TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUTUALISMOS, COMPETIÇÃO, PREDAÇÃO, ENTRE OUTROS FENÔMENOS

Por:   •  13/6/2020  •  Artigo  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Isabelly Dos Santos Praça do Prado                 Polo:  Nova Iguaçu

Matrícula: 19114020103      

Questão 1 (3,0 pontos) Considere as seguintes frases abaixo:

4interagir através de mutualismos, competição, predação, entre outros fenômenos. Ecossistemas, por sua vez, são agregados de comunidades, o que os levam a ter inúmeras espécies e grandes dimensões espaciais.

Frase 2: A seleção natural é uma das principais forças evolutivas, e atua nos indivíduos. Fatores como luminosidade, temperatura e recursos alimentares podem exercer pressões sobre os indivíduos, cujos reflexos na sobrevivência podem ser vistos nas populações onde estes indivíduos pertencem. Como consequência, são os indivíduos que evoluem.

Ambas as frases possuem informações corretas e informações incorretas. Para cada frase, mencione qual informação está incorreta. Justifique a sua resposta para ambas as frases. Observação: Redija toda a sua resposta em um máximo de 15 linhas e cite a literatura consultada para elaborá-la. A citação incorreta, ou a ausência de citação da literatura consultada, acarreta perda de 0,5 ponto.

Frase 1 – Para ser considerado um ecossistema, apenas precisa ter a interação de organismos (fatores bióticos) e os fatores abióticos do meio. O uso do termo “grandes dimensões espaciais” é equivoco porque um ecossistema pode ser formado no reservatório de água entre as folhas de uma bromélia ou em um canteiro de jardim e não apenas ambientes grandes como florestas tropicais

Frase 2 – Uma população não é composta por indivíduos iguais e é em cima dessa variação genética de cada organismo que a seleção natural irá atuar. Diante desse contexto, os indivíduos que apresenta algumas características favoráveis a sobrevivência naquele meio terá automaticamente mais chances de deixar mais descendentes, isso irá acarretar na hegemonização desse gene na população ao passar dos anos e contribuindo para a evolução dessa espécie. Portanto, um indivíduo não evolui, e sim uma população ao longo do tempo

Referências bibliográficas:

Rodrigues, D. 2012. Elementos de Ecologia e Conservação - Relacionando as aulas 1, 2, 3 e 8. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em: . Acesso em: 3 Jan. 2020

Rodrigues, D. 2012. Níveis de organização em Ecologia. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em: . Acesso em: 3 Jan. 2020

Questão 2 (2,0 pontos)

Considere as seguintes pesquisas abaixo:

Pesquisa 1: Cientistas de diferentes universidades fluminenses estudaram, em 2007, a distribuição de microrganismos em ambientes aquáticos com elevada salinidade (hipersalinos) e baixos índices de oxigênio (anoxia). Estes pesquisadores detectaram que, por conta destes fatores, as cianobactérias são muito abundantes nestes ambientes, e que outros microrganismos como as algas diatomáceas são bem menos comuns.

 Pesquisa 2: Ferreira (2016) detectou, em sua tese de doutorado sobre o marsupial Didelphis aurita no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis / RJ), que quando o número de indivíduos desta espécie atinge elevados números em um ano, a taxa de sobrevivência desta espécie nesta localidade é acentuadamente reduzida no ano seguinte. Os marsupiais foram monitorados por 16 anos e, segundo esta autora, um fator que pode explicar esta alta mortalidade nesta localidade é a competição de indivíduos da mesma espécie por alimentos tais como pequenos invertebrados e frutos.

Qual pesquisa é focada nas condições às quais os organismos estão sujeitos, e qual pesquisa aborda os recursos destes organismos? Justifique as suas respostas para ambos os casos.

 Observação: Redija toda a sua resposta em um máximo de 15 linhas e cite a literatura consultada para elaborá-la. A citação incorreta, ou a ausência de citação da literatura consultada, acarreta perda de 0,5 ponto.

Condições são os fatores abióticos do ambiente que influenciam e interferem a vida do organismo, mas não são utilizadas por eles. Portanto, a pesquisa que aborda esse termo é a pesquisa 1, que estuda as condições de alta salinidade e baixo índice de oxigênio que os microrganismos vivem no fundo do mar.  já a pesquisa 2 aborda sobre recursos da espécie marsupial Didelphis aurita, porque o alimento é algo crucial para a sobrevivência e até apresenta competição para poder utiliza-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com