TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE CONCEITOS EM ECOLOGIA AQUÁTICA

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Ecologia Aquática

Aluna: Emanuele Rebelo da Silva

Professor: Vitor Hugo G. L. Cavalcante

LISTA DE CONCEITOS EM ECOLOGIA AQUÁTICA

  1. Limnologia:

É o estudo científico das extensões das águas continentais do planeta, incluindo lagos, pântanos, águas correntes e etc. Abrange suas condições ou aspectos biológicos, químicos, físicos, meteorológicos, geológicos ou ecológicos.

  1. Ciclo da água na biosfera:

  A água evapora dos rios, oceanos e da transpiração dos seres vivos, se condensa na atmosfera por meio das nuvens se transformando em chuva, neve ou granizo, podendo penetrar no solo chegando aos lençóis freáticos ou escoando para lagos, rios ou mares.

  1. Sistemas lacustres:

  São ambientes situados nas zonas costeiras, pode compreender os lagos, lagoas e lagunas, e está representada pelos sedimentos quaternários como siltes, argilas e areias.

  1. Águas continentais: características, comportamentos e comunidades:

As águas continentais são as mais consumidas pelos seres humanos, nas mais diversas atividades, pois é predominantemente água doce.

  Os compartimentos de um lago são: região litorânea, região limnética ou pelágica, região profunda e interface.

  Pelágica: comunidade típica é o nécton. Profunda: bentônica. Água-ar: nêuson

  e a do plêuston.

  1. Propriedades químicas e físicas da água:

A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos. Se comparada com o ar, ela possui valores maiores de densidade, resistência à passagem da luz e calor específico.

  1. Oxigênio dissolvido:

A dissolução do oxigênio na água é bem rápida e é dependente da temperatura da água e da pressão atmosférica.

  1. Carbono orgânico:

Se destaca pela sua complexidade e abrangência. Pode-se dizer que o ciclo do carbono engloba todos os aspectos da Limnologia, desde produção primária, passando por cadeias alimentares, até fenômenos de sucessão biológica.

  1. Carbono inorgânico:

É a substância na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicas.  Compostos inorgânicos contêm metais ou hidrogênio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais.

  1. Nitrogênio: fontes e formas

As principais fontes de Nitrogênio do solo são os materiais de origem vegetal e animal, fertilizantes industriais, sais de amônio e nitrato trazidos da atmosfera pelas chuvas e a fixação biológica de N2. A disponibilidade de microorganismos, principalmente fungos e bactérias.

O Nitrogênio apresenta-se sob várias formas: nitrato(NO3-), nitrito (NO2-), amônia (NH3), íon amônio (NH4+), óxido nitroso (N2O), nitrogênio molecular(N2), nitrogênio orgânico dissolvido (peptídeos, purinas, aminas, aminoácidos, etc.), nitrogênio orgânico particulado (bactérias, fitoplâncton, zooplâncton e detritos), etc.

  1. Fósforo: fontes e formas:

O fósforo é um elemento que não é encontrado isolado na natureza, mas somente na forma de seus minerais, que são chamados de fosfatos. O fósforo possui muitas variedades alotrópicas e constitui os nossos ossos.

  1.  Enxofre:

O enxofre é um sólido amarelo e de odor característico, que ocorre isoladamente na natureza, em jazidas localizadas em terrenos de origem vulcânica, com alto grau de pureza, acima de 99%.  Ele ocorre também na forma de compostos, como: a pirita, a galena, a blenda, e o sal de Epson, além de diversos sulfatos.

  1.  Comunidade de macrófitas aquáticas:

As macrófitas aquáticas podem ser encontradas nas margens e áreas rasas de rios, lagos, reservatórios e cachoeiras, fitotelmos, entre outros corpos de água. Quando a luz atinge o fundo do corpo d’água, podem se desenvolver em grandes bancos a mais de 10 m de profundidade. As macrófitas aquáticas, principalmente as enraizadas, têm a habilidade de assimilar os nutrientes presentes no sedimento. Durante a decomposição ou mediante a excreção de compostos orgânicos podem liberá-los para a coluna de água. Desta forma, o nutriente que anteriormente ficaria preso, através do efeito de bombeamento do sedimento para a coluna de água, por intermédio da macrófita aquática, rapidamente retorna ao ecossistema aquático. Também se constituem em importante microhabitat para muitos organismos, sendo local de desova, proteção, alimentação, etc.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com