TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Por:   •  2/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLGIA

MARCIO HENRIQUE MARQUES MACEDO

MATRÍCULA: 20131020039

HISTORIA DA MICROBIOLOGIA: QUESTÕES SOBRE A HISTORIA DA MICROBIOLOGIA.

DIAMANTINA

2014

SUMÁRIO

1-HISTORIA DA MICROBIOLOGIA        3

2-QUESTÕES        4

3-REFERÊNCIAS        7

1-HISTORIA DA MICROBIOLOGIA

        Microbiologia é o estudo de organismos microscópicos. Tal denominação deriva de três palavras gregas, mikros (pequeno), bios (vida), logos (ciência).Assim, a microbiologia significa o estudo da vida microscópica.

        Alguns dos microrganismos originaram-se 4 bilhões de anos de material orgânico complexo presente em águas oceânicas ou de nuvens que circundavam a Terra primitiva. Devido serem os primeiros indícios de vida na Terra são considerados ancestrais de todas as outras formas de vida.

        Mesmo os microrganismos serem tao antigos devido a suas dimensões, esses só poderam ter sua existência confirmada a partir da invenção do primeiro microscópico. Anton van Leeuwenhock (1632-1723), um mercador de tecidos na Holanda, revolucionou a microbiologia, pois conseguiu desenvolver um microscópico com a capacidade de ampliar ate 200 vezes, tendo a resolução de 1 mm.

         Leeuwenhock percebeu ainda que deixava suas infusões de matéria orgânica a temperatura ambiente, havia um aumento do número de bactérias. Sabe-se hoje em dia que isso deve-se principalmente a bipartição das bactérias.

        Nessa mesma época começaram a surgir as teorias que admitiam a geração espontânea. Mas nessa mesma época começaram a surgir os embates entres as duas posições: biogênese e abiogênese.

        Os principais defensores da teoria abiogênica foram na antiguidade Aristóteles, e a partir do século XVII o estudioso Needham entre outros. Já da teoria biogênica, muito mais nova que a abiogênica, teve como defensores Redi, Spallanzant e outros. Mas o mais importante para essa teoria foi Louis Pasteur, que em 1861 demostrou por fim a validade da teoria biogênica.

        Depois da comprovação da teoria biogênica, desenvolvimento do microscópio, e os estudos ate então, possibilitou as notáveis descobertas de Pasteur, de koch e de seus discípulos.

        Nessa época microbiologia focou principalmente no estudo e isolamento bactérias patogênicas principalmente aos humanos, o que possibilitou mais adiante o desenvolvimento de vacinas, descobertas de novos microrganismos como os vírus, os protistas e os fungos, além da descoberta da penicilina um antibiótico natural, isolado de um fungo.

        Depois disso e com o desenvolvimento da genética a microbiologia obteve ainda uma maior importância, devido as suas contribuições na medicina, biologia molecular, agricultura entre outras, além do próprio conhecimento gerado.

2-QUESTÕES

Questão 1:

A primeira demonstração direta do papel desempenhado por uma bactéria, no desenvolvimento de uma doença, foi apresentado por Robert Koch . Em seus trabalhos ele definiu os postulados de Koch.

        1- Um microrganismo específico deve estar sempre associado a uma doença;

        2- O microrganismo suspeito deve ser isolado e deve ser capaz de crescer em cultura pura, em laboratório.

        3- A inoculação daquela cultura deve ser capaz de produzir a mesma doença em um animal suscetível.

        4- O mesmo organismo deve ser isolado a partir do animal doente.

Hoje em dia com o avanço da microbiologia sambemos que estes postulados não podem ser amplamente usados. Diga porque em alguns casos esses postulados não são compridos.

Resposta: Nos dias atuais já se sabe que muitas pessoas sadias carregam patógenos mas não exibem sintomas de doença, alguns microrganismos são muito difíceis em crescer in vitro em meios artificiais. Existem patogênicos que são exclusivos de espécie. Certas doenças se desenvolvem somente quando um patógeno oportunista invade um hospedeiro enfraquecido e nem todas as doenças são causadas por microrganismos.

Questao 2:

A partir dos estudos de Robert Koch, e a colaboração de Richard Petri foi possível uma melhor identificação dos microrganismos. Qual é o diferencial entre o conjunto, placa de petri e meio de cultura, criado pelos dois com os métodos mais primitivos, que possibilitava essa melhor identificação microrganismos?

Resposta: Com meios de culturas mais nutritivos e o maior isolamento entre o meio de cultura e o meio ambiente criado pela placa de Petri, foi possível cultivar um maior número de culturas e ainda selecionar melhor os microrganismos, conseguindo um isolar individualmente cada colônia, possibilitando assim um maior estudo das características de cada espécie aumentando o número de identificações.

Questão 3:

Defina de forma concisa o que é a teoria de geração espontânea? E de exemplos a partir da qual essa era justificada.

Resposta: A geração espontânea diz que um ser vivo pode nascer independente da existência de outro ser, os exemplos usados para defender essa teoria eram por exemplo, surgimentos de ratos em celeiros, nascimento de bactérias em meios esterilizados em contato com o ar entre outros.

Questão 4:

Foi Louis Pasteur que pôs fim no embate entre as teorias abiogênica e biogênica, ele mostrou que a geração espontânea  base da teoria abiogênica não existia, a partir de um experimento com frascos em pescoço de cisne. Descreva esse experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (227.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com