TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO REFERENTE À AULA EM CAMPO REALIZADA NO MANGUEZAL NA CIDADE DE BAÍA DA TRAIÇÃO

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  1.491 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

IFPB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAIBA.

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO AMBIENTAL

RELATÓRIO REFERENTE À AULA EM CAMPO REALIZADA NO MANGUEZAL NA CIDADE DE BAÍA DA TRAIÇÃO

BRUNO VARELA DA COSTA

RAFAEL AGUIAR DE MIRANDA

JOÃO PESSOA

MAIO/2015

INTRODUÇÃO

        Os manguezais ocupam cerca de 92% do litoral brasileiro, estendem-se do extremo norte no Oiapoque, no estado do Amapá, até o seu limite no sul, na Praia do Sonho, no estado de Santa Catarina, os manguezais são considerados pela legislação brasileira áreas de preservação permanente, entretanto, a agro-pecuária principalmente a carcinicultura, a especulação imobiliária tem ameaçado o já frágil ambiente.

        Os manguezais no Brasil são vulneráveis a muitas ameaças, tais como a perda e fragmentação da cobertura vegetal, a deterioração da qualidade dos habitats aquáticos, devido a poluição e as mudanças nas marés, o que vem prejudicando varias comunidades que dependem do manguezal para sobrevivência.

        Calcula-se que do século 20 para cá cerca de 25% do território brasileiro ocupado por manguezais foram degradados, essa situação é pior na região nordeste e sudeste, que apresenta uma situação mais seria devido à grande especulação imobiliária, temos como exemplo na nossa cidade o Manaíra Shopping, que aterrou o manguezal e construiu um canal para desviar o curso do Rio Jaguaribe que causou grandes danos a região.

        Na Paraíba, como em todo o Brasil, existem poucos manguezais preservados, um deles se localiza no município de Baía da traição, onde boa parte da sua população tem descendência indígena da etnia Potiguara e extraem do mangue recursos para a subsistência, também adquirem recursos graças ao turismo praticado na região.

        

        

         

DESENVOLVIMENTO

Na nossa aula de campo realizada no manguezal que fica localizado no município da Baía da Traição, podemos conhecer um pouco mais sobre a cidade, a população que lá habita e principalmente sobre os tipos de vegetações e o mangue que existem lá e a importância dos mesmos para a população.

No inicio da aula nós entramos em uma pequena embarcação onde o professor nos explicou a diferença entre o mangue vermelho, branco e preto:

Mangue vermelho: solos lodosos, com raízes aéreas. Recebe esse nome porque possui uma casca lisa e clara que ao ser raspado mostra a pigmentação avermelhada.

Imagem 1: Mangue Vermelho

[pic 2]

[Imagem: Do Autor]

Mangue branco: é uma arvore de porte menor e normalmente é encontrada em solos mais altos e arenosos.

Imagem 2: Mangue Branco

[pic 3]

[Imagem: Alvaro E. Migotto]

Mangue preto: possuem pneumatóforos em maior número e mais desenvolvidos.

Imagem 3: Mangue Preto

[pic 4]

[Imagem: Do Autor]

Na nossa primeira parada, descemos do barco e adentramos ao mangue com muito cuidado, pois é um local muito escorregadio e traiçoeiro. Assim que começamos a andar podemos conhecer um pouco mais sobre os pequenos crustáceos e moluscos que vivem no manguezal

Imagem 4: Crustáceo

[pic 5]

[Imagem: Bruna Leticia]

Ao seguirmos, nós entramos realmente no mangue, com a agua até o mais ou menos no nosso joelho, pois a maré estava cheia e fizemos uma pequena parada para conhecer um pouco mais sobre as raízes escoras, que é um tipo de raiz que pode ser encontrada no mangue, a principal importância dessas raízes é aumentar a sustentação das plantas.

Imagem 5: Raízes Escoras

[pic 6]

[Imagem: Do Autor]

Depois de conhecer mais sobre as raízes escoras, seguimos andando mais pelo manguezal, como muito cuidado, pois nesse tipo de região existem muitas conchas de alguns animais e devido a isso a facilidade de ocorrer um corte no pé de alguém é muito grande.

 Com a nossa pequena caminhada podemos perceber que devido ao sal que se encontra no solo, o que se denomina um solo hipertônico, a região acaba se tendo uma diversidade em relação à flora muito pequena, pois o solo hipertônico impede que a planta absorva agua. Devido a grande quantidade de sal encontrada no solo, as folhas que são encontradas no mangue são quebradiças pelo grande teor de sal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (779.2 Kb)   docx (677.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com