TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Humanização

Casos: Manual De Humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  6.576 Palavras (27 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO

O manual de humanização, elaborado com base no Programa Nacional de Humanização da assistência, apresenta informações importantes para humanizar os serviços de saúde. O desenvolvimento das ações propostas pela troca de experiências produzidas, que visa a qualificação do serviço publico de saúde.

A política de humanização da assistência a saúde, oferece projetos de caráter humanizador desenvolvidos nas diferentes instituições de saúde, estimulando a criação e sustentação permanente de espaço de comunicação e divulgação, que estimulem a livre expressão, o dialogo, o respeito e a solidariedade, de cada profissional e usuário do sistema de saúde.

2 CUIDAR EM ENFERMAGEM

O referido artigo ¨Cuidar em Enfermagem¨ da autoria de Carvalho A. e Abreu M. (2009) trata do discernimento e diferenciação entre cuidar e tratar. Cuidar se caracteriza pela prestação atenciosa e continuada a um enfermo de forma total. Já o termo tratar significa compreender cuidados focados somente na patologia do enfermo, visando o alcance da cura. A partir da reflexão dos conceitos dessas palavras é que se pode notar a diferença existente entre elas.

O comportamento e a atitude do enfermeiro é que o caracteriza se o mesmo cuida ou trata .Os enfermeiros que tratam, aplicam seus conhecimentos somente na enfermidade do ser humano , não levando em conta suas crenças , sentimentos ou dúvidas . Os enfermeiros que cuidam aplicam seus cuidados de forma total , valorizando o enfermo como pessoa única possuidor de suas características e desejos.

O enfermeiro deve possuir métodos que proporcionem a prestação de cuidados com qualidade , promovendo interação entre paciente e familiares , onde estes possam depositar confiança nos cuidados oferecidos pelo profissional.

Para efetivação do cuidar no dia-a-dia é indispensável o compromisso de equipe e conveniência de comportamentos , deixando as metas individuais e visando a prestação de cuidados com qualidade , depreciando a problemática da desumanização de cuidados. É importante o enfermeiro rever o real conceito da essência da enfermagem para melhorar seus pontos menos positivos e avigorar os mais positivos . É fundamental a criação de comunicação com o cliente , promovendo uma relação de ajuda eficaz e colaborando para o alivio do sofrimento do próximo.

2.1 Resgate histórico : enfermagem e a arte do cuidar

O artigo ¨ Resgate Histórico: Enfermagem e a arte do Cuidar ¨ de autoria de Schunemann F. (2008) trata da assistência e dos cuidados de enfermagem com o paciente . O hospital era um local de péssimas condições devido a preeminência de doenças infectocontagiosas e falta de pessoas para cuidar dos enfermos e servia de abrigo aos pobres e doentes sem condições de tratamento em domicilio para receber o devido cuidado ou o ultimo sacramento e morrer, sendo atendidos por religiosas e leigas que buscavam sua própria salvação . Os ricos eram tratados em suas casas , enquanto o pobre servia de objeto de experiência para maior conhecimento sobre doenças.

Florence é personagem marcante na construção de atividade de enfermagem, já que fora convidada para trabalhar juntos aos soldados feridos em combate na Guerra da Criméia .

Com o avanço da medicina o hospital mudou , proporcionando sua reorganização. Nesse entendimento a enfermagem gradativamente se profissionaliza , iniciando a separação entre enfermeiras , auxiliares e técnicas e as de curso universitário.

Os enfermeiros se profissionalizaram e a profissão ganhou espaço , sendo reconhecida pela importância de seu trabalho na sociedade . O profissional concentra responsabilidades , desde a supervisão de equipes até a realização de processo administrativo . Ele fica responsável diariamente por várias vidas.

O objetivo da enfermagem é oferecer atenção no cuidar e capacidade para que o paciente tenha condições de encarar as mudanças sofridas diariamente , contribuindo para uma evolução saudável .

O cuidado é uma conduta de preocupação , ocupação , responsabilização , desenvolvimento afetivo e zelo para com o outro , considerando-o como um ser humano carecido de cuidados.Muitas das vezes pode-se prestar assistência ao paciente e não estar realmente cuidando , no qual cuidar refere-se ao ato de assistir , facilitar e ajudar o individuo . Pode- se estar aliado a ação de prevenção , na qual o profissional deve ampliar sua visão para o todo , não a limitando somente ao que é visível no corpo , por isso, deve-se atentar as limitações , dores , gestos e falas do paciente , pois , por trás há uma história de vida onde se pode constatar diversos detalhes , onde o corpo físico denuncia informações armazenadas , tanto saudáveis quanto doentias.

A hospitalização causa pavor e sofrimento , trazendo solidão ao afastamento dos familiares.A equipe de enfermagem deve promover uma melhor adaptação ao tratamento do paciente com ações que minimizem o seu sofrimento e oferecendo um ambiente calmo e acolhedor , já que o hospital possui características tristes e sombrias.

Na assistência , o cuidado da enfermagem é essencial .A aproximação do enfermeiro e do paciente possui efeitos terapêuticos , pois visa uma melhor reabilitação e reintegração na sociedade.

2.2 O CUIDADO EM ENFERMAGEM: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA

O artigo ¨ O cuidado em enfermagem : Uma aproximação teórica ¨ de autoria de Souza.L.M, ET AL (2005) .trata do cuidar em enfermagem em uma concepção ética , propondo o valor de uma vida . O cuidado revela-se na manutenção do potencial saudável da população ,tendo a vida como um bem impagável .O cuidado quer dizer ser solidário ou outras vezes diz respeito da noção de obrigação , dever e compromisso social.

O cuidado na enfermagem fundamenta-se na ajuda a outra pessoa a adquirir autoconhecimento , controle e autocura.

Na relação de respeito, as características das trocas entre enfermeiros e pacientes promovem sensação de intimidade , conexão e compreensão , satisfazendo ambas partes.

O cuidado é parte complementar do método de sobrevivência da vida humana , conquistando um lugar central no conjunto de valores da humanidade. O valor essencial da vida transmite a ideia e o sentido de algo valioso , podendo ter valor instrumental, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com