TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lupus

Resenha: Lupus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Estou desenvolvendo minha tese sobre o assunto, assim que terminar posto aqui. Após o recebimento do produto, o instrumental foi encaminhado para total limpeza e remoção das áreas oxidadas, antes da análise propriamente dita. Para avaliar a integridade do instrumental em sua totalidade, realizou-se o procedimento para avaliar a resistência a corrosão do instrumental conforme definido pela ASTM F 967 que descreve um ensaio de ciclos alternados entre a imersão do componente ensaiado em solução aquosa (água) em ciclos de uma hora, alternando com ciclos do mesmo intervalo de tempo em contato com o ar, de modo a verificar o potencial oxidativo do ambiente sobre o instrumental.Em zonas de interface, originárias de materiais de composição química diferentes podem originar oxidação via formação do potencial químico necessário para tal ocorrência. A minimização se faz pela isenção de compostos ativadores da reação de oxirredução proposta para a origem da corrosão. A limpeza da superfície de contato entre os espécimes, somado ao retrabalho na etapa de polimento, concedem aos componentes a redução das condições favoráveis ao defeito encontrado. O processo de passivação induzida se faz presente para homogeneizar as características anticorrosivas do instrumental.

A superfície do instrumental, quando exposta a atmosfera de esterilização apresenta deposição de gotículas oriundas do vapor do processo da autoclave quando a etapa de secagem do processo de esterilização não é realizada de forma correta. Quando a superfície apresenta tais resíduos aliados à alta temperatura, favorecem termodinamicamente a reação de íons presentes na água(fluoretos e cloretos) com o aço inoxidável, causando manchas. A adequação do processo de esterilização (secagem), somada as melhorias de polimento, passivação e rugosidade minimizam o problema.

A Presença de resíduos aquosos entre superfícies de componentes do produto pode formar um potencial químico de oxidação para as zonas de contato. Soluções salinas acumuladas entre seções das peças favorecem a presença de zonas de corrosão. A remoção da zona corroída, somada a retrabalho para a minimização das zonas coletoras de filmes aquosos, como superfícies rugosas, minimizam a criticidade do material em análise. Além disso, a passivação garante as condições esperadas de projeto, em análise conduzida segundo ASTM A 967.

Potencial de corrosão é estabelecido em zonas cuja propagação da oxidação se dá para o interior da peça, com dimensões onde a profundidade da fenda é muito superior ao seu diâmetro. A pilha é gerada pelo diferencial de oxidação e sua propagação leva a perda de massa do material. Processos de remoção de resíduos ferrosos, minimização da rugosidade da zona metálica e processo de passivação favorecem a resistência à corrosão As figuras mostram a zona daarticulação das mandíbulas e o alojamento do parafuso de pressãosob fortes traços de corrosão. Além destas, foi evidenciado a quebra do alojamento do parafuso de pressão, local de maior carregamento no instrumental. Regiões de curvatura acentuada apresentam grande potencial favorável à oxidação. Padrões de acabamento, zonas de canto vivo e impurezas são agentes ativadores de oxidação e devem ser estudados com maior cautela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com