TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liquidos Cavitarios

Casos: Liquidos Cavitarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  3.529 Palavras (15 Páginas)  •  1.677 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

As cavidades fechadas do organismo (pleura, pericárdio e peritoneal) são revestidas por duas membranas conhecidas como serosas. Uma delas reveste as paredes da cavidade (parietal) e a outra cobre os órgãos do interior da cavidade (membrana visceral). O líquido situado entre essas duas membranas recebe o nome de líquido seroso, sua função é de lubrificar as superfícies das membranas e órgãos facilitando sua movimentação. Quando há aumento da pressão hidrostática na microcirculação, diminuição da pressão oncótica da microcirculação, aumento de permeabilidade, diminuição ou bloqueio da drenagem linfática acontece o acumulo de líquidos cavitários.

Palavra-chave: Pressão oncótica – Pressão hidrostática – Líquidos cavitários.

1. SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 6

2AVALIAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS LÍQUIDOS CAVITÁRIOS 7

2.1Transudato Puro 7

2.2Transudato Modificado 7

2.3Exudato 7

2.4Efusões Específicas 8

2.5Efusão Hemorrágica 8

2.6Efusão Neoplásica 8

2.7Efusão Quilosa 9

2.8Efusão biliar 9

2.9Uroperitônio 9

3ANÁLISE DE LÍQUIDO ASCÍTICOS 10

4ANÁLISE DE LÍQUIDO PLEURAL 12

5ANÁLISE DO LÍQUIDO SINOVIAL 15

6CONCLUSÃO 15

Analisando os dados, vimos que as substâncias dissolvidas no sangue se movem de acordo com seu gradiente de concentração para fora ou dentro dos compartimentos através de fenestras endoteliais, onde as proteínas não conseguem passar por esta barreira, que dependem da pressão hidrostática, manda as substâncias para fora dos vasos, e pressão oncótica, recupera as substâncias que saem, e que o movimento e distribuição dos fluídos dependem dessas pressões do plasma e tecido, onde toda e qualquer alteração nas trocas de fluídos pode provocar os líquidos cavitários. O acúmulo de líquidos nas cavidades pode ser extracelular (plasma, líquido tissular e líquido transcelular) e Intracelular (fluxo constatnte), o sistema linfático também ajuda no processo de equilíbrio, portanto a má nutrição, perda de proteínas, inflamação ou obstrução de vasos por neoplasias, reações alérgicas, podem provocar o desequilíbrio das pressões plasmáticas. 16

REFERENCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

As cavidades corporais são normalmente banhadas por um ultrafiltrado plasmático, responsável pela lubrificação entre as paredes e os órgãos, normalmente possui baixo teor proteico (menos de 3g/dl), pequena quantidade de fibrinogênio, densidade menor que 0,15/ml, composição química similar a sangue circulante e poucas células sanguíneas.

A manutenção da composição e volume desse líquido depende de um perfeito equilíbrio entre os fatores que governam sua produção e a sua absorção, quando há descontrole de um ou mais desses fatores, devido a causas diversas, ocorre o acúmulo desse líquido nas cavidades.

A camada serosa, que reveste as cavidades é composta por dois tipos de tecidos, mesotelial e conjuntivo. O mesotélio é composto por uma mono camada de células, que expressam marcadores imunoestoquímicos epiteliais e mesenquimais. Estas células revestem os órgãos e as paredes da cavidade abdominal, pleural e pericárdica. Os vasos linfáticos estão intimamente ligados às cavidades corporais através de aberturas promovidas pelas células mesoteliais, atuando na reabsorção de partículas de proteínas e líquido extravasado pelos capilares venosos (SWANN e HUGHES, 2000; ZOCCHI, 2002; MUTSAERS, 2004).

O acúmulo de líquido nas cavidades também é chamado de efusões, ocorre com frequência e serve de sinal clinico para varias enfermidades, como parasitoses, neoplasias, afecções cardiovasculares, doenças metabólicas, infecciosas, degenerativas ou traumas.

Dependendo da condição clinica, podem se encontrar tipos de efusões características sendo classificadas em transudato puro, transudato modificado e exudato, ou ainda podem ocorrer efusões bem peculiares como efusão hemorrágica, efusão neoplásica, efusão quilosa, efusão biliar e uroperitônio.

Tabela 1 - Classificação anatômica das efusões

Localização

Transudato Puro

Transudato Modificado

Exsudato

Cavidade Abdominal

Hidroperitônio ou Ascite

Hemoperitônio, Uroperitônio, Quiloperitônio

Peritonite

Cavidade Pleural ou Torácica

Hidrotórax

Hemotórax, Quilotórax

Pleurite

Pericárdio

Hidropericárdio

Hemopericárdio

Pericardite

Cavidade Articular

Hidroartrose

Hemartrose

Artrite

Bolsa Escrotal

Hidrocele

Hemocele

Escrotite

Fonte: Abordagem laboratorial das efusões. Prof. adjunto Paulo Cesar Ciarlini – FMV de Araçatuba UNESP.

2 AVALIAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS LÍQUIDOS CAVITÁRIOS

Em relação aos aspectos físicos podemos caracterizá-los devido a sua cor. Quando incolor, se deve a diminuição da pressão oncótica por hipoalbuminemia, quando avermelhado é devido ao aumento da pressão hidrostática nos vasos sanguíneos ou punção inadequada durante a colheita. A coloração vermelha é decorrente da ruptura de vasos sanguíneos, amarelado devido ao acúmulo de células inflamatórias e de proliferação bacteriana ou hiperproteinemia. Já o aspecto leitoso devido à ruptura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com