TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lipidios

Casos: Lipidios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.344 Palavras (14 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Os lipídios têm papel fundamental em nossa alimentação servindo como material de construção de membranas celulares, aquecimento do nosso corpo e também como reserva de energia. Eles podem se encontrar na forma de gorduras, ceras, óleos e compostos relacionados.

São definidos por um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água.

Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

Conceito

Lipídios, lipídeos, lípides ou lípidos são biomoléculas compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona. A família de compostos designados por lipídios é muito vasta. Cada grama de lipídio armazena 9 quilocalorias de energia, enquanto cada grama de glicídio ou proteína armazena somente 4 quilocalorias.

Propriedades

Os lipídios são geralmente incolores, untuosos ao tato, pouco consistentes, apresentam densidade menor que a água, na qual são insolúveis porém emulsionáveis. São pouco solúveis em etanola frio, mas solúveis a quente. São solúveis em sulfeto de carbono, clorofórmio, éter etílico, acetona, benzeno, gasolina e outros solventes orgânicos. Deixam no papel manchas gordurosas e translúcidas que não desaparecem com o calor. Não são destiláveis por aquecimento nem a baixa pressão e decompõem-se pelo aquecimento.

Propriedades físicas dos lipídeos

• Caráter anfipático: São aqueles lipídeos que contêm uma parte hidrófila, quer dizer, que atrai a água a outra parte hidrófoba que repele a água.

• Ponto de fusão: Esta propriedade depende da quantidade de carbonos que exista na cadeia hidro carbonada e do número de enlaces duplos que tenha esta cadeia. Será maior o ponto de fusão quanto mais energia seja necessária para partir os enlaces, é por isto que as gorduras saturadas têm um ponto de fusão mais alto que as insaturadas.

Propriedades químicas dos lipídeos

• Esterificação: é uma reação na qual um ácido graxo une-se a um álcool mediante um enlace covalente. Desta reação forma-se um éster, liberando água.

• Saponificação: é uma reação na qual um ácido graxo une-se a uma base resultando um sal de ácido graxo, liberando uma molécula de água.

• Antioxidação: é uma reação na qual se oxida um ácido graxo insaturado.

Funções

Fonte energética

Fornecem mais energia que os carboidratos, porém estes são preferencialmente utilizados pela célula. Toda vez que a célula eucarionte necessita de uma substância energética, ela vai optar pelo uso imediato de uma glicose, para depois consumir os lipídeos. Toda energia utilizada nas atividades diárias do organismo vem das reservas de glicídios e lipídios em quantidades relativamente iguais.

Isolante térmico

Auxiliam na manutenção da temperatura do corpo, por meios de uma camada de tecido denominado hipoderme, a qual protege o indivíduo contra as variações de temperatura mantendo a homeostasia corpórea.

Proteção mecânica

A gordura age como suporte mecânico para certos órgãos internos (4% do lipídio corporal protegem órgãos vitais, servindo como escudo para choques e traumas sobre o coração, os rins, o baço, o cérebro e a medula espinhal). E sob a pele de aves e mamíferos, protegendo-os contra choques e traumatismos.

Além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

Transportador

O lipídio serve para transportar as vitaminas A,D,E,K que são solúveis em lipídio( são lipossolúveis). Uma dieta pobre em lipídios poderá levar o organismo a deficiência destas vitaminas.

Saciador da fome

A presença do lipídio no intestino delgado promove a liberação de uma substância bloqueadora do apetite. Por isso, aconselham-se, pequenos intervalos entre as refeições, já que o lipídio leva 4 horas para ser absorvido pelo intestino delgado. Desta forma evitamos grandes porções de alimentos de cada vez.

Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

Disfunções

A ingestão de grandes quantidades de gordura pode levar o indivíduo a desenvolver obesidade e alterações dos níveis de colesterol e triglicérides circulantes (podendo acarretar secundariamente em doenças cardíacas).

Como exemplo temos:

A doença arterial coronariana ou aterosclerose coronariana que é caracterizada pelo estreitamento dos vasos que suprem o coração em decorrência do espessamento da camada interna da artéria devido ao acúmulo de placas. A irrigação do coração é denominada circulação coronariana. São duas as artérias principais: a coronária direita e a coronária esquerda. É uma doença que se evidenciou, basicamente, após a Revolução Industrial, devido à transformação de uma sociedade de estrutura basicamente rural, condicionada ao trabalho pesado e fisicamente ativa em uma população urbana, acostumada a um maior conforto, porém com alto índice de sedentarismo. A cardiopatia coronariana é a doença mais comum na sociedade americana atual. Mais de um milhão de estadunidenses sofrem um infarto e mais de meio milhão morrem anualmente; no Brasil são cerca de 300 a 350 mil infartos anuais.

A aterosclerose coronariana se desenvolve gradualmente, em virtude de depósitos de gordura, colesterol, cálcio, colágeno e outros materiais que vão se depositando sobre a parede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com