TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundiçã o e Soldãgem Segundã Listã de Exercí cios

Por:   •  17/8/2017  •  Exam  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 5

Fundiçã o e Soldãgem Segundã Listã de Exercí cios

Primeira parte - Questões de Múltipla Escolha Tipo I (0,4 p) NDA = Nenhuma Das Anteriores 1) Os fluxos em um processo de soldagem a arco elétrico: a) Se forem alimentados em quantidade excessiva prejudicam a qualidade da solda. b) Podem ser gasosos para ajudar na expulsão do oxigênio e nitrogênio da região da solda. c) Podem produzir gases que também ajudam a proteger a região da solda. d) Podem ser líquidos no caso de solda oxi-gás. e) NDA. 2) Para unir duas peças pela soldagem termítica: a) As peças devem ser de metal ferroso. b) As peças não podem ser de alumínio. c) Utiliza-se um cadinho que se movimenta suspenso em trilhos desde o forno até o local da soldagem. d) É preciso contar com uma fonte de energia de grande porte para iniciar a reação de liberação de energia. e) NDA. 3) Uma soldagem pelo processo MAG: a) Pode utilizar fluxos baseados em tungstênio para proteger a região da solda. b) Não pode ser aplicada a aços devido à oxidação causada pelo gás ativo. c) Pode ser totalmente manual, o que a torna muito dependente da habilidade do soldador. d) Sempre é totalmente automatizada para garantir boa qualidade da solda final. e) NDA.

2

4) Sobre a soldagem por pontos podemos afirmar: a) A principal resistência elétrica a ser considerada é a do material de base. b) Os eletrodos devem tocar nas peças sem exercer muita pressão para não deformá-las. c) O processo é muito lento pois depende do aquecimento de todas as peças envolvidas. d) No caso de soldagem de materiais com alto ponto de fusão os eletrodos devem ser de material cerâmico.

Segunda parte - Questões de Múltipla Escolha Tipo II (0,7 p) 5) Para unirmos duas peças metálicas existem diversas maneiras, cada uma com suas vantagens e desvantagens. A mais utilizada é a soldagem, principalmente porque pode manter as propriedades dos materiais originais. O processo de soldagem pode ser dividido em processos por fusão e processos por pressão. Nos processos por fusão o metal base é fundido para consolidar a união. Então com relação aos processos de soldagem por fusão, considere as seguintes afirmações: I. A soldagem a arco submerso oferece boa qualidade de soldagem por ser sempre automatizada. II. A soldagem TIG apresenta boa qualidade de solda pelo fato de utilizar um eletrodo consumível de tungstênio. III. A soldagem MAG não se aplica a metais ferrosos porque o gás ativo utilizado na proteção da solda poderia oxidar o metal base. Escolha a alternativa certa. a) As afirmações II e III são corretas. b) Somente a afirmação I é correta. c) As afirmações I e III são corretas. d) Somente a afirmação II é correta. e) Todas afirmações são incorretas.

3

6) A soldagem por plasma utiliza um arco elétrico para aquecer um gás que será utilizado para aquecer o metal de base a ser soldado. Este gás sofre um aquecimento tão forte que se torna plasma, com temperaturas muito altas. Então, sobre a soldagem por plasma considere as seguintes asserções e a relação entre elas: A soldagem por plasma não pode ser usada para unir chapas muito finas (abaixo de 1 mm) PORQUE O calor gerado é muito grande, o que ao invés de soldar as chapas, as destruiria. a) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. e) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. 7) Os processos de soldagem por pressão caracterizam-se por não provocar a fusão do metal de base, embora ele seja aquecido a temperaturas elevadas. A soldagem se efetua devido à temperatura, que provoca um reagrupamento dos grãos do metal, somada à pressão, que aproxima os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com