TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Invertebrados

Resenha: Invertebrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Resenha  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo Dirigido Platelmintos

1) Por que a simetria bilateral é de valor adaptativo para os animais ativamente moveis?

Porque com essa característica vieram os movimentos unidirecionais o que representou uma vantagem evolutiva, pois possibilitou uma maior habilidade destas criaturas de mover-se mais ou menos livremente a sua volta e assim ter estratégias de sobrevivência até então impossível.

2) Cite 10 características pelas quais os platelmintos são colocados neste filo.

– Presença de células sem centríolos

– Célula epidérmica e gastronômica

– Multiciliados

– Protonefrídios

– Achatamento dorsometral

– Triploblásticos acelomados

– Cefalização

– Locomoção por meio de batimento ciliar ou contração muscular

– Osmorregulação por células flamas

3) Os platelmintos possuem ovos muito resistentes. Como eles provem o vitelo para seus embriões?

A partir dos ósculos abortivos produzidos pela vitelária ricos em vitelo no seu citoplasma. E através de um sistema complexo de ductos se dá a união de zigoto e células vitelínicas que contém o alimento para seu desenvolvimento envolvendo-os em uma casca rígida.

4) Descreva resumidamente o plano corpóreo da maioria dos tubelários.

Variam de forma oval a forma de fita tipicamente achatados, cabeça bem diferenciado do restante do corpo, boca associada a uma faringe tubular musculosa e esta localizada no centro da superfície ventral, o intestino é tripartido.

5) Como é composto o sistema osmorregulador, o sistema nervoso e os órgãos sensoriais dos tubelários, trematódeos e cestodes.

Tubelérios:

sistema nervoso e órgãos sensoriais – o sistema nervoso consiste em um cérebro circular com um arranjo radial de vários pares de cordões nervosos longitudinais (que provavelmente é primitivo), e os arranjos com números menores que provavelmente evoluíram por meio de uma redução. Os cordões nervosos se encontram associados com redes nervosas periféricas. Os acelos em taças pigmentares, que podem ser numerosos, e os estatocistos são os principais órgãos sensoriais. Este estatocisto consiste em uma cápsula que envolve uma cavidade preenchida por fluído e uma concentração central chamada estatolito. Presume-se que os estatocistos sejam receptores de gravidade, e o estatolito estabelece contato com a parede nãoespecializada da cápsula.

Sistema osmorregulador – a osmorregulação é realizada por protonefrídios que possuem células terminais multiciliados, entretanto o eliminação de nitrogênio proveniente de atividade metabólica, ocorre na forme de amônia, que difunde pela superfície epidérmica.

Trematódeos:

sistema nervoso e órgãos sensoriais – o sistema nervoso é composto por um par de gânglios cerebrais cerebrais anteriores a partir do qual os cordões nervosos longitudinais se estendem posteriormente, dentre os quais o par ventral é tipicamente o mais altamente desenvolvido. A superfície corporal da fascíola tem várias papilas sensoriais, e ocorrem ocelos em muitos merocídeos e algumas cercarias.

Sistema osmorregulador – Possuem protonefrídios. Existe um par de ductos coletores longitudinais que se esvaziam no interior de uma bexiga posterior única e de um nefridióporo. Os nefrídios excretam água e metabólicos residuais, tais como ferro indesejável proveniente da hemoglobina, no caso dos vermes que se alimentam de sangue.

Cestomas:

Sistema nervoso e órgãos sensoriais / sistema osmorregulador – os sistemas nervoso e protonefrídico e o musculatura longitudinal se entendem através da cadeia de proglótides. Uma massa nervosa anterior repousa no escólex e os dois cordões longitudinais laterais se estendem posteriormente através dos estróbilos. Pode também haver um par de cordões laterais acessórios . Comissuras anelares conectam os cordões longitudinais em cada proglótide. As células terminais e os túbulos protonefrídios no parênquima drenam no interior de quatro canais coletores longitudinais laterais. Os canais ventrais geralmente se conectam por meio de um canal transversal na extremidade posterior de cada proglótide. Após as proglótides começarem a ser eliminadas, os ductos coletores se abrem para o exterior através da última proglótide terminal.

6) Compare o ciclo de vida típico de uma monogenia com o de um trematódeo digenético.

Monogênia: não há hospedeiro intermediário. Um ovo (através de uma larva ciliada, oncomiracídio) da origem somente a um verme adulto.

Trematódeo: pelo menos dois hospedeiros intermediários. O primeiro hospedeiro intermediário é o caramujo e o segundo geralmente é um artrópode, já o hospedeiro definitivo é um vertebrado.

7) Como é composto o tegumento dos platelmintos?

O tegumento é formado por extensões citoplasmáticas não ciliadas de grande células cujos corpos celulares encontram-se de fato no mesênquima. A área desse tegumento é aumentada por muitas dobras minusculas chamadas de microvilosidades intestinais do hospedeiro que contribuem na absorção de nutrientes. Este tegumento é de material queratinizado, o que serve de proteção para o animal.

8) Descreva o cliclo de vida do Schistosoma mansoni, da Taenia solium e da Taenia sarginata?

Schistosoma mansoni: homem infectado com ovos – fezes em contato com a água – miracídios – caramujos – cercárias – esquistossômulos – homem – circulação venosa, pulmão, coração, artérias mesentérias, sistema porta – maturação sexual (feminino e masculino) – ovipostura – intestino (homem) – fezes no ambiente.

Taenia solium e Taenia sarginata: homem infectado, proglótides grávidas – fezes – ambiente – porco (solium) e boi (sarginata) – larva (oncosfera) – rompimento da parede da parede do intestino do animal hospedeiro – corrente sanguínea e alojamento na musculatura do cisticerco – carne mau cozida (boi ou porco) – homem (alojamento no intestino) – transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com