TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à pesquisa celular

Seminário: Introdução à pesquisa celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Seminário  •  9.166 Palavras (37 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 37

Parte I

2

oficina

3

oficina

Leitura Fundamental

Oficina Biologia

4

oficina

Aula 1 – Introdução ao estudo da Célula.

Você sabe o que é citologia? A citologia é a área da Biologia que estuda as células. Na hierarquia dos níveis de organização biológica, as células são unidades básicas da vida, ou seja, unidades morfológicas e fisiológicas. Estudá-las, portanto, nos permite entender os princípios fundamentais que regem a vida. E você sabia que existem diversos seres unicelulares? Nesses casos uma única célula realiza todas as funções necessárias para sobrevivência desse ser. Além dos seres unicelulares, existem também os seres multicelulares. Neles as células são especializadas para realizar diferentes funções e, como regra geral, uma célula não pode sobreviver isolada das outras. Entretanto, mesmo que não possam viver independentemente uma das outras, elas continuam a ser as unidades estruturais e funcionais do organismo.

http://www.google.com/imgres?hl=ptBR&sa=X&biw=1280&bih=699&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=k_ MisCLvgQETrM:&imgrefurl=http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/10diversidadenabiosfera. htm&docid=3ElDxhENp_xpM&imgurl=http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/10diversidadenab iosfera.jpg&w=520&h=715&ei=86KwTvq2O4rpggfauJWpAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=1048&vpy=215&d ur=33&hovh=263&hovw=191&tx=161&ty=169&sig=113600338387511324367&page=1&tbnh=142&tbn w=103&start=0&ndsp=17&ved=1t:429,r:10,s:0

Embora algumas células possam ser mais complexas que outras, todas elas tem características em comum: são sistemas delimitados por uma membrana que propicia um meio interno mais controlado ao mesmo tempo que permitem trocas de matéria e de energia com o meio externo. Tendo seus limites estabelecidos por estruturas com essas características, as células são sistemas abertos – um sistema fechado na se mantém vivo.

Níveis de Organização

ASSISTA A VIDEOAULA 1

5

oficina

As células possuem os componentes físicos e químicos necessários para o crescimento e a multiplicação (divisão celular); são capazes de converter energia de uma forma para outra e realizar diversos fatores metabólicos; armazenam as informações genéticas em moléculas de DNA, que apresentam capacidade de duplicação.

Todas essas descobertas sobre a célula ocorreram após os trabalhos de Leeuwenhoek e Hooke, o estudo microscópico dos seres vivos prosseguiu e em 1838 dois pesquisadores alemães, Matthias Schleiden, estudando plantas, e Theodor Schwann, estudando animais, formularam a Teoria Celular. Segundo essa teoria, “todos os seres vivos são formados por células”.

MOTABOLISMO: representa o conjunto de reações químicas que ocorrem nos organismos. CATABOLISMO: toda reação de quebra de moléculas (Ex.: Degradação da glicose na respiração celular; digestão de proteínas no estômago). ANABOLISMO: toda reação de síntese de moléculas (Ex: Síntese da glicose na fotossíntese; síntese de proteínas).

Assim, é possível encontrar grandes semelhanças no nível celular desde as bactérias até o ser humano, o que nos ajuda a traçar a história evolutiva dos seres vivos e notar que existem fortes evidências de que todos descendem de uma célula ancestral comum, que surgiu nos primórdios da Terra primitiva. Por meio do processo evolutivo, essas células se modificaram e se especializaram, gerando a grande diversidade de seres que existem hoje em nosso planeta.

Organização Celular

Embora os seres vivos apresentem uma grande diversidade de células, todos os tipos celulares apresentam quatro componentes fundamentais: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina. Vamos caracterizar cada um deles.

Membrana Plasmática: é a estrutura que delimita o espaço intracelular, separando-o do meio extracelular. Tem propriedades importantes que lhe dão capacidade de controlar seletivamente as substâncias que entram ou saem da célula, possibilitando que a célula tenha um composição química diferente do meio extracelular.

Hialoplasma: é o líquido que preenche o espaço intracelular. É composto predominantemente por água, que dissolve várias moléculas orgânicas. O hialoplasma é fundamental para dissolver e transportar substâncias no interior da célula, além de facilitar a ocorrência das reações químicas.

Ribossomos: são pequenas granulações responsáveis pela síntese de proteínas, fundamentais para

6

oficina

sobrevivência da célula, pois executam várias funções, tais como: defesa (anticorpos) e regulação de reações químicas (enzimas).

Cromatina: é um material filamentoso, constituído por um tipo de ácido nucléico denominado DNA. É na cromatina que se encontram os genes que controlam toda atividade celular e codificam informações para que uma célula possa produzir cópias de si mesma. Por conter os genes, a cromatina também pode ser denominada material genético. Hoje sabemos que a cromatina é, na verdade, um conjunto de filamentos denominado cromossomo.

Muito embora todos os tipos celulares apresentem em comum os quatro componentes citados, eles são, ao mesmo tempo, muito diferentes entre si. Podemos definir dois modelos básicos de células: as procarióticas e as eucarióticas.

Célula Procariótica: é muito simples, apresentando os quatros componentes básicos e uma membrana esquelética, também denominada parede celular, que é externa à membrana plasmática. Esse envoltório constituído de carboidratos, não tem função seletiva e seu papel é sustentar e proteger a célula. A principal característica da célula procariótica reside no fato de ela não apresentar uma membrana que separe a cromatina do restante da célula, isto é, não apresenta um núcleo individualizado. A única organela citoplasmática presente é o ribossomo. Temos como exemplos as bactérias e cianobactérias.

Célula procariótica (Bactéria) - http://biomarinete.blogspot.com/2011/02/celula-procarionte.html

Célula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com