TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre MANGUEZAL

Casos: Trabalho Sobre MANGUEZAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

O Brasil, devido a sua grande extensão territorial, apresenta uma variedade de biomas.

Nesse trabalho, será analisado o “Manguezal”, um bioma encontrado em vários pontos do litoral brasileiro e considerado um dos ambientes naturais mais produtivos do país.

Mostraremos o tipo de vegetação e as espécies animais que vivem nesse ambiente, bem como as ameaças e as atividades que podem ser desenvolvidas sem agredir o manguezal.

OBJETIVO GERAL: Conhecer mais detalhadamente o bioma “Manguezal”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Mostrar a importância ecológica desse bioma; as espécies animais e vegetais encontradas nele; e, o que deve ser feito para preservá-lo.

MANGUEZAL

O Manguezal é um ecossistema típico de áreas costeiras, localizado em regiões tropicais e subtropicais, onde há encontro das águas doces de rios com as águas salgadas do mar. Esse encontro de águas provoca um acúmulo de partículas orgânicas e a formação de áreas alagadas com fundo lodoso, salobro e mal arejadas.

Não se deve confundir mangue com manguezal. Mangue é o tipo de vegetação predominante nos manguezais que, devido às condições acima expostas, limitam-se apenas a três tipos: mangue vermelho (Rizophora mangle), mangue seriba (Avicennia schaueriana) e mangue branco (Laguncularia racemosa). O emaranhado de raízes forma um abrigo natural para animais marinhos se esconderem de seus predadores.

Uma condição indispensável para sua existência é que ele esteja longe da zona de arrebentação do mar, pois a violência das ondas impediria o crescimento das árvores.

O Brasil possui uma das maiores extensões de manguezais do mundo: são cerca de 20 mil quilômetros quadrados, que se estendem do Amapá a Santa Catarina.

Por ser um local abrigado e com muitos nutrientes, o manguezal atrai uma diversidade de espécies de caranguejos, peixes, moluscos, mariscos, aves e até mamíferos. No entanto, muitos desses animais usam o manguezal apenas como refúgio ou como local de alimentação.

Robalos, tainhas e sardinhas, entre outros peixes, vêm ao manguezal para se reproduzir ou em busca de alimentos. Algumas espécies passam a vida toda por lá, enquanto outras voltam para o mar ou para os rios quando atingem a idade adulta.

Muitas espécies de aves são habitantes temporários dos manguezais, a exemplo das garças. Elas utilizam o local para se alimentar e durante a ápoca da reprodução. Aves migratórias também param nos manguezais para descansar.

Várias espécies de camarões passam boa parte da vida nesse ambiente. Quando crescem, porém, aproveitam o vaivém das águas das marés para se deslocar rumo ao oceano.

Entretanto, os bichos mais famosos desse habitat são os caranguejos, que reúne espécies como o guaiamum, o aratu e o uçá. Esses animais passam grande parte da vida nos manguezais e podem ser vistos subindo nos troncos e raízes das árvores ou escondidos na lama.

Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com