TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memórias de cientistas sobre arte e recreação

Tese: Memórias de cientistas sobre arte e recreação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  5.322 Palavras (22 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

Nos dias de hoje falar em criatividade esta em alta no meio dos docentes, mas será que esta criatividade é de qualquer forma, sem planejamento e estrutura adequada?

Estudos apontam que a disciplina de Arte e recreação para muitos se baseiam em um simples desenho livre em uma folha sulfite e apenas soltar uma bola de futebol em uma quadra poliesportiva e deixar os alunos livre. Mas será que este é o proposito real das disciplinas em questão?

Este trabalho vem com o intuito de resgatar memórias de um passado não tão distante das disciplinas de Arte e Recreação e comparar com a atual realidade das mesmas.

O que mudou? O que melhorou? E o que piorou? Serão estes os assuntos debatidos neste trabalho. Assuntos estes de fundamental importância para o enriquecimento de nosso saber, pois enquanto acadêmicas buscamos absorver informações e conhecimentos para que quando estivermos dentro da sala de aula não cometamos erros que possam atrapalhar o desenvolvimento e a qualidade do conhecimento de nossos alunos.•.

Memórias das acadêmicas com relação às disciplinas de Arte e Recreação:

Acadêmica: Eliene Alves de Oliveira

Em minha infância nos anos 90 as aulas de Arte eram denominadas Educação Artística, onde as aulas se baseavam em pinturas de desenhos livres, muitas vezes mimeografado pela própria professora, onde a mesma colocava a disposição dos alunos tinta guache, lápis de cor, canelinhas e giz de cera e os alunos pintavam conforme sua criatividade.

Mais adiante tinha aulas de colagem, bolinhas de papel crepom, pontilhados, a professora ensinava os alunos a aumentar o desenho, uso do palito de picolé como forma de decorar e construir desenhos, entre outras atividades, porém nas aulas de educação artística não se falava de pintores renomados, como nas aulas de Arte de hoje, era tempos de transição, de o simples pintar livre para informações e aprendizados de pintores que fizeram a diferença em nossa sociedade.

Já com relação à recreação, as atividades eram simplesmente o brincar de bola, o professor soltava uma bola em uma quadra poliesportiva e os alunos corriam atrás, muitas vezes nem sabia o porquê estava correndo, simplesmente corria.

Muito diferente dos dias de hoje, em que o professor se utiliza da bola apenas como ilustração, ele explica, exemplifica, mostra aos alunos atividades atrativas porem com determinado fundamento da motricidade.

Acadêmica: Gina Marcia Marques da Silva

Recordo das minhas aulas de educação artística, como uma aula muito prazerosa, apesar de que, na época não estudávamos sobre os artistas, mas tínhamos um caderno de desenho, na qual fazíamos várias obras de origem própria, era utilizado sempre o mesmo material, lápis de cor e tinta.

Nas aulas de recreação (educação física), brincávamos de corda e bola. Minha brincadeira preferida era bola queimada, a escola tinha uma quadra de areia e nossas aulas, na maioria das vezes, eram realizadas lá.

De um modo geral minhas aulas de educação artística e recreação foram de suma importância para meu desenvolvimento, pois foi a partir dessas aulas que pude me desenvolver, por meio de desenhos pude me expressar e aprendi a brincar, dividir e me socializar.

Acadêmica: Kelly Patrícia de Oliveira Ferreira

Na época que eu estudava na educação infantil a gente tinha educação artística na escola era bom, mas não aprendíamos muita coisa, pois era muito difícil. Hoje em dia tudo esta mudando os alunos tem mais oportunidade nas escolas os professores estão se qualificando cada vez mais para poder levar aos alunos ensinos de qualidades, mas tudo isso muitas vesses tem suas dificuldades.

Constavam muito práticas de artesanato com jornais, com palito de picolé garrafas pet, entre muitas atividades daquela época. As práticas de recreação eram muitas diversões, brincávamos de amarelinha, Ciranda cirandinha, esconde-esconde, cobra-cega, quebra-cabeça entre muitas.

. .

A importância de contemplar as práticas artísticas expressivas e recreativas no espaço escolar.

“Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?”.

O papel da arte na educação contemporânea é olhar desenhos de crianças e aproximar-se de seus pensamentos visíveis e também entrar na consciência representativa da realidade, muito se discutiu sobre se as crianças desenham o que veem o que conhecem o que pensam.

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. Assim entendemos que a arte deve levar o aluno a Aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, o papel da arte na formação do aluno é bem mais amplo do que foi a algum tempo atrás, hoje ela tem um papel social, de ajudar a formar cidadãos mais consciente de seu papel social, comprometido com os problemas e dificuldades que envolve a sociedade contemporânea tendo a arte como aliada nas manifestações das opiniões e criticas social, como diz no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte PCN, BRASIL, 1997.

A arte contemporânea é arte que é feita hoje. Uma das características dessa arte é o uso de novos suportes- materiais que o artista utiliza para expressar suas ideias, como sucata, objetos vegetais e outros. Ela não busca a simpatia do público. É provocativa, levando o espectador a ter uma nova percepção da realidade a sua volta por meio de reflexões, estimulando-o a ser crítico, olhar em volta e se perceber, reconhecendo-o como sujeito histórico.

Um movimento que influenciou bastante a Arte Contemporânea foi a Pop Art., movimento no qual os artistas passam a usar temas tirados do dia- a dia, principalmente os ligados ao consumismo. Não se pode olhar para a Arte Contemporânea da mesma

Maneira como se olha para a Arte do séc. XX. Ela exige uma percepção diferente. Mais do que contemplação, ela exige reflexão. É preciso entender o que aconteceu ao longo do tempo. Compreender que o homem de hoje é diferente do homem dos séculos passados.

Percebemos que arte Contemporânea é cada vez mais importante no cenário mundial, nos grandes centros já é uma realidade imperativa, e consequentemente começa a tornar espaço nas demais regiões com ascendente relevância. Trabalhada na escola, propícias situações diversas de ensino: provoca o olhar do aluno, tema capacidade de gerar discussões e confronto de ideias que só vem a contribuir para sua cultura e senso estético.

QUESTÕES:

Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvida, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artísticos?

Artes Visuais; A arte visual possui um caráter de inovação e criação, em qualquer maneira de conhecimento. A mesma organiza o mundo de um modo geral, conseguindo respostas para os desafios que o cerca, pois ele sofre transformações do homem e da realidade na qual o rodeia. O resultado de elementos estruturais se revela pela inovação, criação e destaque de resultados, pois o homem cria o tempo todo, inova, dá continuidade ao que já começou, assim desenvolve muitas coisas e cria várias manifestações existentes em sua consciência.

Musicas e Danças; A música e a dança são maneiras de expressar os sentimentos, muitas vezes reprimidos. Elas são sentidos construídos através de imagens poéticas, podendo ser elas: visuais, corporais, sonoras ou até mesmo em um anexo de palavras. Essas formas artísticas se iniciam através de ideias, sentimentos, imagens, fatos, ou até mesmo por prazer. A arte na qual o artista presencia pode ser vista fora da realidade, ele faz com que tudo sejam novo e diferente, criando assim seu próprio estilo e sua história, podendo ser visto por outro ponto de vista pela realidade na qual estamos inseridos.

Teatro e Jogos Dramáticos; No ensino fundamental, o teatro traz experiências que contribuem para o desenvolvimento integrado de uma criança, podendo elas ser: expressiva ou artística. Além de proporcionar prazer e exercitar o cérebro, o mesmo contribui para que a criança aprenda a coletividade, pois é uma atividade em grupo, onde um depende do outro, tornando-se um momento de diálogos, respeito, cooperação, reflexão e imaginação, fazendo com que a criança desenvolva sua própria autonomia e confiança.

PLANO DE AULA

Disciplina: Artes

Público alvo: 4ºano

Tema: Música

Conteúdo: Trabalhar a música Garota de Ipanema, a vida do autor Tom Jobim e suas obras.

Objetivo: Através da arte musical, ampliar a exploração e a interpretação;

Entre outros ritmos, identificar qual foi o ritmo apresentado;

Distinguir a história da vida de um determinado cantor;

Fazer com que os alunos interpretem e produzam conceitos musicais;

Identificar alguns instrumentos musicais.

Metodologia: Expor alguns instrumentos musicais;

Apresentar, com o auxilio de um aparelho de som algumas das músicas cantadas pelo autor apresentar um vídeo com o clip da música Garota de Ipanema, para que os alunos possam observar como o autor se apresentava e quais instrumentos eram utilizados na música.

Recursos: Aparelho de som;

Televisão; Aparelho de dvd, cd;

Vídeos; Instrumentos musicais.

Avaliação: Após os alunos identificarem os instrumentos e contar um pouco sobre a vida de um determinado cantor, faremos uma roda e discutiremos o que mais lhes chamou a atenção. Em seguida cantaremos a música trabalhada em sala.••.

Como se sabe, o ensino da arte é fundamental para desenvolvimento da criança, pois arte é conhecimento e envolve o pensamento, o sentimento estético e a formação intelectual do aluno. Para Lowenfeld (1977), a arte desempenha um papel potencialmente vital na educação das crianças. Desenhar, pintar ou construir constitui um complexo em que a criança reúne diversos elementos de sua experiência, para formar um novo e significativo todo.

Levar obras de arte para a sala de aula é uma ótima sugestão de trabalho, pois além da ótima aparência do material estes trazem grande motivação para os alunos, por ser um material diferenciado, as pinturas retratam imagens, lugares, pessoas, situações, pois até determinada época os pintores retratavam a realidade em que viviam. Outra forma de pintura que nos trouxe grande admiração foram as pinturas abstratas, que não retratam uma imagem, mas que abre espaço para a imaginação e criatividade de cada observador, os alunos nas aulas de artes. A arte é importante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos. Os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. A criatividade da criança precisa ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível, pois, nas palavras de Buoro (2000, p. 39) “Arte se ensina, Arte se aprende”. A criança valoriza mais o material que está utilizando, o processo, do que o resultado final. Ao se expressar de forma gráfica faz vários rabiscos, livremente, faz traços horizontais, verticais e inclinados até perceber que pode utilizar a linha curva para construir círculos de tamanhos diferentes. Por mais que para os adultos esses rabiscos não possuam significado algum, devem ser estimulados. A criança deve ser

encorajada a garatujar, pois esses traços são o início de sua expressão gráfica e, posteriormente, a levarão até a escrita. Criança naturalmente descobre que existe afinidade entre cor e objeto; não existe uma relação emocional que determina qual a cor que seleciona para os objetos de sua pintura. Para ela, a arte é um meio de expressão pessoal; não se apercebendo da beleza que faz, nem tem pretensão de enfeitar espontaneamente o objeto. Um dos atributos mais importantes do traço é o ritmo; esse,

Aparece muito nos desenhos infantis, em suas repetições de forma, a qual é feita inconscientemente. A arte pode contribuir imensamente para o desenvolvimento da criança, seja nos primeiros anos de vida, seja na idade escolar. O importante é que os professores esteja abertos à mudanças, no sentido de aprofundarem mais seus conhecimentos na psicologia do desenvolvimento infantil e se permitirem ensinar arte às crianças. Somente assim a criança poderá exprimir o seu mundo através da arte.••.

CONCLUSÃO:

A escola dos dias de hoje vem passando por significativas transformações, ambas para uma melhor didática e até mesmo para um melhor aprendizado por parte de seus alunos e professores.

Qualificação profissional, livros didáticos atualizados, e reforma em suas grades curriculares.

Com a realização deste trabalho podemos constatar as transformações que vieram ocorrendo com o passar das décadas. Com o resgate das memorias de cada acadêmica constatamos que as disciplinas de Arte antiga Educação Artística e Recreação são as que mais se transformou no final da década.

Hoje as aulas de Arte não se resumem apenas em um desenho livre na folha sulfite, hoje os alunos passaram a ter noções de pintores renomados que fizeram parte de nossa história como, por exemplo, Van Gogh entre outros, os desenhos passaram a ter sentido e direcionamento com relação às cores, texturas, movimento e coordenação motora, entre outras contribuições significativas para o aprendizado dos alunos.

Já com relação à disciplina de Recreação, hoje o simples jogo de futebol não é a base das aulas, os alunos passaram tem contato com a motricidade real, a parte fisiológica do corpo humano, a ludicidade vem pra sala de aula não apenas no brincar, mas no aprender brincando.

Nós compreendemos com este trabalho que a educação no Brasil vem se moldando com a real necessidade de nossos alunos, hoje a informação esta mais acessível e novas tendências vêm tomando conta das salas de aula, permitindo que

Novos horizontes sejam abertos não apenas para os alunos, mas para os docentes que lecionam suas aulas com amor e dedicação, permitindo assim que conhecimento e informação sejam passados para os alunos garantindo a excelência em seu aprendizado.

E principalmente para uma melhor qualidade de vida, não esquecendo que existem várias formas de recreação, lazer, jogo e brincadeira e nem sempre é preciso dinheiro para isso, só precisa de imaginação, ser criativo e acreditar em sonhos.

A importância de contemplar as práticas artísticas expressivas e recreativas no espaço escolar.

“Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?”.

O papel da arte na educação contemporânea é olhar desenhos de crianças e aproximar-se de seus pensamentos visíveis e também entrar na consciência representativa da realidade, muito se discutiu sobre se as crianças desenham o que veem o que conhecem o que pensam.

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. Assim entendemos que a arte deve levar o aluno a Aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, o papel da arte na formação do aluno é bem mais amplo do que foi a algum tempo atrás, hoje ela tem um papel social, de ajudar a formar cidadãos mais consciente de seu papel social, comprometido com os problemas e dificuldades que envolve a sociedade contemporânea tendo a arte como aliada nas manifestações das opiniões e criticas social, como diz no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte PCN, BRASIL, 1997.

A arte contemporânea é arte que é feita hoje. Uma das características dessa arte é o uso de novos suportes- materiais que o artista utiliza para expressar suas ideias, como sucata, objetos vegetais e outros. Ela não busca a simpatia do público. É provocativa, levando o espectador a ter uma nova percepção da realidade a sua volta por meio de reflexões, estimulando-o a ser crítico, olhar em volta e se perceber, reconhecendo-o como sujeito histórico.

Um movimento que influenciou bastante a Arte Contemporânea foi a Pop Art., movimento no qual os artistas passam a usar temas tirados do dia- a dia, principalmente os ligados ao consumismo. Não se pode olhar para a Arte Contemporânea da mesma

Maneira como se olha para a Arte do séc. XX. Ela exige uma percepção diferente. Mais do que contemplação, ela exige reflexão. É preciso entender o que aconteceu ao longo do tempo. Compreender que o homem de hoje é diferente do homem dos séculos passados.

Percebemos que arte Contemporânea é cada vez mais importante no cenário mundial, nos grandes centros já é uma realidade imperativa, e consequentemente começa a tornar espaço nas demais regiões com ascendente relevância. Trabalhada na escola, propícias situações diversas de ensino: provoca o olhar do aluno, tema capacidade de gerar discussões e confronto de ideias que só vem a contribuir para sua cultura e senso estético.

QUESTÕES:

Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvida, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artísticos?

Artes Visuais; A arte visual possui um caráter de inovação e criação, em qualquer maneira de conhecimento. A mesma organiza o mundo de um modo geral, conseguindo respostas para os desafios que o cerca, pois ele sofre transformações do homem e da realidade na qual o rodeia. O resultado de elementos estruturais se revela pela inovação, criação e destaque de resultados, pois o homem cria o tempo todo, inova, dá continuidade ao que já começou, assim desenvolve muitas coisas e cria várias manifestações existentes em sua consciência.

Musicas e Danças; A música e a dança são maneiras de expressar os sentimentos, muitas vezes reprimidos. Elas são sentidos construídos através de imagens poéticas, podendo ser elas: visuais, corporais, sonoras ou até mesmo em um anexo de palavras. Essas formas artísticas se iniciam através de ideias, sentimentos, imagens, fatos, ou até mesmo por prazer. A arte na qual o artista presencia pode ser vista fora da realidade, ele faz com que tudo sejam novo e diferente, criando assim seu próprio estilo e sua história, podendo ser visto por outro ponto de vista pela realidade na qual estamos inseridos.

Teatro e Jogos Dramáticos; No ensino fundamental, o teatro traz experiências que contribuem para o desenvolvimento integrado de uma criança, podendo elas ser: expressiva ou artística. Além de proporcionar prazer e exercitar o cérebro, o mesmo contribui para que a criança aprenda a coletividade, pois é uma atividade em grupo, onde um depende do outro, tornando-se um momento de diálogos, respeito, cooperação, reflexão e imaginação, fazendo com que a criança desenvolva sua própria autonomia e confiança.

PLANO DE AULA

Disciplina: Artes

Público alvo: 4ºano

Tema: Música

Conteúdo: Trabalhar a música Garota de Ipanema, a vida do autor Tom Jobim e suas obras.

Objetivo: Através da arte musical, ampliar a exploração e a interpretação;

Entre outros ritmos, identificar qual foi o ritmo apresentado;

Distinguir a história da vida de um determinado cantor;

Fazer com que os alunos interpretem e produzam conceitos musicais;

Identificar alguns instrumentos musicais.

Metodologia: Expor alguns instrumentos musicais;

Apresentar, com o auxilio de um aparelho de som algumas das músicas cantadas pelo autor apresentar um vídeo com o clip da música Garota de Ipanema, para que os alunos possam observar como o autor se apresentava e quais instrumentos eram utilizados na música.

Recursos: Aparelho de som;

Televisão; Aparelho de dvd, cd;

Vídeos; Instrumentos musicais.

Avaliação: Após os alunos identificarem os instrumentos e contar um pouco sobre a vida de um determinado cantor, faremos uma roda e discutiremos o que mais lhes chamou a atenção. Em seguida cantaremos a música trabalhada em sala.••.

Como se sabe, o ensino da arte é fundamental para desenvolvimento da criança, pois arte é conhecimento e envolve o pensamento, o sentimento estético e a formação intelectual do aluno. Para Lowenfeld (1977), a arte desempenha um papel potencialmente vital na educação das crianças. Desenhar, pintar ou construir constitui um complexo em que a criança reúne diversos elementos de sua experiência, para formar um novo e significativo todo.

Levar obras de arte para a sala de aula é uma ótima sugestão de trabalho, pois além da ótima aparência do material estes trazem grande motivação para os alunos, por ser um material diferenciado, as pinturas retratam imagens, lugares, pessoas, situações, pois até determinada época os pintores retratavam a realidade em que viviam. Outra forma de pintura que nos trouxe grande admiração foram as pinturas abstratas, que não retratam uma imagem, mas que abre espaço para a imaginação e criatividade de cada observador, os alunos nas aulas de artes. A arte é importante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos. Os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. A criatividade da criança precisa ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível, pois, nas palavras de Buoro (2000, p. 39) “Arte se ensina, Arte se aprende”. A criança valoriza mais o material que está utilizando, o processo, do que o resultado final. Ao se expressar de forma gráfica faz vários rabiscos, livremente, faz traços horizontais, verticais e inclinados até perceber que pode utilizar a linha curva para construir círculos de tamanhos diferentes. Por mais que para os adultos esses rabiscos não possuam significado algum, devem ser estimulados. A criança deve ser

encorajada a garatujar, pois esses traços são o início de sua expressão gráfica e, posteriormente, a levarão até a escrita. Criança naturalmente descobre que existe afinidade entre cor e objeto; não existe uma relação emocional que determina qual a cor que seleciona para os objetos de sua pintura. Para ela, a arte é um meio de expressão pessoal; não se apercebendo da beleza que faz, nem tem pretensão de enfeitar espontaneamente o objeto. Um dos atributos mais importantes do traço é o ritmo; esse,

Aparece muito nos desenhos infantis, em suas repetições de forma, a qual é feita inconscientemente. A arte pode contribuir imensamente para o desenvolvimento da criança, seja nos primeiros anos de vida, seja na idade escolar. O importante é que os professores esteja abertos à mudanças, no sentido de aprofundarem mais seus conhecimentos na psicologia do desenvolvimento infantil e se permitirem ensinar arte às crianças. Somente assim a criança poderá exprimir o seu mundo através da arte.••.

CONCLUSÃO:

A escola dos dias de hoje vem passando por significativas transformações, ambas para uma melhor didática e até mesmo para um melhor aprendizado por parte de seus alunos e professores.

Qualificação profissional, livros didáticos atualizados, e reforma em suas grades curriculares.

Com a realização deste trabalho podemos constatar as transformações que vieram ocorrendo com o passar das décadas. Com o resgate das memorias de cada acadêmica constatamos que as disciplinas de Arte antiga Educação Artística e Recreação são as que mais se transformou no final da década.

Hoje as aulas de Arte não se resumem apenas em um desenho livre na folha sulfite, hoje os alunos passaram a ter noções de pintores renomados que fizeram parte de nossa história como, por exemplo, Van Gogh entre outros, os desenhos passaram a ter sentido e direcionamento com relação às cores, texturas, movimento e coordenação motora, entre outras contribuições significativas para o aprendizado dos alunos.

Já com relação à disciplina de Recreação, hoje o simples jogo de futebol não é a base das aulas, os alunos passaram tem contato com a motricidade real, a parte fisiológica do corpo humano, a ludicidade vem pra sala de aula não apenas no brincar, mas no aprender brincando.

Nós compreendemos com este trabalho que a educação no Brasil vem se moldando com a real necessidade de nossos alunos, hoje a informação esta mais acessível e novas tendências vêm tomando conta das salas de aula, permitindo que

Novos horizontes sejam abertos não apenas para os alunos, mas para os docentes que lecionam suas aulas com amor e dedicação, permitindo assim que conhecimento e informação sejam passados para os alunos garantindo a excelência em seu aprendizado.

E principalmente para uma melhor qualidade de vida, não esquecendo que existem várias formas de recreação, lazer, jogo e brincadeira e nem sempre é preciso dinheiro para isso, só precisa de imaginação, ser criativo e acreditar em sonho

...

Baixar como  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »