenciais para a vida dos microorganismos de modo que esses não possam ficar sem tal molécula a fim de burlar a imunidade inata.

-Existem PRRs na membrana plasmática, também na membrana endossomal e também no citosol de diversas células, mas principalmente dos macrófagos, células dendríticas e neutrófilos.

-O contato PRR-PAMP ou DAMP pode ocasionar a fagocitose do microorganismo, ativação da célula imunológica (que irá produzir citocinas pró-inflamatórias) ou até mesmo as duas ações conjuntas.

-A família mais importante de receptores PRR são os TLR. Um dos PAMPs reconhecidos pelo TLR é a molécula de LPS que é constituinte da parede celular de bactérias gram-negativas. Os TLRs 1, 2, 4, 5 e 6 são expressos na membrana. Já os 3, 7, 8 e 9 são expressos em membranas endossomais.

-Os TLR ao ligarem-se ao PAMP sofrem uma dimerização. Depois proteínas adaptadoras facilitam a ativação de quinases que irão ativar fatores de transcrição sendo os principais desses o NF-kB e os IRFs. Tais fatores estimulam a codificação de uma série de citocinas pró-inflamatórias.

OBS: todos os TLR usam como proteína adaptadora o Myd 88 com excessão do TLR3 que usa Trif. O TLR4 é o único que pode usar qualquer uma das duas. Os que usam Myd88 ativam NF-kB para produzir citocinas e os que usam Trif ativam IRFs para produzir interferons.

-Dentre os receptores citosólicos do tipo PRR os mais importantes são os do tipo NOD. Quando eles são ativados pelo contanto com PAMP o NOD se aglomera com outras proteínas formando um complexo organizado denominado inflamassomo. Tal inflamassomo pode ativar uma caspase 1 que irá clivar uma citocina inativa chamada IL-1 tornando-a ativa. Para que essa IL-1 inativa fosse formada, no entanto, foi necessária a sinalização de um outro PRR diferente, dessa vez localizado na membrana plasmática, e que usa o NF-kB como proteína adaptadora.

-A resposta inflamatória é um recurso da resposta imune inata que objetiva recrutar células, fluidos plasmáticos e outras proteínas para um sítio de infecção. A primeira célula recrutada é o neutrófilo. Também há migração de grande quantidade de monócitos circulantes que no local viram macrófagos. Dentre as proteínas que adentram estão as do sistema complemento, os anticorpos e as proteínas de fase aguda. Tais migrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com