TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE EAD UNIFACS

Trabalho Universitário: MEIO AMBIENTE EAD UNIFACS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE A QUESTÃO UTILIZADA NO ENADE DE 2013

O Programa Nacional de Educação Ambiental, publicado em 2005 pelo Ministério do Meio Ambiente, propõe que a prática de Educação Ambiental deve ir além da disponibilização de informações:

A participação e o controle social destinam-se ao empoderamento dos grupos sociais para intervirem, de modo qualificado, nos processos decisórios sobre o acesso aos recursos ambientais e seu uso. Neste sentido, é necessário que a educação ambiental busque superar assimetrias nos planos cognitivos e organizativos, já que a desigualdade e a injustiça social ainda são características da sociedade. Assim, a prática da educação ambiental deve ir além da disponibilização de informações.

Essa perspectiva deve contribuir para a socialização de conhecimentos, inclusive por intermédio do uso de tecnologias voltadas, por exemplo, para reciclagem e desenvolvimento de produtos biodegradáveis, desenvolvidas em universidades, organizações não-governamentais e empresas privadas.

Deve-se buscar ainda o aproveitamento adequado de espaços ociosos das universidades públicas e privadas, como laboratórios de pesquisa e outros.

Disponível em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em: 27 ago. 2013.

Com base nos princípios acima, diferentes atores sociais que sofrem ou sofrerão interferência direta ou indireta do Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) de Belo Monte devem ser contemplados com iniciativas de Educação Ambiental. Assinale a alternativa que apresenta propostas de Educação Ambiental alinhadas a esses princípios.

a) a) O foco das propostas de Educação Ambiental para os pescadores enfatizará os estudos da ictiofauna(peixes)local, tais como dourada, pirarucu e piramutaba, com vistas a garantir seu estoque futuro. Este estudo será realizado por equipes formadas por pesquisadores de universidades consorciadas.

b) b) O foco das propostas de Educação Ambiental para os quilombolas preverá a conservação da cultura local, bem como sua disseminação como prática norteadora do desenvolvimento local e do empoderamento dos demais grupos sociais.

c) O foco das propostas de Educação Ambiental para a população urbana será estruturado na busca por maior justiça social a partir da produção de energia elétrica, por meio da escolha de uma nova matriz de desenvolvimento local que gere empregos e dissemine esta proposta.

d) O foco das propostas de Educação Ambiental para os grupos indígenas estará no incentivo à continuidade da exploração de recursos naturais e do extrativismo vegetal, meios de subsistência dessas culturas, estratégia que deve se estender à população da área de influência indireta.

e)O foco das propostas de Educação Ambiental para a população da área de influência direta será a disseminação de conhecimentos, incentivando ações conservacionistas para as áreas naturais, que podem contribuir para a prevenção de doenças como malária, leishmaniose tegumentar e dengue.

Disponivel em : http://portal.inep.gov.br/enade

A alternativa correta é a proposta E. Você deverá analisar as alternativas INCORRETAS( a, b, c, d) explicando porque elas não atendem aos princípios da Educação Ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com