TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leucemia

Pesquisas Acadêmicas: Leucemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos (leucócitos), e que sua origem é desconhecida na maioria dos casos. A leucemia é dividida em dois tipos, crônica e aguda, na crônica existe a leucemia linfoide crônica e a leucemia mileoide crônica. Já na aguda é dividida em leucemia linfoide aguda e leucemia mileoide aguda. Seus sintomas são variados e o tratamento vem de acordo com cada caso.

A motivação em escrever sobre esse tema surgiu durante a necessidade da construção de um trabalho acadêmico da disciplina Ciências e Tecnologia, onde optamos falar sobre a Leucemia, com a intenção de desmistificar os paradigmas de que esta é uma doença terminal, onde só há tratamentos agressivos e invasivos.

Qual é o cuidado da enfermagem nos pacientes portadores da Leucemia? O cuidado começa desde o pré-diagnóstico, onde o paciente procura o atendimento médico com sintomas que, nem sempre, o levam a desconfiar dessa doença. Estende-se ao momento do diagnóstico, preparando o cliente para receber a notícia e o instruindo, explicando como a doença atua no organismo, os tratamentos possíveis e exames de rotina; durante o tratamento, auxiliando-o, não só dando as medicações necessárias, mas ajudando a diminuir as reações das mesmas. E no pós-tratamento, auxiliando na manutenção da saúde do paciente, dando dicas de como ter uma vida saudável e evitar outras doenças, ou uma recaída.

Este trabalho tem como finalidade informar e instruir o leitor sobre a importância da enfermagem para o cliente seja ele portador da doença ou alguém próximo, e mostrar também como o enfermeiro atua com os pacientes portadores da leucemia, com estratégias de humanização, na criação de ações que tenham como objetivo à superação de obstáculos e a recuperação social do paciente com leucemia. O enfermeiro necessita estar sempre atento aos sinais do cliente visando oferecer uma melhor assistência, com o objetivo de atender as necessidades do paciente de acordo com as suas características pessoais, a fim de tornar todo o processo menos desgastante.

Essa pesquisa justifica-se na importância de que cada cliente é único, seja o profissional da enfermagem, o medico, o cliente, ou alguém próximo, temos que ter consciência disso para a eficácia do tratamento. Sendo de grande importância a identificação dessas características pessoais desde o momento da entrega do diagnóstico para que a mesma não seja feita de forma traumática, podendo comprometer todo o tratamento.

Este trabalho foi realizado para que o possível leitor, portadores da doença e profissionais de saúde tenha uma compreensão sobre o assunto tratado (Leucemia), para que na necessidade de uma pesquisa suas duvidas sejam sanadas.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »