TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fen De Transporte

Monografias: Atps Fen De Transporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE ATPS

Fenômenos de Transporte

O primeiro tema que foi tratado neste ATPS foi sobre “Definição e propriedades dos fluídos”. Mecânica dos fluidos é a ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento.

No primeiro exercício praticado pelo grupo nós tivemos que definir a geometria que utilizava para desenvolver dois tanques, um com 50 litros de água e outro com 3 litros de água, mais um tubo que ficava conectando os dois tanques, com diâmetro de 10 Cm na saída e um comprimento de 15 cm.

No segundo exercício tivemos que determinar o valor de massa de água e o peso específico quando o tanque principal estivesse completamente cheio de acordo com a geometria que escolhemos, consideramos que a massa específica da água era igual a 0,998 cm³ e a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s, o que chegou a um resultado de γ(água) = 0,098N/m².

No terceiro exercício tínhamos que pesquisar sobre a viscosidade da água e entender por que especialistas em aquários recomendavam utilizar sal como uma forma de alterar a viscosidade em torno do peixe. Nessa pesquisa aprendemos que a viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. Os especialistas utilizam sal porque ele dificulta a reprodução de bactérias na água.

O segundo tema tratado foi “Estática dosfluídos e cinemática dos fluidos”. O fluido é considerado estático se todas as partículas não tiverem movimento ou tiverem a mesma velocidade relativa constante em relação a um referencial de inércia.

No primeiro exercício tínhamos que calcular a pressão no fundo do tanque principal e do tanque auxiliar, quando estivessem completamente cheios, ambos abertos a atmosfera, de acordo com a geometria estabelecida. Para a realização deste trabalho nos adotamos o tanque principal e o tanque auxiliar com a mesma altura, mas com comprimentos e larguras diferentes, e como os dois tanques estavam paralelos não havia diferença de cota. Logo: P do tanque auxiliar = 0,0392 kgf/ m².

No segundo exercício pedia a vazão de enchimento da câmara e quanto tempo é gasto em minutos, considerando que o tubo que conecta o tanque principal ao auxiliar tinha 10 cm de diâmetro e que a velocidade média na tubulação fosse no máximo de 2 m/s, e de acordo com a geometria estabelecida. Para resolução usamos a formula A = π * r *r, o que resultou na vazão Q = 0,0157 m³/s. E para descobrir minutos usamos a formula Q = V (volume) / T (tempo) que resultou em 54 minutos no tanque principal e 191 segundos no tanque auxiliar, aproximadamente 3 minutos.

No terceiro tinha que calcular o número de REYNOLDS do tanque principal que é medido através da formula Re = V * D/ Ʋ, neste caso usamos para Ʋ o valor de 1,003, logochegamos ao resultado Re = 0,398.

O terceiro tema tratado foi “Equação de energia para regime permanente”. Envolveu a Equação de Bernoulli e interpretação da perda de carga.

Primeiro tínhamos que pesquisar em quais condições ou hipóteses se podia utilizar a Equação de Bernoulli e quais as considerações deviam ser feitas no seu projeto para que a mesma fosse utilizada. O que chegamos a conclusão de que a Equação de Bernoulli traduz o princípio de conservação de energia numa mesma linha de corrente num escoamento suposto estacionário, com massa volúmica constante, sujeito adicionalmente a forças volúmicas de origem gravítica.

Segundo tínhamos que calcular a pressão na entrada do tanque principal, que ficaria assim: V1²/ 2g + p1 / γ + z1 = V2²/ 2g + p2 / γ + z2, equivalente a P1 = 0,0170 kgf.

Concluiu-se que o fluido é uma substancia que não tem forma própria ela assume o formato do recipiente, seja ele de forma liquida ou gasosa. Para a realização deste trabalho usamos o fluido de forma liquida e assim após a aplicação de algumas formulas pudemos aprender e entender os principais conceitos ligados a fenômeno de transporte, mas precisamente quando o sistema esta ou não em equilíbrio, como trabalhar com o sistema estático e a aplicar o conceito de Bernoulli. Também obtivemos conhecimentos relacionados a sistemas com maquinas seja ela uma bomba ou uma turbina e de que forma ele pode ser útil para o nosso

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »