TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios do Preparo Cavitario

Por:   •  16/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM[pic 1]

AVALIAÇÃO PARCIAL

 Odontologia Pré-Clínica em Oclusão e Dentística Turno: Manhã

Nome: Gleyce Lacerda Pacelli - 3º período

Professor (a): Lara Melina Leite Lima de Paula

Princípios do Preparo Cavitário em Restauração de Amálgama e suas Características

Tratamento biológico e mecânico da lesão de cárie e outros tecidos duros do dente, com objetivo de eliminar tecido cariado, promover acesso a cavidade de forma que permita receber e reter o material restaurador, para preservar essas estruturas de uma forma resistente e duradoura.

Em 1908, Black elaborou as primeiras normas para se confeccionar um preparo cavitário, denominado princípios gerais do preparo cavitário.

Naquela época acreditava-se que a lesão era doença e a cura seria a sua total remoção, assim se tinha formas padronizadas e dimensões desnecessariamente grandes.

Princípios Gerais para realização dos preparos Cavitário

  • Abertura e forma de contorno da cavidade;
  • Forma de retenção;
  • Forma de resistência;
  • Forma de conveniência;
  • Remoção da dentina cariada;
  • Acabamento das paredes em esmalte;
  • Limpeza da cavidade.

Abertura e forma de contorno da cavidade

Remover o esmalte sem apoio dentinário, expondo a lesão de cárie, facilitando sua visualização, essa abertura é feita com instrumentos rotatórios em alta velocidade, o esmalte por ser muito duro é utilizado pontas diamantadas para conseguir romper sua dureza e assim visualizar a lesão, tomando cuidado para preservar as estruturas de suporte dos dentes como: cristas marginais, pontes de esmaltes, arestas e vertentes de cúspides, a menos que tenham sido tomadas pela cárie.

Importante:

  • O esmalte não pode ficar sem suporte de dentina, pois fica frágil e pode quebrar.
  • O ponto de contato do antagonista não pode ser entre o dente e o preparo pode ser direto no preparo, mas não na interface (entre o dente e o preparo), para descobrir esse ponto de contato utiliza a pinça Miller e papel carbono, pedindo que o paciente morda o carbono, o limite da restauração não pode ser onde apareceu a marca que é o ponto de contato.

Forma de Retenção

Determina os limites, o formato e o desenho da cavidade para receber o preparo, para que o material restaurador (amálgama) fique retido dentro desta cavidade, para não ter movimento da restauração.  

Quando a profundidade é igual ou maior que a largura, as paredes são retentivas por se só.

Quando a largura é maior que a profundidade, a restauração pode sair, sendo necessário fazer uma retenção.

Nesses casos as paredes vestibular e lingual tem que ser ligeiramente convergente para a oclusal do dente, dessa forma a restauração ficará presa.

Já na mesial e distal tem que ficar com paredes retas, pois o esmalte não pode ficar sem suporte de dentina.

Retenção mecânica: com a ponta diamantada fina, faz uma canaleta no ângulo diedro, pois ajuda a travar a restauração, dando mais retenção.

Fazer furos no preparo com uma esférica para que formem pinos de amálgama, também chamados de amálgama pim.  

Forma de Resistência

É a forma dada a cavidade de modo que, tanto o dente como o material restaurador, resista aos esforços mastigatórios, variação volumétrica dos materiais restauradores, diferença no coeficiente de expansão térmica do dente e do material restaurador. A amálgama necessita de espessura de 1,5mm, para que sua resistência seja adequada, pois pode fraturar quando confeccionado em camadas finas.  

A forma de resistência estava fundamentada em princípios mecânicos, tais como:

  • Todo esmalte sem apoio deve ser removido;
  • O ângulo cavo superficial deve ser de 90° (     )o mínimo é de 70º. Quando isso não for possível, as paredes devem ser ligeiramente convergentes para a oclusal;[pic 2][pic 3]
  • Parede pulpar e cervical planas, paralelas (      )  entre si e perpendicular (  ) ao longo eixo do dente, promovendo uma distribuição das forças que incidem sobre os dentes.  [pic 4][pic 5]
  • Todas as cavidades para amálgama devem apresentar ângulos internos arredondados, a fim de dissipar as tensões que incidem sobre o conjunto dente-restauração (      ).[pic 6]

Forma de Conveniência

Possibilitar a instrumentação adequada da cavidade e a inserção do material restaurador.

Se a cárie estiver abaixo da relação de contato nas faces proximais, é indicada a preservação da crista marginal. Utiliza-se o acesso vestibular ou lingual (slot horizontal – desgaste), se atingir o ponto de contato, ou você rompe a crista marginal ou você faz um túnel pela oclusal, faz um túnel até a cárie com muito cuidado para não deixar esmalte sem suporte, se ficar sem suporte terá que remover.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com