TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIOS CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  11.829 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA DE EXERCÍCIOS

CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING

  1. Marketing é definido como “o processo através do qual as pessoas adquirem o que necessitam e desejam” isso significa dizer que para praticar o marketing as empresas precisam:
  1. Fazer propaganda de seus produtos;
  2. Criar novos produtos;
  3. Vender produtos;
  4. Nenhuma das alternativas anteriores.

  1. Descreva o que a empresa precisa fazer para praticar o marketing.

  1. Crie uma estória no qual o personagem demonstre sua necessidade, desejo e se gerou ou não a demanda pelo produto.
  2. A empresa pode ser focada (ou orientada) para vendas, produção, produto ou marketing. Comente as desvantagens de cada uma dessas orientações.
  3. Quem é responsável por praticar o marketing dentro da empresa?
  4. Por que ao invés de criar um produto que atenda a todo mundo as empresas selecionam mercados-alvos e criam produtos para atender as necessidades desses mercados?
  5. O comprador de uma auto-escola deseja comprar carros e está em dúvida sobre Fiat e Chevrolet (GM). O cliente pretende usar o carro nas aulas práticas e nos finais de semana para seu uso pessoal. Acha que o da Fiat é confiável, durável e com bom valor de revenda. Além disso, também percebe diferenças quanto ao entrega e manutenção, concluindo que a Fiat oferece melhor atendimento, seu pessoal parece conhecer melhor o produto e é mais atencioso. Por fim acredita que a Fiat é uma boa empresa.
  1. Observe os termos grifados e identifique a qual tipo de valor ele corresponde: imagem, pessoal, serviços, produto.
  2. Antes do cliente decidir comprar o carro da Fiat o que mais ele vai considerar além dos itens citados acima? Justifique a resposta.
  1. Ao elaborar a divulgação do produto a empresa deve gerar expectativas ALTAS ou BAIXAS com relação ao produto. Justifique sua resposta.
  2. Escolha um PRODUTO e elabore estratégias para fidelizar o cliente.

RESPOSTAS

  1. C)
  2. A empresa precisa entender as necessidades e os desejos dos clientes e o mercado no qual atuam, assim analisando cinco conceitos básicos como: necessidades, desejos e demandas; ofertas de mercado; valor e satisfação; trocas e relacionamentos; mercados.
  3. João foi fumante a vida toda, por isso tem os dentes amarelados. Seu maior desejo era voltar a ter dentes brancos, porém não tinha condições financeiras para pagar um tratamento. Num belo dia viu um anúncio na televisão de uma pasta de dente da marca Colgate que tinha a função de clarear os dentes, e logo correu para o supermercado para avaliar se seu preço era viável ao seu bolso. Visto que a mesma  custava apenas R$3,95, João a comprou, e algum tempo depois, percebendo mudanças em seu sorriso, voltou a compra-la.
  4. Produção: há o risco de as empresas se concentrarem demais em suas próprias operações, e perder de vista seus objetivos de satisfazer os clientes e manter relacionamento com eles.

Produto: as organizações devem se esforçar para obter aperfeiçoamento contínuo em seus produtos, na intenção de não serem levadas à miopia de marketing.

Vendas: o objetivo das empresas é vender o que produzem, em vez de produzir o que o mercado quer, fazendo com que não construam um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Marketing: o marketing orientado para o cliente em geral funciona bem quando existe uma necessidade clara e quando os clientes sabem o que querem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com