TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica dos solos

Por:   •  23/10/2016  •  Ensaio  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  2.772 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Relacione, de forma generalizada, os processos específicos de formação de solos com o clima e/ou posição na paisagem (relevo).  

   Os processos de formação do solo se dá a decomposição da rocha mãe com o agente do e outros fatores de formação de solos, como clima, organismos, topografia(relevo) e tempo.se transforma sob a interferência de dois tipos de agente como os internos e externo que são os endógenos que se definem em vulcanismo e tectonismo e o outro agente e o exógenos que definem em intemperismo e antropicidade que e um fator humano.

  1. . Explique como o relevo, o clima e os organismos atuam na formação do solo.

  Relevo pode ser formado pelo vulcanismo e a tectônica de placas podem provocar mudanças mais drásticas no relevo, como formação de montanhas.

  Fatores externos como intemperismo e humano, o intemperismo pode atuar sobre a rocha ou solo através da água, ventou ou geleiras, o relevo atua na dinâmica da água, tanto na vertical que se dá a infiltração e na horizontal que atua e erosão, transporte e deposição e no caso das geleiras provoca através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rocha se desmorona.

  No caso do homem ele e um grande agente externo pois modifica ou transforma relevo através das atividades das relações humanas, assim transformando o relevo de acordo com os seus interesses econômicos ou mesmo para habitação.

  O Clima pode atuar como a maior parte dos agentes intempericos por esta relacionado com o processo meteorológicos e climatológicos, como exemplo agua das chuvas, dos ventos e temperatura. Com isso o tipo de clima e suas variações ao longo do tempo são fatores determinantes para a formação dos solos e também pode influencia na velocidade do material de origem.

 

  Os organismos atuam de forma continua sobre o solo, tanto na sua formação quanto na sua transformação, degradando-o, alterando sua composição físico-química ou até mesmo conservando-o, assim desde os micro organismos até os seres humanos. Os micro-organismo, como as bactérias, algas e fungos, atuando diretamente no intemperismo biológico, fazendo se presente na composição das rochas e na alteração dos compostos vegetais ou mineral dos solos assim tornando o mais pobre ou férteis. As plantas podem atua na contenção do transporte de sedimentos os seres humanos, como nas ocorrências de erosões, desertificações e dentre outros.

  1. Diferencie camadas de horizontes. Como é possível notar, visualmente, a presença de uma camada e a presença de um horizonte?

Horizonte O (horizonte orgânico) – camada externa do solo composta por material orgânico em estágio de decomposição.

Horizonte A – é o horizonte mineral mais próximo da superfície, com uma relativa presença de matéria orgânica.

Horizonte B – é o horizonte de acumulação, com uma grande presença de minerais e com baixo acúmulo de material orgânico, também apresenta argila na sua composição.

Horizonte C – camada formada por partes fragmentadas da rocha mãe, muitas vezes com sedimentos menores nas suas partes mais altas.

Horizonte E – coloração clara de onde a argila e outras partículas, como a agua perculam.

Horizonte R – camada mineral de material consolidado.

  1.  Os solos do sertão nordestino podem ser classificados como solos pobres?  Por quê?

   A uma grande predominância de solo arenoso, solo pobre pela pouca influência de agua e também em ambiente nutritivo e rico em pedregulhos rolados, um dos fatores e a escassez de chuva e o ambiente muito quente são esses os fatores que consideram o solo do sertão nordestino como pobre.

  1. Quais são os ambientes mais favoráveis à atuação do intemperismo físico?  

  Os principais agentes do intemperismo físico são cristalização, congelamento, atividades de seres vivos e a variação de temperatura.

6. Em que continente e/ou países você espera q estejam ocorrendo processos de alteração similares aos que ocorrem no Brasil? Por quê?  

 

   Na África, por esta quase no mesmo meridiano.

7. Diferencie "fatores" de "processos" de formação do solo.  

   Fatores são os que provoca. Em relação a formação do solo são seres vivos, clima, relevo, tempo e material de origem.

  Processos são os que sofrem. Em relação a formação do solo são o modo de atuação desses fatores.

8. Diferencie fatores ativos de fatores passivos de formação de solo.

   Os ativos de formação dos solos são aqueles que, de alguma forma, atuam sobre o material de origem fornecendo ou exportando matéria, além de gerar energia, como o clima e organismo.

Os fatores passivos, são aqueles que não fornecem ou exportam matéria, ou ainda, não geram energia. Tendo como exemplo material de origem e tempo.

9. Materiais de origem diferente podem formar solos iguais? E vice-versa? Por quê?  

   Podem sim. Pois na sua composição ele será a mesma como argila, areia, silte. Só ira variar na proporção de cada tipo de material do solo. E solos iguais podem forma materiais diferentes dos de origem dependendo da sua temperatura, ambiente e pressão.

10. O que é solo jovem? Quais são as possíveis razões para um solo ser jovem? É possível a existência de um solo jovem em condições de clima tropical e tempo de exposição longo? Justifique.

 

  O solo jovem e aquele que sofreu pouca ação do intemperismos, as razoes do solo ser jovem são devidamente ao relevo ou a taxa de erosão for maior que a taxa de pedogênese formando um solo pouco espesso, podendo apresentar minerais ainda passíveis de intemperização.  E Não. Pois o solo é produto do intemperismo do material de origem e suas características são diferenciadas em relação ao clima.  Assim é que solos formados sob clima tropical são solos bastante intemperizados, enquanto aqueles formados sob clima temperado são bem menos intemperizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com