TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De ácido Sulfúrico

Trabalho Escolar: Manual De ácido Sulfúrico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 3

O idealizador da vaca mecânica concebe o kit-merenda

MANUEL ALVES FILHO

Merenda sairia a R$0,23 a unidade

O kit-merenda idealizado pelo docente da Unicamp é composto por um copo de 200 mililitros de leite de soja, um hambúrguer de carne vegetal de 90 gramas e um pão francês de 50 gramas. Os dois primeiros são produzidos diretamente pela vaca mecânica, enquanto o terceiro tem de ser adquirido no mercado. Mas o professor Roberto Moretti assegura que, caso uma escola ou entidade se interesse, é possível adaptar uma pequena padaria para funcionar junto ao equipamento, de maneira a incorporar na massa do pãozinho os resíduos gerados pela produção do leite. Aliás, o hambúrguer que compõe o kit é feito a partir desse material insolúvel. “Da soja, nada se perde”, ensina o especialista.

Aos olhos de um leigo, a vaca mecânica assemelha-se a uma engenhoca. De acordo com o seu inventor, o equipamento foi montado com peças encontradas no comércio, como liquidificador, centrífuga e tanques de aço inoxidável. Com pequenas adaptações, o professor Roberto Moretti conseguiu alcançar o seu objetivo: produzir o kit-merenda a um custo extremamente baixo. Como se não bastasse, a máquina é bastante compacta e de fácil operação. “Para usar o equipamento, basta que a escola disponha de uma sala de 50 metros quadrados, de dois operadores com nível básico de instrução e de uma chapa para grelhar os hambúrgueres”, afirma o docente da FEA.

Para produzir o kit-merenda, é preciso cumprir as seguintes etapas. Primeiro, os grãos de soja devem ser macerados em água a temperatura ambiente por no mínimo quatro horas. Depois, essa matéria-prima é triturada com água fervente, já na vaca mecânica. O passo seguinte é levar a mistura à centrífuga, que se encarregará de separar a parte líquida da sólida. O leite é submetido, então, a um tratamento térmico, para a retirada do cheiro e do sabor indesejáveis e para destruir os fatores antinutricionais. Na seqüência, ele é resfriado, ganha cor e é saborizado. Já o resíduo sólido é despejado num misturador, onde vai receber a adição de farinha de trigo, proteína texturizada de soja, sal, corante e temperos diversos. Essa massa passa por uma ensacadora, usada originalmente para confeccionar lingüiça, que confere um formato retangular aos hambúrgueres.

De acordo com o professor Roberto Moretti, 3,75 quilos de soja produzem 30 litros de leite por hora, que equivalem a 150 copos de 200 mililitros. O resíduo obtido com o processo dá origem a 13,5 quilos de hambúrguer, que compreendem 150 “bifes” de 90 gramas cada. Considerado ainda o pão de 50 gramas, cada kit fornece 27,2 gramas de proteína e 480 calorias, valores suficientes para suprir quase metade das necessidades diárias de uma criança com até 40 quilos de peso. E o melhor: trata-se de uma dieta balanceada. “As merendas servidas atualmente nas escolas podem até ter custo semelhante, mas não oferecem a mesma qualidade, equilíbrio ou carga nutricional”, assegura o especialista. Crianças bem alimentadas, acrescenta o docente, aprendem mais e melhor, como propugna a ONU. Sabe-se que, ainda hoje, a merenda escolar é a única refeição de muitos meninos e meninas brasileiras.

O investimento necessário para montar uma vaca mecânica, conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com