TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUPUS

Exames: LUPUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 8

2. REFERENCIAL TEÓRICO 9

2.1 Tipos de Lúpus 9

2.2 Os sintomas mais comuns de lúpus: 10

2.3 Causas prováveis do lúpus 12

2.4 Diagnóstico: 13

2.5 Tratamento 14

2.6 Impacto do lúpus no corpo 15

2.7 Curiosidades 16

2.7.1 Alimentos adequados para o lúpus 17

2.7.2 Complicações do lúpus 18

3. CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

AMEXO 23

1. INTRODUÇÃO

O lúpus é uma doença crônica auto-imune que pode danificar qualquer parte do corpo (pele, articulações e / ou órgãos dentro do corpo).

Crônica significa que os sinais e os sintomas tendem a durar mais de seis semanas e, muitas vezes por muitos anos.

No lúpus, algo vai mal com seu sistema imunológico, que é a parte do corpo que combate os vírus, bactérias e germes ("invasores estrangeiros", como a gripe). Normalmente, nosso sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos que protegem o corpo destes invasores.

Auto-imune significa que o seu sistema imunológico não pode dizer a diferença entre esses invasores estranhos e tecidos saudáveis do organismo ("auto" significa "eu") e cria anticorpos que atacam e destroem o tecido saudável. Estes auto-anticorpos causam a inflamação, dor e danos em várias partes do corpo (Moncef Zouali, 2005).

Os primeiros estudos acerca da doença aconteceram a partir da década de 50, quando o médico Pierre Cazenave constatou em várias pessoas lesões avermelhadas na face que cobriam o nariz e as bochechas, causando "feridinhas".

O termo lúpus eritematoso deriva da expressão latina lúpus, que significa lobo, pela analogia entre a destruição da doença e a veracidade característica desse animal, e da palavra eritema, que significa literalmente vermelhidão da pele. (Victor Cevita).

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Estudos epidemiológicos apontam que o lúpus atinge principalmente mulheres em idade fértil (15-44). No entanto, homens, crianças e adolescentes desenvolvem o lúpus, também. As mulheres de cor são 2-3 vezes mais probabilidade de desenvolver lúpus. Pessoas de todas as raças e grupos étnicos podem desenvolver o lúpus. Mais de 16.000 novos casos de lúpus são notificados anualmente em todo o país.

A evolução da doença é imprevisível, com períodos de doença alternando remissão. Pode ser fatal, no entanto, com os atuais avanços da medicina as fatalidades tem se tornado cada vez mais raras.

2.1 Tipos de Lúpus

O lúpus discóide é limitado á pele. É identificado por inflamações cutâneas que aparecem na face, nuca e couro cabeludo. Aproximadamente 10% das pessoas com lúpus discóide pode evoluir para lúpus sistêmico. Veja figura 01 em anexo.

O lúpus sistêmico é considerado mais grave que o lúpus discóide, podendo afetar quase todos os órgãos e sistemas. O predomínio de lesões na pele e nas juntas podendo também afetar outros órgãos e sistemas, como rins, pulmões, sangue, entre outros órgão e tecidos. Veja figura 02 em anexo.

O lúpus induzido por drogas ocorre como consequência do uso de certas drogas ou medicamentos. Os próprios medicamentos para tratar o lúpus podem levar a um estado de lúpus induzido. É preciso ter certeza absoluta do diagnóstico antes de tomar remédios perigosos como; cortisona, antimaláricos, anti-inflamatórios em geral. Veja figura 03 em anexo.

2.2 Os sintomas mais comuns de lúpus:

Para ajudar os médicos a diagnosticar o lúpus, uma lista de 11 critérios comuns, ou medidas, foi desenvolvido pelo American College of Rheumatology (ACR).

ACR é uma associação profissional dos reumatologistas. Ou seja, é um grupo de médicos que se especializam no tratamento de doenças das articulações e músculos, como o lúpus. Se você tem pelo menos quatro dos critérios da lista, quer no momento presente ou em algum momento no passado, há uma forte probabilidade de você ter “lúpus”.

1. Erupção malar - uma erupção cutânea no nariz e bochechas, muitas vezes na forma de uma borboleta;

2. Erupção discóide - uma erupção cutânea que aparece como vermelho, levantou, patches em forma de disco;

3. Fotossensibilidade - uma reação ao sol ou a luz que causa uma erupção cutânea aparecer ou piorar;

4. As úlceras no Nariz ou na boca, geralmente indolores;

5. Artrite não-erosica - dor nas articulações e inchaço de duas ou mais articulações em que os ossos em torno das articulações não serem destruídos;

6. Inflamação no revestimento do pulmão ou do coração - inflamação da membrana que reveste os pulmões (pleurite) ou inflamação da membrana que reveste o coração, que causa dor no peito que piora com a respiração profunda (pericardite);

7. Doenças do Rim – caracterizadas por elevados níveis, na urina, de proteínas ou de substancias anormais derivadas de células vermelhas, brancas ou de tubulares renais;

8. Distúrbio neurológico – convulsões ou psicoses não explicadas por medicamentos ou distúrbios metabólicos como desequilíbrio eletrolítico;

9. Alterações sanguíneas - anemia (baixa contagem de células vermelhas do sangue), leucopenia (baixa contagem de células brancas do sangue), linfopenia (baixo nível de glóbulos brancos específicos) ou trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas);

10. Resultado positivo nos teste para detectar a presença de anticorpos antinucleares (ANA) – cujo desencadeamento não pode ser explicado por medicamentos;

11. Resultado positivo do teste para detecção de anticorpos contra DNA com filamento duplo ou certos fosfolipídios ou resultado falso positivo em um teste de sífilis.

As pessoas com lúpus também podem experimentar sintomas que não aparecem entre os critérios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com