TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD ATIVIDADE AULA 3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Dissertações: EAD ATIVIDADE AULA 3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES DE AUTODESENVOLVIMENTO - AVA

TEMA 3 : O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE.

TUTOR: RAFAEL SOUZA COELHO

DESAFIO

1. INTRODUÇÃO

2. Aula- tema 3: O Caminho da Sustentabilidade.

3. PASSO 1 - Assistir o Vídeo: Rio + 20 : Desafio da Sustentabilidade , Ler o material : Seção e Responsabilidade Socioambiental.

4. PASSO 2 - Elaboração/ Reflexão/ Dissertação – Ações que expressem a agenda 21 pessoal.

5. PASSO 3 - RESUMO

INTRODUÇÃO

O Documento Agenda 21, foi criado como Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992, tendo por base o conceito de desenvolvimento sustentável, tendo contribuído para a sua elaboração instituições governamentais e da sociedade civil de 179 países, os quais a aprovaram na citada conferência.

Foi resultado do esforço de milhares de pessoas que entre 1972 e 1992 trabalharam e elaboraram muitos relatórios. Entre eles o mais importante foi o “O Nosso Futuro Comum elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU (comissão Brundthand), que definiu o que é desenvolvimento sustentável.

A Agenda 21 é um abrangente plano de ação a ser implementado por todos os governos. É composta por 40 capítulos, 115 programas e aproximadamente 2.500 ações.

Trata-se de um programa de ações previstas para o século 21 visando promover o desenvolvimento sustentável em escala planetária, tentando conciliar desenvolvimento com preservação ambiental.

Sem dúvida é o mais completo e importante documento redigido pela humanidade, pois criou uma nova forma de desenvolvimento, abrangendo e disciplinando todos os setores ou atividades humanas no sentido de se desenvolver uma sociedade mais condizente com a manutenção da qualidade de vida global.

A Agenda 21 apresenta como um dos principais fundamentos da sustentabilidade o fortalecimento da democracia e da cidadania, através da participação dos indivíduos no processo de desenvolvimento, combinando ideais de ética, justiça, participação, democracia e satisfação de necessidades. O processo iniciado no Rio em 92, reforça que antes de se reduzir a questão ambiental a argumentos técnicos, deve-se consolidar alianças entre os diversos grupos sociais responsáveis pela catalisação das transformações necessárias.

O desenvolvimento da Agenda 21 começou em 1989 com a aprovação em assembleia extraordinária das Nações Unidas, uma conferência sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. Como todos os acordos dos estados-membros da ONU, sofreram um complexo processo de revisão, consulta e negociação, culminando com a segunda Conferência Rio-92 ou Eco-92, em 1992 no Rio de Janeiro, onde representantes de 179 governos aceitaram adotar o programa. A Agenda 21 teve um estreito acompanhamento a partir do qual foram feitos ajustes e revisões. Primeiro, com a conferência Rio+5, em 1997 na sede da ONU, em Nova Iorque e posteriormente com a adoção de uma agenda complementária denominada metas do desenvolvimento do milênio, com ênfase particular nas políticas de globalização e na erradicação da pobreza e da fome, adotadas por 199 países na 55ª Assembleia da ONU; e a mais recente, a Cúpula de Johannesburgo, na cidade sul-africana em 2002.

Os temas fundamentais da Agenda 21 estão tratados em 41 capítulos organizados em um preâmbulo e quatro seções: Dimensões sociais e econômicas; Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento; Fortalecimento do papel dos grupos principais; Meios de execução.

A Agenda 21 é um documento que estabelece a importância de cada país a se comprometer e refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.

Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil ela foi criada em 1997 com o propósito de firmar compromissos da sociedade brasileira com o desenvolvimento sustentável e, com isto, promover padrões de consumo e produção sustentáveis, as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21

De acordo com o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Klaus Toepfer, que passados 12 anos da Rio 92, a Agenda 21, que foi aprovada pelos países que participaram do evento, não está sendo cumprida. Nessa data decidiu-se, por exemplo, que a contribuição dos países ricos para o meio ambiente subiria de 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto) para 0,7%. Só que hoje, o percentual é de 0,2% e as grandes nações não são punidos por isso.

Minha Agenda 21

• Ser um cidadão mais participativo – usando meu direito de cidadania:

• Verificar se minha cidade possui uma Agenda 21;

• Coleta seletiva - separar o lixo mais adequadamente em casa, me informar sobre como é realizada a coleta na minha cidade e divulgar;

• Resíduos sólidos - me informar sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com