TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mateatica

Seminário: Mateatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Este desafio discorre sobre os problemas do Sistema de Transporte Público do DF, analisando, sobretudo os problemas existentes decorrem de falhas de gerenciamento do órgão gestor (DFTrans). Como métodos e técnicas de pesquisa, realizaram-se pesquisa documental, bibliográfica e aplicação de questionário aos usuários de transporte público a fim de complementar os resultados alcançados pela análise documental. Procura-se identificar o grau de satisfação dos usuários com o serviço ofertado, bem como avaliar sua percepção acerca das restrições de acesso ao serviço de transporte de qualidade. Foram aplicados questionários, representando uma margem de erro estimada em 5% e intervalo de confiança de 95%. Constatou-se insatisfação dos usuários quanto ao serviço prestado, a maioria avaliou como ‘péssimas’ as informações oferecidas pelo órgão gestor sendo que a maioria dos entrevistados não sabia sequer onde reclamar e conseguir informações. Identificou-se que duas grandes operadoras monopolizam os serviços prestados, usando frota envelhecida, motivo de alto grau de insatisfação dos usuários. A análise dos dados permite inferir como ‘insatisfatória’ a atuação do órgão gestor frente à fiscalização e promoção da qualidade do transporte público. Este trabalho trata dos problemas correntes no Sistema de Transporte Público do Distrito Federal e procura analisar se suas causas têm como fator predominante a gestão adotada pelo órgão gestor e fiscalizador (DFTrans). Avalia-se ainda a atuação desse órgão na promoção da qualidade desse serviço.

O Sistema de Transporte Público do Distrito Federal vive um cenário desestimulante, insatisfatório e improdutivo para o desenvolvimento da região. A questão é se os problemas a ser diagnosticados são por omissão do órgão responsável por controlar e fiscalizar as empresas que prestam serviço à população.

O acesso a empregos, educação e serviços públicos é parte das necessidades fundamentais para o desenvolvimento humano. Um sistema de Transporte Público eficiente e de preço justo conecta as pessoas com a vida diária. Muitas cidades, no entanto, desistiram do verdadeiro transporte público, deixando as necessidades de mobilidade exclusivamente nas mãos de veículos particulares e de operadores de transporte coletivo, desordenados e sem regulamentação.

Essas cidades estão bastante despreparadas para as conseqüências, incluindo sérios congestionamentos, poluição do ar e sonora, acidentes e perca de senso de comunidade. O sistema de transporte público de alta qualidade ainda é elemento indispensável no desenvolvimento de uma cidade onde as pessoas e a comunidade vêm em primeiro lugar.

Por efeito do cenário identificado e com Plano Diretor arcaico, verificou-se a necessidade de estruturar um modelo de gestão com políticas satisfatórias e inovadoras a fim de definir suas prioridades no que tange à qualidade do Sistema de Transporte Público do DF.

O órgão gestor terá grandes desafios, não impossíveis, mais desafiantes para quem quer fazer acontecer. Com uma gestão empreendedora, inovada, bem definida, planejada e estruturada, será capaz de proporcionar aos cidadãos qualidade de vida e facilidade de mobilidade.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »