TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inventário De Estilo

Ensaios: Inventário De Estilo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

DESIGN DE MODA

INVENTÁRIO DE ESTILOS

SÃO PAULO

2014

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

DESIGN DE MODA

INVENTÁRIO DE ESTILOS

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de História da Moda, do curso de Design de Moda, da Universidade Anhembi Morumbi ministrado pelo professor Joviniano Borges da Cunha.

SÃO PAULO

2014

Pré-história

1 Localização Histórica

Na pré-história a população crescia constantemente, havia certa necessidade dos povos de tribos nômades partirem para outras terras em busca de alimentos para sobreviver. Com o deslocamento que o homem tinha, deparou-se com as variações climáticas que havia em cada região que passava. Notou que os animais não serviam somente para a caça, mas também para protegê-los do frio com o uso da pele do animal. Com o tempo foram dominando as técnicas de fabricação de fio. Alguns instrumentos de costura já haviam surgido que eram as agulhas primitivas (feitas com ossos de marfim).

Foi descoberto o óleo e/ou a gordura de animais marinhos que ajudavam a deixar a pele animal maleável por um tempo após ser esfregado no mesmo, pois essa pela era muito dura.

2 Características

A pele animal que era utilizada como vestimenta só dava para cobrir poucas partes do corpo. Com o tempo o homem foi percebendo que se mastigasse cada vez mais a pele a tornaria maleáveis, podendo assim cobrir mais partes do corpo.

A função dessa pele era de proteger contra o frio e da vegetação, no entanto dificultava na locomoção.

Os homens começaram a enfeitar-se, observou que os animais machos destacavam-se em relação às fêmeas pela sua beleza existente e por isso obteve a ideia de remediar as imperfeições embelezando-se com adornos (colares de pedras coloridas, enfeites de chifres polido espetados na orelha e no nariz).

4 Referências

http://evolucaodamoda.weebly.com/moda-na-preacute-histoacuteria.html

http://www.portaisdamoda.com.br/historiamoda.htm

http://pmpedroescola.blogspot.com.br/2009/06/o-vestuario-na-pre-historia.html

http://imperioretro.blogspot.com.br/2012/03/historia-da-moda-pre-historia.html

Antiguidade: Egito

1 Localização histórica

A civilização egípcia surgiu há aproximadamente quatro mil anos antes de Cristo, no Vale do Rio Nilo, na porção nordeste do continente africano. Boa parte dessa localidade é tomada por deserto de clima extremamente árido. Os egípcios foram um povo bastante religioso e desenvolveram uma sociedade complexa dividida em várias camadas sociais, estando o Faraó no topo da hierarquia.

2 Características

O traje típico era o chanti, uma espécie de tanga masculina, e o kalasíris, a túnica longa, tanto masculina quando feminina. A cor predominante era o branco e a base têxtil era sempre a fibra natural vegetal, especialmente o linho. A fibra animal natural era considerada impura e proibida pela religião local.

As roupas serviam como diferenciadores de classes sociais, em que os nobres e privilegiados se diferenciavam daqueles de classes sociais menos favorecidas que, muitas vezes, andavam nus. Os tecidos e a forma como eram elaboradas as roupas também modificavam-se de acordo com a hierarquia social, bem como os acessórios, sendo estes últimos usados exclusivamente pelas classes mais altas.

Um hábito comum entre os egípcios era o de raspar a cabeça, por questões de higiene já que o piolho era uma praga local. Devido a isso, era comum o uso de perucas, feitas de cabelo natural ou fibras vegetais. O faraó fazia uso do claft, pedaço de tecido amarrado sobre a cabeça, e também tinha barba postiça de cerâmica. Como adornos, os egípcios comuns usavam brincos, braceletes, colares mais simples e, para nobres, o famoso e requintado peitoral, uma espécie de colar enorme que cobria o peito, feito de pedras, metal precioso e contas de vidro colorido.

Nos pés usavam sandálias ditas de dedos, feitas em palha trançada, para proteção da areia escaldante, mas também era hábito andar descalço.

4 Referências

BRAGA, João. História da moda. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.

http://www.brasilescola.com/historiag/egito.htm

Antiguidade: Creta

1 Localização Histórica

Creta esta situada na maior Ilha no mar Mediterrâneo. O período de 1750 a.C - 1400 a.C foi marcante com a construção do palácio de Cnossos que obteve-se a maior parte material para a reconstrução desta civilização.

Ao alcançar um grande desenvolvimento econômico, formaram-se uma monarquia.

2 Características

A roupa masculina era composta por uma tanga que podia ser de lã, linho ou couro. Não eram adeptos ao uso de blusas, e complementava-se juntamente com a tanga o uso de um cinto, adornado com placas de metal (prata, ouro ou bronze). As vezes usavam uma espécie de turbante ou gorro na cabeça.

O traje feminino era um tipo de tanga alongada com uma sobreposição de tecidos dando assim um aspecto de ser babados. Havia uma cintura bastante marcada e fina. As mulheres desse período usavam também um tipo de corpete que terminava sob os seios, os deixando à mostra.

Eram adeptos as cores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com