TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Lega

Monografias: Medicina Lega. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

safas dahoraColocamos um chumaço de algodão no ouvido do aluno teste (T),Gabriela. Cuja acuidade auditiva, por condução aérea e óssea, foi comparada à do aluno controle (C), Márcio.

- O aluno C, Márcio coloca a base do diapasão perto do meato auditivo externo do aluno T, Gabriela, e quando esta referiu não ouvir mais a vibração do diapasão, o Márcio colocou a base do diapasão próximo do seu meato auditivo externo.

- Repetimos este procedimento colocando agora a base do diapasão sobre o processo mastóide.

• O que se observa? Justifique.

A acuidade auditiva do aluno T, Gabriela é menos do que a do aluno C, Márcio quando avaliada por condução aérea, mas é superior a do Márcio quando avaliada por condução óssea. Esta observação paradoxal se deve ao fato do som produzido pelo diapasão ser percebido mais nitidamente no indivíduo com surdez de condução, pois nesse caso não há interferência dos ruídos ambientais (ou seja, aumenta a relação sinal/ruído). Acredita-se que o mascaramento do som produzido pelo diapasão pelos outros sons seja devido à adaptação sensorial e à existência dos períodos refratários absoluto e relativo das vias auditivas.

Os principais fatores que podem causar uma surdez de condição são: presença de um corpo estranho ou cera no canal auditivo externo, lesão dos ossículos do ouvido médio, ou espessamento da membrana timpânica causado por otites freqüentes.

IV- Teste de Weber

- A base do diapasão em vibração foi colocada no meio da testa do voluntário Guilherme. Observamos a intensidade do som nos dois ouvidos. Posteriormente o Guilherme tampou um dos ouvidos com um chumaço de algodão e repetimos o teste alternando-se o ouvido tapado.

• O que se observa? Justifique.

Com o ouvido esquerdo tampado, observamos uma lateralização do estímulo sonoro. Nesta situação, que simula uma surdez de condução, o Guilherme ouviu o som de forma mais intensa com o ouvido esquerdo. No caso de um indivíduo ter surdez sensório-neural em um de seus ouvidos, ele ouvirá um som mais intenso com o ouvido integro. Desta forma, uma lateralização do estímulo sonoro no teste de Weber indica a existência de um problema auditivo, seja ele condução ou sensóro-neural.

V- Teste de Schwabach:

- O diapasão foi colocado alternadamente na mastóide do paciente e do examinador, a audição deste é considerada normal.

VI- Localizando a fonte do estímulo sonoro

- Nós formamos um círculo em cujo centro estava a voluntária Ana Luíza de olhos vendados. Os outros alunos do grupo emitiram um ruído, como um estalido de dedos. Ana Luíza apontou o local de origem do som. Foram utilizadas fontes acima, abaixo e dos lados da voluntária.

• O que se observa? Discuta as bases neurofisiológicas que permitem localizar uma fonte sonora.

Foi observado que o voluntário foi capaz de localizar a origem da fonte. A pessoa determina a direção horizontal de onde provém o som por meio dos mecanismos principais: (1) pelo período de tempo entre a entrada do som em um ouvido e no ouvido oposto e (2) pela diferença entre as intensidades dos sons nos dois ouvidos. Os mecanismos não conseguem determinar se o som está tendo origem na frente da pessoa, atrás, acima ou abaixo. Essa discriminação é obtida principalmente pelos pavilhões dos dois ouvidos. O formato do pavilhão altera a qualidade do som que penetra no ouvido dependendo da direção de onde ele vem. Ele faz isso enfatizando frequências sonoras específicas, provenientes de diferentes direções. O mecanismo para detecção da origem do som começa nos núcles olivares superiores no tranco cerebral. Primeiro o núcleo olivar é dividido em duas partes; o núcleo olivar superior medial e o núcleo olivar superior lateral. O núcleo lateral controla a detecção da direção de onde vem o som, pela diferença de intensidade do som que atinge os dois ouvidos. O núcleo olivar superior medial tem um mecanismo especial para detectar o intervalo de tempo entre os sinais acústicos que entram nos dois ouvidos.

VII- Volume dos ruídos

- Foi colocado um fone no ouvido de um voluntário e alterando o volume de ruído apresentado aos dois ouvidos enquanto ele lia um texto.

• O que se observa? Qual a importância deste fenômeno?

Foi observado que o voluntário aumentava o volume da voz à medida que aumentávamos o volume do ruído. Este fenômeno ilustra a importância da retro-alimentação sensorial na emissão de uma resposta motora, no caso como a audição influi sobre a emissão da fala. Isto também pode ser ilustrado tomando-se como exemplo a importância de influxos sensoriais proprioceptivos na execução de um ato motor. A interrupção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com