TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Infraestrutura Da Tecnologia Da Informação

Trabalho Escolar: Aula-tema 03: Infraestrutura Da Tecnologia Da Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 7

1 - Um tema muito discutido na atualidade é a TI verde, que é a preocupação do setor de tecnologia para demonstrar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Um dos focos é o reuso ou a maximização da utilização dos recursos de hardware e algumas soluções têm surgido para diminuir o impacto nos recursos naturais e meio ambiente, sem comprometer o atendimento dos propósitos técnicos e operacionais exigidos no setor de TI.

Dentre elas podemos destacar o surgimento de tecnologias que apareceram nos últimos anos:

Outsourcing (Terceirização de serviços) permite, além do escalonamento e economias com a aquisição de hardware e software, que o setor de hardware fique concentrado no subsolo da organização e com isso economiza-se em refrigeração.

Cloud Computer, ou computação em nuvens, permite que os dados fiquem armazenados na estratosfera (em nuvens) e, assim,economizem energia elétrica e ar condicionado para refrigerar discos rígidos.

Virtualização de computadores, conceito no qual, em um único hardware, se virtualiza diversos sistemas operacionais, devidamente escalonados, e com isso promovam a economia de energia elétrica e de gastos com refrigeração.

Baterias solares de alta capacidade, que permitem que os servidores não precisem mais utilizar energia elétrica tradicional para o seu funcionamento.

Componentes eletrônicos que demandam um menor consumo de energia elétrica e que sejam de menor tamanho, o que, consequentemente, levam à economia do consumo de energia elétrica e refrigeração.

Estão corretas as afirmações:

Escolher uma resposta.

a. II, III e V.

b. I, III e V. Correto

c. II, III e IV.

d. IV e V.

e. I, II e III.

Resposta correta: I, III e V.

Comentário sobre a resposta correta: As afirmativas I, III e V estão corretas, pois a Terceirização permite um melhor aproveitamento de espaço e consumo de energia elétrica e refrigeração. Em um único local pode-se armazenar diversos dispositivos de hardware e, com isso, gera-se uma grande otimização desses recursos. A virtualização de servidores já é uma técnica utilizada há bastante tempo e que leva à economia de hardware, consequentemente utiliza menos recursos para a produção de energia elétrica e ainda economiza espaço para armazená-los. Finalmente, os componentes eletrônicos estão em constante evolução e, com isso, houve uma substanciada miniaturização com aumento do poder de processamento, o que levou a ajudar na utilização de recursos de energia elétrica, contribuindo dessa forma ao TI verde.

2 - Um software que gerencia e controla todas as atividades de um computador é conhecido por Sistema Operacional. Ele funciona como o gerente do computador, convertendo a linguagem de programação em linguagem que possa ser interpretada pelos componentes eletrônicos ativos e servindo de ponte entre o usuário e os sistemas instalados no computador. Atualmente, os sistemas operacionais trabalham em modo gráfico, no qual podemos controlar o computador através de teclados e mouse. Já estão disponíveis sistemas operacionais multitoque, em que somente com as mãos e os dedos podemos controlar esses dispositivos.

Os sistemas operacionais multitoque são:

Sistema Operacional Linux;

Sistema Operacional Windows 7;

Sistema Operacional Android;

Sistema Operacional iOS;

Sistema Operacional Windows 8.

Estão corretas as afirmações:

Escolher uma resposta.

a. Todas as afirmativas estão corretas.

b. IV e V.

c. I, II, III e IV.

d. I, II e V.

e. I, III, IV e V. Correto

Resposta correta: I, III, IV e V.

Comentário sobre a resposta correta: Os sistemas operacionais listados (I, III, IV e V) já estão habilitados para a função multitoque. Para utilizar este recurso, é necessário que o monitor a ser utilizado tenha suporte à tecnologia. É muito provável que nos próximos anos esse recurso se torne padrão.

3 - Um dos grandes desafios dos administradores de TI é encontrar uma solução que atenda a todos os setores da organização e, ainda, que os resultados sejam satisfatórios. Identifica-se que existem cinco componentes essenciais para a infraestrutura de TI e que estas devam estar em constante observação para que sempre estejam prontas a serem acionadas e produzirem os resultados satisfatórios.

Assinale a alternativa que corresponde a um dos cinco componentes da infraestrutura de TI:

Escolher uma resposta.

a. Software, composto apenas pelo sistema operacional, que equipa os dispositivos móveis (tablets e smartphones), notebooks, mainframes e servidores.

b. Gestão de dados, composto pelos gestores de dados que administram o hardware, fornecendo relatórios gerenciais quando solicitados.

c. Hardware são compostos de componentes eletrônicos, dispositivos físicos e dispositivos de entrada e saída, com exceção do processador que faz parte da tecnologia de comunicação de dados.

d. Tecnologia de comunicação, composto somente por equipamentos e pessoas que são os responsáveis pela transmissão de dados pela internet, para as transações on line.

e. Serviços de tecnologia são os especialistas que operam e gerenciam todos os componentes da TI. Correto

Resposta correta: Serviços de tecnologia são os especialistas que operam e gerenciam todos os componentes da TI.

Comentário sobre a resposta correta: O componente - Serviços de tecnologia - é formado pelas pessoas que tornam possível o funcionamento da TI, cobrindo desde a instalação, suporte, manutenção e treinamento dos membros envolvidos no processo da utilização dos recursos de computação.

4 - A atuação da TI é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com