TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme: A Massai Branca

Trabalho Universitário: Análise Do Filme: A Massai Branca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  2.760 Visualizações

Página 1 de 5

A jovem suíça tenta agregar valores culturais da tribo africana do Quênia, por causa de um grande amor à primeira vista.

1º) Quais as dificuldades encontradas?

As dificuldades encontradas pela jovem suíça são essencialmente culturais. Um modo de vida completamente diferente do qual ela estava habituada, onde os costumes e as normas sociais eram diversas da sociedade em que ela antes vivia, pois diferentemente da Suíça em meio a tribo queniana dos Massai ela passou a conviver numa cultura predominantemente machista, desprovida de conforto, com recursos escassos num cenário de miséria, fome e doenças tropicais.

2º) Identifique as boas trocas culturais:

Em meio aos Massai a jovem suíça teve a oportunidade de conviver em um grupo onde havia colaboração comunitária, os homens eram responsáveis pela alimentação da tribo e as mulheres cuidavam das cabanas e das crianças, sem hierarquia entre as famílias.

3º) Quais os impactos culturais ou choques culturais percebidos por você?

Os impactos ou choques culturais sofridos por Carolla vão desde a adaptação ao modo de vida dos Massai partindo do abandono de uma vida confortável na Suíça, até o reconhecimento de tradições inaceitáveis na cultura Ocidental, tais como a mutilação feminina ou a omissão de socorro justificada pela impossibilidade de tocar em uma mulher “enfeitiçada”.

4º) Quais os costumes que para a tribo eram normativas?

Na tribo Massai os costumes servem para reger os atos de seus membros, assim a tradição ganha força normativa e se perpetua entre as gerações. Exemplos dessas normativas são as regras concernentes a não participação feminina na culinária da tribo; a circuncisão das jovens antes do casamento; a separação de tarefas entre os homens e as mulheres da tribo; andar quilômetros para tomar banho e não ter nada que se pareça um banheiro e a ingestão de sangue bovino.

5º) Na sua opinião: é possível chegar e mudar da noite para o dia, os costumes de outros povos que ferem o Direito exercido na sua sociedade?

Os costumes figuram como um fenômeno de longo prazo que surgem diante da prática reiterada de determinada conduta por um povo, sendo que a força gerada pelos costumes é absorvida pelo Direito, possuindo, dessa forma a mesma coercitividade e imposição de uma lei escrita.

Dessa forma, como não é possível alterar abruptamente toda a normativa jurídica de um grupo, também não há que se falar em mudar da noite para o dia os costumes de outras culturas, mesmo porque eles estão enraizados na consciência coletiva, atravessando gerações como uma verdade consagrada.

6º) Circuncisão feminina é uma nomenclatura não uníssona porque alguns países utilizam a denominação mutilação genital feminina. No filme esse momento de uma circuncisão toma-se uma afronta aos direitos de uma mulher européia. Mas costumes como esses são fontes para explicar o direito dos povos sem escrita, estudado por nós na pré-história do Direito. Faça outras explicações do costume sob o ponto de vista da:

-Religião: Segundo a orientação religiosa, a mulher circuncisada fica mais sensível durante o ato sexual, pois na tradição dos Massai o prazer deve ser destinado apenas ao homem. Tal ato também se fundamenta como forma de garantir a virgindade feminina, onde é demonstrada a pureza da mulher pelo ato de circuncizar.

-Sociologia: O ato de circuncisar as meninas e as razões para manter essa prática entre os Massai são pelo fato de pertencer a sua cultura e para ajudar a preservar a virgindade da menina até o matrimônio, vez que tal mutilação reduz o desejo sexual da mulher deixando-a mais dócil e menos propensa à promiscuidade (fato este que deixou o marido Lemalian extremamente desconfiado quanto a fidelidade de Carola, pois a mesma não era circuncisada). As mulheres desta tribo não tem coragem de lutar contra esta mutilação, pois esta prática já está tão arraigada que terminam por legitimá-la, sendo, assim, influenciados pela sua tradição que é considerada imutável.

-Sexualidade: Para a circuncisão feminina são dadas muitas explicações, porém o objetivo primordial é manter a mulher em submissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com