TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANGUEZAL

Tese: MANGUEZAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Manguezal é um ecossistema do bioma Mata Atlântica que pertence ao grupo das formações pioneiras. Diferente da restinga e do caixetal está sob influência flúvio - marinha. Ocorre em áreas baixas das planícies costeiras, que ficam inundadas nas marés altas e emersas nas marés baixas e onde há encontro de água doce dos rios e água salgada do mar.

As águas trazidas pelos rios contêm grande quantidade de argila e matéria orgânica em suspensão. O contato com a água salgada resulta na aglutinação e deposição desse material, formando um solo lodoso, muito húmido, salgado e pouco oxigenado.

Nesse ambiente de águas salobras, uma grande quantidade de microorganismos decompõe ativamente os restos orgânicos existentes, liberando nutrientes que vão enriquecer as águas costeiras, os quais são aproveitados por inúmeras espécies marinhas, o que torna os manguezais um dos ecossistemas mais produtivos da Terra.

No litoral brasileiro existem três tipos de mangue: mangue branco, mangue vermelho e mangue preto (Siriúba). Estas espécies possuem raízes providas de poros, que se projetam para fora do solo pobre em oxigênio e têm capacidade de utilizar esse gás diretamente da atmosfera. Ademais têm glândulas nas folhas, capazes de excretar o excesso de sal absorvido do solo encharcado por água do mar. Nas árvores do mangue as sementes germinam antes do fruto se desprender da planta-mãe de tal modo que, ao cair, já apresentam um embrião bem desenvolvido, provido de pequenas raízes capazes de fixar facilmente no solo lodoso.

A fauna do mangue pode ser dividida em três grandes grupos: o primeiro constituído por seres que vivem toda a sua fase adulta nos mangues, como caranguejos, ostras e o jacaré-de-papo-amarelo, o segundo, constituído por aqueles que se utilizam do mangue durante sua fase juvenil, formado principalmente pelos peixes; e o terceiro formado por alguns mamíferos e , em especial, pelas aves marinhas continentais como o papagaio-de-cara-roxa, biguá e as garças – Passeios & Tours / Brasil.

Nossos passeios ecológicos de trekking & mountain bike integram visitas ao ecossistema do manguezal nas seguintes unidades de conservação:

• Parques Nacionais: Superagüi (PR)

• Parques Estaduais: Pariquera - Abaixo (SP) e Ilha do Cardoso (SP)

• Estação Ecológica de Juréia - Itatins (SP) e Reserva Ecológica da Juatinga (RJ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com