TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infraestrutura da Tecnologia da Informação

Seminário: Infraestrutura da Tecnologia da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

MPORTANTE: Esta atividade vale 4,0 pontos e será avaliada pelo seu tutor para compor a nota 1º bimestre. Você deverá postá-la no campo indicado ao final da página.

Lembre-se do prazo de entrega indicado em Orientações sobre Avaliação e Frequência e também no rodapé dessa página.

Dúvidas? Entre em contato com seu tutor.

Bom trabalho!

Aula-tema 3: Infraestrutura da Tecnologia da Informação

Nesta aula-tema se falou sobre a importância de se ter uma boa infraestrutura de tecnologia de informação (TI) para que os sistemas de informações possam ser bem aproveitados e, com isso, atingir seus objetivos. Para tanto, muitas estratégias podem ser utilizadas, mas é necessário um grande conhecimento técnico para se apresentar e argumentar sobre o modelo de infraestrutura desejado.

Vamos partir da ideia de que você ocupa o mais alto posto dentro da TI de uma organização e precisa apresentar uma solução, com o menor custo possível e com o maior desempenho possível, aplicando os conceitos apresentados na aula.

Vamos lá!

A organização deseja implantar um sistema de informação para todos os seus colaboradores. Esse sistema deverá trabalhar on line, pois a organização possui vendedores externos que, com seus dispositivos móveis, lançam em tempo real o pedido coletado nos clientes. A empresa tem cerca de 1000 vendedores que trabalham 24 horas e cerca de 500 colaboradores administrativos. O setor de TI sob sua responsabilidade conta com mais 30 funcionários. A organização cresce em média 20% ao ano e deseja que os investimentos em TI tenha um retorno financeiro em 36 meses.

Passo 1: No Capítulo 4 do livro-texto, página 130, o autor cita sobre a administração dos recursos de hardware e software. Leia atentamente sobre o tema.

Para compreendê-lo, pesquise três empresas que forneçam servidores de alta disponibilidade e faça uma comparação entre processadores, memórias e principalmente sobre o suporte técnico, caso o equipamento apresente problemas. Pesquise, ainda, sobre a escalabilidade do equipamento e a eficiência no gerenciamento de energia para o atendimento da TI verde.

Importante: Com base nas leituras, pesquisas e comparações, você deverá escolher o servidor que julgar mais adequado e justificar o motivo da escolha do fabricante.

Dica: Sites e artigos sugeridos para pesquisa:

Eficiência Energética em TI e infraestruturas para data centers e salas de servidores. Disponível em: <http://www.efficient-datacenter.eu/fileadmin/docs/dam/brochures/brochure_pt.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013. Se preferir, clique aqui .

Como escolher o servidor mais apropriado para as pequenas empresas. Disponível em: <http://www.hp.com/latam/br/pyme/solucoes/servidores.html>. Acesso em: 12 fev. 2013. Se preferir, clique aqui .

Novos servidores que atendem às necessidades de seu negócio. Disponível em: <http://i.dell.com/sites/doccontent/business/smb/sb360/pt/Documents/1012-catalyst9.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013. . Se preferir, clique aqui .

Controle o consumo de energia do Data Center. Disponível em: <http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/data-center/energy-efficient-servers-with-xeon-processors.html>. Acesso em: 12 fev. 2013.

Passo 2: Agora que escolheu o servidor, é hora de você apresentar seus conhecimentos sobre a virtualização de servidores. No livro-texto, página 114, temos o tema sobre Virtualização e Processadores Multinúcleo. Faça essa leitura com atenção.

Pesquise três tecnologias de virtualização (software) e apresente suas principais características e compatibilidade com os sistemas operacionais modernos.

Importante: Escolha a tecnologia de virtualização que considerar mais adequada para a solução do problema, apresentando seus argumentos para a escolha.

Dica: Sites e artigos sugeridos para pesquisa:

Virtualização de servidores: Visão geral de especialistas sobre custos, tendências e muito mais. Disponível em: <https://marketing.dell.com/Global/FileLib/Brazil/BR_virt-expert-overview.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2013. Se preferir, clique aqui.

Virtualização e Consolidação dos Servidores do Datacenter.Disponível em: <http://www.ccuec.unicamp.br/biti/download/Artigo_Virtualizacao_Datacenter.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2013. Se preferir, clique aqui .

Virtualização de servidores – Vantagens e desvantagens. Disponível em: <http://www.develsistemas.com.br/en/component/content/article/111-virtualizacao-de-servidores-vantagens-e-desvantagens.html>. Acesso em: 13 fev. 2013. Se preferir, clique aqui.

25 vantagens dos servidores virtuais.Disponível em: <http://www.dualtec.com.br/blog/2012/01/31/25-vantagens-dos-servidores-virtuais-2/>. Acesso em: 13 fev. 2013. Se preferir, clique aqui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com