TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insetos

Tese: Insetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Tese  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 9

Insetos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Searchtool.svg

Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Como ler uma caixa taxonómicaInsectos

Diferentes tipos de insetos.

Diferentes tipos de insetos.

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Subfilo: Hexapoda

Classe: Insecta

Linnaeus, 1935

Subdivisões e Ordens

Ver: Taxonomia.

Os insetos (AO 1945: insectos)1 são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três segmentos (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Seu nome vem do latim insectum. Pertencem à classe Insecta e compõem o maior e mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda e, consequentemente, dentre todos os animais. 2 A ciência que se dedica a estudar os insetos é conhecida como Entomologia. 3

Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra. Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que quase 1 milhão destas espécies já foram catalogadas. 4 Os insectos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos e grilos), 170 mil de Lepidópteros (borboletas), 120 mil de Dípteros (moscas), 82 mil de Hemipteros (percevejos e afídeos), 350 mil de Coleópteros (besouros) e 110 mil de Hymenópteros (abelhas, vespas e formigas).

Alguns grupos menores, com uma anatomia semelhante, como os colêmbolos, eram agrupados com os insectos no grupo Hexapoda, mas atualmente seguem um grupo parafilético Ellipura, tendo discussões filogenéticas relevantes no campo da biologia comparativa. Os verdadeiros insectos distinguem-se dos outros artrópodes por serem ectognatas, ou seja, com as peças bucais externas e por terem onze segmentos abdominais. Muitos artrópodes terrestres, como as centopeias, mil-pés, escorpiões, aranhas, como também microartrópodes colêmbolos são muitas vezes considerados erroneamente insectos.

Índice [esconder]

1 Morfologia externa

1.1 Plano corporal

1.2 Anatomia Interna

2 Reprodução

3 Metamorfose

3.1 Metamorfose completa

3.2 Metamorfose incompleta

4 Biologia

5 O papel dos insectos no meio ambiente e na sociedade humana

6 Taxonomia

6.1 Subclasse Apterygota

6.2 Subclasse Pterygota

7 Referências

8 Ligações externas

Morfologia externa[editar]

Anatomia de um insecto

A- Cabeça B- tórax C- Abdome

1. antena

2. ocelo (inferior)

3. ocelo (xanerior)

4. olho composto

5. cérebro (gânglios cerebrais)

6. protórax

7. artéria dorsal

8. tubos traqueais e espiráculos

9. mesotórax

10. metatórax

11. asa (1ª)

12. asa (2ª)

13. intestino médio (mesêntero)

14. coração

15. ovário

16. intestino posterior (proctodeo)

17. ânus

18. vagina

19. gânglios abdominais

20. túbulos de Malpighi

21. tarsômero

22. garras tarsais

23. tarso

24. tíbia

25. fémur

26. trocanter

27. intestino anterior (estomodeo)

28. gânglios torácicos

29. coxa

30. glândula salivar

31. gânglio sub-esofágico

32. peças bucais.

Plano corporal[editar]

Os insetos atuais são geralmente pequenos e têm o [corpo (anatômico segmentado, protegido por um exosqueleto rígido de um material conhecido como quitina. Podem ser caracterizados como animais de simetria bilateral. O corpo é dividido em três partes distintas ou tagmas, que são interligadas entre sí: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou três olhos simples ou ocelos e as peças bucais: um par de mandíbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos são o lábio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clípeo. Essas peças são modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hábitos alimentares, formando diversos tipos de aparelhos bucais (sugador, mastigador, triturador e lambedor).

O cefalotórax dos insetos possui seis segmentadas pernas distribuídas por três pares:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com