TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista Exercício Bioquímica

Por:   •  8/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

BIOQUÍMICA II 2021

 ESTUDO DIRIGIDO 2

Atividade 1

  1. A rubisco ou ribulose – 1,5 – bifosfato – carboxilase/oxigenasse possui dois tipos, o I presente em algas e cianobactérias e o tipo II em bactérias fotossintetizantes, ambos são estruturalmente e funcionalmente muito parecidos e se diferenciam pouco. Porém, mesmo sendo uma enzima muito essencial ela não é tão eficiente e acaba realizando funções errôneas que necessitam de outros processos para poder consertar seus erros, além disso, durante sua atividade de carboxilase ocorre a catalisação de CO 2 e clivando uma molécula intermediária de ácido formando moléculas de 3-fofoglicerato que incorpora o carbono catalisado inicialmente do CO 2 em sua carboxila, mas para ocorrer a fixação é necessário que haja um íon de magnésio para coordenar seu sítio catalítico e polarizar a molécula.

Atividade 2

  1. Porque não produzem duas enzimas essenciais para a realização do processo, a rubisco e a ribulose -5-fosfato utilizadas para catalisar algumas reações, dessa forma, torna estes seres incapazes de realizar a conversão líquida de CO2 em glicose.

Atividade 3

  1. Pois ambos os processos utilizam gases para a produção de ATP e geram outros gases como subprodutos da reação. Nas plantas a fotorrespiração ocorrerá nos tilacóides na fase luminosa da fotossíntese e no ciclo de Calvin na fase escura, já nos seres heterotróficos o processo de respiração celular ocorre nas mitocôndrias, esta organela pode ser encontrada no interior das células. O oxigênio tem o papel de converter o fosfoglicolato, produzido por uma reação de oxigenase da rubisco, em um composto que pode entrar no ciclo de calvin. Essa reação vai acontecer no peroxissomo e na mitocôndria da planta.

Atividade 4

  1. Porque cidades e centros urbanos se encontram propensos à mudanças climáticas radicais causadas pelo aquecimento global, além de que o intenso movimento de automóveis e geração cada vez maior de CO 2 na atmosfera garante a tendência destas plantas de sobreviverem melhor do que em locais com menores taxas de emissão.

  1. Principalmente a função de reduzir mais CO 2 possivelmente em um menor tempo sem demandar de tanto esforço e utilização de enzimas específicas para conversões durante o processo, é possível que elas adaptem sua anatomia para não necessitar de tais recursos, isto por estarem evolutivamente mais bem adaptadas ao ambiente do que as plantas C3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com