TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intoxicação Por Mercúrio

Ensaios: Intoxicação Por Mercúrio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 3

Intoxicação por Mercúrio.

O mercúrio é um metal naturalmente encontrado na forma líquida, que se volatiliza com facilidade. Quando este é aquecido, transforma-se em um vapor incolor, inodoro e insípido. Ao passo que a temperatura sobe, a evaporação do mercúrio é acelerada.

Evapora-se com facilidade para a atmosfera, de onde retorna com as

O mercúrio metálico é responsável por uma enorme quantidade de casos de intoxicações agudas e crônicas, resultando em graves sequelas e até mesmo óbitos.

chuvas, contaminando rios e lagos. Em seu estado elementar natural é um metal líquido prateado, muito denso, que possui uma tensão superficial muito alta, capaz de formar pequenas esferas. É bom condutor de eletricidade e mau condutor de calor (quando comparado a outros metais).

Seu uso industrial é bastante amplo podendo ser utilizado em termômetros, barômetros, lâmpadas, medicamentos, espelhos, detonadores e corantes, entre outros usos.

O mercúrio é um tóxico celular geral, provocando desintegração de tecidos e bloqueio dos sistemas enzimáticos fundamentais para a oxidação celular, agindo como veneno protoplasmático. Ele é tóxico para o homem em qualquer de suas formas, mas o mercúrio elementar representa a maior fonte de problemas, ou a mais identificável delas.

A pessoa que lida diretamente com o mercúrio elementar expõe-se a vapores invisíveis desprendidos pelo metal, os quais são aspirados e entram no organismo através do sangue. Mas a contaminação por mercúrio pode também acontecer por ingestão. A utilização de peixes e crustáceos contaminados é uma das fontes de contaminação pelo metal. Os compostos solúveis do mercúrio são absorvidos pelas mucosas, os vapores por via da inalação e os insolúveis pela pele e pelas glândulas sebáceas. Após ser absorvido, este metal migra para a corrente sanguínea, sendo depositado em órgãos como o fígado, rins, tireóide, testículos, membranas do trato intestinal, glândulas salivares, medula óssea, baço, sistema nervoso central (SNC), além de apresentar a capacidade de transpor a barreira placentária, podendo atingir fetos em mulheres gestantes. Este metal pode interferir no metabolismo e funções das células, pois apresentam capacidade de inativar enzimas, além de possuírem propriedades cáusticas.

As manifestações clínicas causadas pela intoxicação por mercúrio abrangem: dor intensa, vômitos, coloração acinzentada da boca e faringe, sangramento das gengivas, sabor metálico na boca, ardência no trato digestivo, diarréia severa ou sanguinolenta, estomatite, glossite, nefrose, graves problemas hepáticos, problemas nervosos, caquexia, anemia, hipertensão e até possibilidade de alteração cromossômica.

O diagnóstico dessa patologia é difícil, uma vez que a sintomatologia sugere diversas outras doenças.A intoxicação pode ser aguda ou crônica. Na intoxicação aguda deve-se fazer lavagem gástrica para remover o tóxico, usando-se água albuminosa ou leite de magnésia. Como vomitivo pode-se usar água morna (não no caso de cloreto de mercúrio, por ser cáustico). Pode-se usar também laxantes e eméticos para ajudar a eliminar a substância. Como antídoto pode ser usado o dimercaprol. No caso de intoxicação crônica deve-se afastar o paciente do local ou fonte de intoxicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com