TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como ensinar mateática nos dias de hoje

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO - CLARETIANO

SANDRO NIEMICZ

COMO ENSINAR MATEÁTICA NOS DIAS DE HOJE.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

AGO / 2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata de uma reflexão teórica sobre o conceito e aprendizagem de Matemática nas escolas e a percepção dos acontecimentos do cotidiano, processos e características na Educação básica.

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NOS DIAS DE HOJE?

Antigamente, o assunto matemática só era citado dentro de casa nas horas dos deveres de casa dos alunos. O aprendizado ficava mesmo sob responsabilidade do professor na escola. Hoje em dia os pais estão mais presentes neste contexto, pois com o passar dos anos e avanços da tecnologia, facilitando na hora dos nossos cálculos do dia a dia, não precisamos mais pensar tanto ou até mesmo rabiscar a conta no papel. Ficamos preguiçosos em aprender matemmática.

Desde cedo os pais devem estimular seus filhos para que seineressem pelo assunto, pois depende de princípios morais passados de geração a geração, para formar um pouco os indivíduos éticos de cada sociedade e país.

Materiais pedagógicos, utilizados desde o berçário para estimular a criança, para que a mesma cresça conhecendo as formas geométricas e numéricas.

QUAIS AS TENDÊNCIAS PREDOMINANTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA?

Mesmo que os pais acompanhem o desenvolvimento escolar de seus filhos, existe uma busca desesperada, que a sociedade possui em melhorar o sistema de ensino do país. Isso se dá com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação sejam indicadas como as tendências atuais em Educação Matemática, fazendo com que o papel e o lápis acabem ficando de lado, e assim se esquecendo da verdadeira teoria de como funciona a matemática, ou por quê e como se chegou a tal valor. O interesse está apenas no resultado final.

Em outra situação, o pensamento algébrico, o pensamento matemático avançado, a psicologia da Educação Matemática, é que são indicadas como as tendências. Também é possível que a inclusão, a Filosofia da Educação Matemática, a questão dos valores no ensino de Matemática, em outro contexto sejam indicadas como as Tendências Atuais em Educação Matemática”.

VOCÊ CONCORDA COM ELAS OU NÃO?

Concordo com estas tendências, pois as vejo no dia a dia, pessoas que passam boa parte de seu tempo livre em modernos aparelhos de celular, que possuem inúmeros aplicativos para facilitar suas vidas, deixando se levarem por esta onda tecnológica da facilidade. Não sou contra a tecnologia e seus avanços, más estas facilidades nos deixam mais preguiçosos.

E PODE-SE AFIRMAR QUE A MATEMÁTICA ESTÁ CONDENADA AO INSUCESSO?

Não podemos dizer que a matemática está fadada ao insucesso, pois ela nunca deixará de existir. Sempre estaremos utilizando a matemática em nossas atividade dos cotidiano, mesmo que inconscientemente.

A matemática está passando por mudanças em como ela e utilizada como demonstra o ensino hoje. Analisando a sociedade em si, ela não estimula nem mesmo a leitura.

Altos preços nos livros e materiais pedagógicos acabam desestimulado o estudante, pois há um certo nível de desordem que acaba sendo transmitido desde cedo para as crianças.

MATERIAL DOURADO

O material dourado é uma excelente proposta de atividade para chamara a atenção dos pequeninos.

Fonte: <http://www.ufrgs.br/matematicando/materiais-1/copy_of_de-la-pra-ca/

passo-a-passo-em-video>. Acesso em: 13 ago. 2015.

Criado pela médica italiana Maria Montessori, que desenvolveu o trabalho de construção e apropriação do Sistema de Numeração Decimal (SND), onde suas propriedades e, operações poderiam ser resolvidas por pessoas que apresentavam dificuldade de aprendizagem em matemática, que era utilizado principalmente para desenvolver o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com