TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lua Branca

Monografias: Lua Branca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  5.572 Palavras (23 Páginas)  •  1.232 Visualizações

Página 1 de 23

1°= Cinco competidores (A, B, C, D e E) disputam uma prova de natação que premia o 1º, 2º e 3º colocados com medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. As seguintes conclusões sobre a prova sãofalsas, mas uma afirmação de cada uma delas (note que cada conclusão possui duas afirmações) podeser verdadeira.

• A não ganhou o ouro e B não ganhou a prata;

• D não ganhou a prata e B não ganhou o bronze;

• C ganhou uma medalha, já D não ganhou nenhuma;

• A ganhou uma medalha, já C não ganhou nenhuma;

• D ganhou uma medalha e E também.

Resposta: A ganhou a medalha de ouro, D levou a medalha de prata e C ganhou a medalha de bronze.

2°Você tem 3 galões – A, B e C. O galão A possui 8 litros de capacidade e está completamente cheio de água. O galão B possui 5 litros de capacidade e está vazio. O galão C possui 3 litros de capacidade e também está vazio. Sem jogar água fora, você conseguiria fazer com que, no fim, restassem exatamente4 litros de água no galão A e exatamente 4 litros de água no galão B?

Observação: Os galões não possuem marcações de medida.

Resposta: Encha o galão C até a boca com a água do galão A. Despeje o conteúdo do galão C no galão B. Encha novamente o galão C com a água do galão A. Com o galão C, encha até onde for possível o galão B. Agora, você tem 2 litros no galão A, 5 litros no galão B e 1 litro no galão C.

Despeje o conteúdo do galão B no galão A. Despeje a água do galão C no galão B. Agora o galão A está com 7 litros e o galão B está com 1 litro.

Preencha o conteúdo do galão C com água do galão A. Finalmente, despeje os 3 litros do galão C no galão B. Pronto! Agora você tem 4 litros tanto no galão A quanto no galão B.

Resposta 2

Encha o galão B com a água do galão A. Agora encha o galão C com o galão B. Coloque o conteúdo do galão C de volta no galão A. Agora você tem 6 litros no galão A, e 2 litros no galão B.

Despeje os 2 litros que estão no galão B no galão C. Encha o galão B com o conteúdo do galão A. Agora, devem restar 1 litro no galão A, 5 litros no galão B e 2 litros no galão C.

Complete o galão C com água do galão B. Despeje o conteúdo do galão C no galão A.

3°Você deseja construir chiqueiros. Porém, você deve construir 4 chiqueiros e distribuir 9 porcos entre eles, de forma que cada chiqueiro tenha um número ímpar de porcos. Como fazer isso?

Resposta: Construa 3 chiqueiros e coloque 3 porcos em cada um. Depois, é só construir um quarto chiqueiro em volta desses três chiqueiros.

4°Quatro homens (chame-os de 1, 2, 3 e 4) estão em fila na frente de um grupamento dos bombeiros. Eles estão todos olhando para a mesma direção, de maneira que '1' está no fim da fila e '4' está na frente da mesma. '1' e '3' estão usando chapéus pretos, e '2' e '4' estão usando chapéus brancos. Entre '3' e '4' há uma parede de concreto. Portanto, '1', no fim da fila, pode ver '2' e '3'. '2' pode ver '3'. Nem '3' nem '4' podem ver ninguém. Os homens sabem que dois deles estão usando chapéus pretos e dois deles estão usando chapéus brancos, mas não sabem qual chapéu está em sua própria cabeça. O comandante do grupamento lança um desafio: ele deixará todos irem embora se APENAS um falar corretamente a cor do próprio chapéu. Os homens não podem falar entre si. Qual dos homens sabe com certeza a cor de seu chapéu?

Resposta: '1'pode ver '2' e '3'. Se '1' visse dois chapéus pretos ou dois chapéus brancos, ele poderia falar qual a cor de seu próprio chapéu. Mas, nesse caso, ele não pode: ele está vendo um chapéu branco e outro preto. Algum tempo passa, e '2' percebe que '1' não tem certeza da cor de seu chapéu. A única maneira de '1' não ter tal certeza seria se '2' e '3' estivessem usando chapéus de cores diferentes. '2', que vê a cor do chapéu de '3' (preto), não tem dificuldade, então, para dizer a cor do seu próprio chapéu: branco.

5°Dois dias atrás, Suzana tinha 8 anos. Ano que vem ela terá 11! Como isso é possível?

Resposta: uzana deve ter nascido no dia 31 de dezembro de algum ano. Suponha que ela tenha nascido no dia 31 de dezembro de 2000. Isso significa que Suzana fará 9 anos no dia 31 de dezembro de 2009. Suponha também que “hoje” seja dia 1 de janeiro de 2010.

Caso suponhamos tais fatos, dois dias atrás seria de 30 de dezembro de 2009, ou seja, ela ainda teria 8 anos.

Voltando a 1 de janeiro de 2010. “Ano que vem” será 2011. Logo, em 31 de dezembro de 2011 ela terá 11 anos.

6° Três pessoas vão pescar: 2 pais e 2 filhos. Como isso é possível?

Resposta: As 3 pessoas são: o avô, o pai e o filho.

7° Marcos está olhando a fotografia de alguém. Seu amigo pergunta quem é o homem do retrato. Marcos responde: “Irmãos e irmãs eu não tenho, mas o pai deste cara é filho do meu pai”. Quem está na fotografia?

Resposta: O filho de Marcos.

8ºQuatro intelectuais estão em fila, de forma que cada intelectual pode ver apenas o que está à sua frente (o último da fila pode ver os três à sua frente, e o primeiro da fila não pode ver ninguém). Chapéus são colocados na cabeça de cada um, sendo que nenhum deles pode ver a cor do chapéu que está vestindo, podendo enxergar, somente, as cores dos chapéus que estiverem à sua frente. As cores dos chapéus podem ser: vermelho, branco e azul. Existe pelo menos um chapéu de cada cor (logo, uma das cores aparecerá em 2 dos chapéus). Pergunta-se a cada um dos intelectuais, começando pelo último e terminando no primeiro da fila, qual a cor de seus chapéus. Cada um dos intelectuais pode deduzir e dar uma resposta correta, falando alto, um de cada vez.

Qual é o arranjo dos chapéus que permite que os intelectuais acertem a cor sem chutar, e como ele farão isso?

Veja também o problema: Canibais com Chapéus

Resposta: Os dois intelectuais da frente da fila, devem estar usando chapéus da mesma cor. Suponha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com