TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia

Por:   •  16/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Microbiologia

Tema: Importância do microambiente oral no desenvolvimento de endocardites.

Importância do microambiente oral no desenvolvimento de endocardites

Introdução

Diversos procedimentos odontológicos e até mesmo nossos hábitos de higiene oral como a escovação e uso do fio dental favorecem a entrada de bactérias na corrente sanguínea. Essas bactérias junto ao sangue podem causar doenças e uma delas é a endocardite bacteriana. Nesses casos é importante o uso de métodos antibióticos antes dos tratamentos para evitar que ocorra uma bacteremia.

A endocardite apesar de não ser uma doença presente no dia a dia no consultório, também não deixa de ser uma doença incomum. É uma doença muitas vezes letal, por isso é tão importante a prevenção antes dos procedimentos a serem feitos. Também é importante fazer uma anamnese detalhada do paciente para saber se ele se encaixa no grupo de risco ou não para saber como conduzir o tratamento de forma segura.

Discussão

A endocardite acontece por meio de bacteremias que podem ser sintomáticas ou assintomáticas. As assintomáticas são elimidas pelo próprio organismo antes que elas causem a doença, enquanto nas sintomáticas podemos observar manifestações clínicas que podem ser severas. A endocardite pode ser favorecida por diversos fatores como a idade avançada que é um dos mais importantes, lesões em válvulas cardíacas, endocardite, diabetes, entre outros fatores.

Nestes pacientes de risco é de extrema importância que o profissional saiba planejar o tratamento do paciente com métodos antimicrobianos.

Sendo assim é de extrema importancia que o profissional tenha cuidado ao executar qualquer procedimento na cavidade oral de seu paciente para que ele não corra nenhum risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com