TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Líquidos Cavitarios

Trabalho Escolar: Líquidos Cavitarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

Anatomia pleural

A superfície pleural é composta por células mesoteliais subjacentes a tecido conjuntivo.

Há uma presença de fina camada de liquido entre os folhetos pleurais que proporciona o acoplamento entre a parede torácica e o pulmão. O volume de liquido presente deve ser pequeno e com baixa pressão coloidosmótica.

O fluido presente na pleura é garantido pela rede linfática, através do mecanismo semelhante ao existente no interstício de vários outros setores do organismo.

Anatomia peritoneal

O peritônio é uma membrana serosa que reveste a cavidade abdominal, possui duas camadas a parietal e a visceral. A parietal é responsável por recobrir as paredes abdominais e a superfície inferior do diafragma, enquanto a visceral recobre boa parte das vísceras formando uma cobertura completa para o estomago e intestinos, e incompleta para outras vísceras como bexiga,reto etc...

O peritônio tem como principal função diminuir o atrito entre as vísceras abdominais,servir como meio para que os leucócitos façam a defesa de possíveis infecções alem de armazenar gordura.

Fisiopatologia pleural

Fisiologicamente deve haver um equilíbrio entre a entrada e saída de liquido na cavidade pleural. O acumulo de líquidos ocorre quando há alteração deste estado de equilíbrio,o liquido se acumula quando a sua formação excede sua absorção.

O liquido pleural entra na pleura a partir dos capilares da pleura parietal e é removido pelos linfáticos situados na pleura parietal. O liquido pode penetrar na pleura também pelos espaços intersticiais do pulmão da pleura visceral ou da cavidade peritoneal através de pequenos orifícios do diafragma.

As principais causas dos derrames pleurais são:

Insuficiência cardíaca congestiva;

Diminuição da pressão oncótica na microcirculação vascular;

Diminuição da pressão do espaço pleural;

Bloqueio da drenagem linfática;

Fisiopatologia peritoneal

O liquido peritoneal pode se acumular como transudato ou exsudado.

Os exudatos são resultado do aumento da pressão no sistema porta.

A hipertensão portal tem importante papel na produção da ascite ao levar pressão hidrostática no leito esplênico;

Independente da causa o liquido em cavidade abdominal sempre leva a retenção de fluidos dos rins,devido ao efeito estimulatório de hormonas pressoras,principalmente aldosterona.O sistema nervoso simpático também é ativado e a produção de renina é aumentada por conta da diminuição de perfussão renal.

Pode haver algumas complicações ligadas a ascite, incluindo a peritonite bacteriana espontânea, devido a diminuição de fatores antibacterianos no liquido ascitico, como complemento.

Transudado

O transudado é um fluido com baixo conteúdo proteico, geralmente resultante de alterações na pressão hidroestática, sua permeabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com