TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRA ETAPA DE SISTEMAS DE ENERGIA ATPS E CERTIFICAÇÃO

Projeto de pesquisa: PRIMEIRA ETAPA DE SISTEMAS DE ENERGIA ATPS E CERTIFICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ANA HELENA F. AMORIM – RA: 6187592146

ANGELA GABRIELLE SILVA MÜLLER – RA: 5042710205

AURÉLIO CAMARGO FERREIRA – RA: 5641635162

JEFFERSON IGNACIO CORDEIRO – RA: 5541618844

MATHEUS MACIEL LEITE – RA: 5040699166

PRIMEIRA ETAPA DA ATPS DE SISTEMA DE GASTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO

Campo Grande – MS

Fevereiro de 2013

Carta de ações preventivas de combate à poluição

Sr. Amilton Rodrigues dos Santos

Prefeitura Municipal de Campo Grande

Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação - SEINTRHA

Prezado Senhor,

Venho através desta, comunicar que estão sendo jogados entulhos e lixos ao lado da ponte, localizada na Rua Barnabé Honório da Silva, que divide os bairros Jardim Pênfigo e Jardim Colorado, próximo à saída de Sidrolândia em Campo Grande/MS. Esta ocorrência tem gerado polêmica e transtorno aos vizinhos das proximidades, pois além do mau cheiro, em período de chuvas todo o lixo cai no rio, causando poluição ambiental, enchentes e uma péssima imagem ao bairro.

Em reunião com os moradores, foram apontados os problemas mais urgentes a serem resolvidos, tais como: Limpeza do local; tratamento do solo e da água do rio;

Acompanhamento técnico para recuperação da vegetação nativa e; punição das pessoas que se encontrarem jogando lixo no local.

Como sabemos, a legislação de gestão ambiental consiste na administração integrada de uma região ou ambiente, com critérios de equilíbrio, promovendo o desenvolvimento e bem estar dos seres humanos e a lei complementar nº234/90, código de limpeza urbana, entre outras leis que nos esclarece que fatos como esse, não se permite. Isso nos deixa claro que é uma situação que não pode permanecer do mesmo jeito, pois o contato com os sólidos jogados e as condições climáticas, sol e chuva, acabam produzindo fungos e bactérias, trazendo a presença de animais e insetos como baratas, ratos, entre outros que podem estar transmitindo doenças a população local, além desses fatores pode resultar na perca dos nutrientes do solo e prejudicando o adubo da natureza ao redor e a fonte de água.

Diante do contexto acima, solicitamos a essa secretaria que providencie mão de obra e maquinário para atendimento das ações mencionadas anteriormente. Em contrapartida, os moradores se comprometem a tomar ações preventivas como denunciar os infratores, realizar palestras de conscientização ambiental nas escolas e associações dos bairros e fazer visitas nas residências passando informações de como manter limpo suas casas, mas sem deixar sujas as ruas, rios e praças do bairro que são de uso coletivo.

Certos de sua compreensão, estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Campo Grande/MS, 10 de março de 2014.

Atenciosamente,

Associação dos Moradores do Jardim Pênfigo.

RELATÓRIO I – Meio Ambiente – Questão Fundamental nas Empresas

A consciência dos cuidados com o meio ambiente esta aumentando com o passar dos anos, ainda falta muito para atingir o mundo inteiro, mas já se pode ver a diferença.

A população esta cada vez mais preocupada com o meio ambiente, reduzindo o consumo de água e energia, reciclando latas, papelão e garrafas. Hoje as pessoas estão mais solidarias com o próximo, pode-se dizer que não são a maioria, porem a importância da sustentabilidade e o voluntariado está presente na vida da sociedade, o assunto é bem divulgado na média, em redes sociais, nas escolas, e em vários outros meios usados para a comunicação.

Empresas públicas e privadas já aderiram a questão ambiental como uma de suas prioridades. Atualmente existem leis mais severas para empresas que não cumprem com a legislação, o que falta para que todas estas empresas e indústrias cumpram com suas obrigações em relação ao meio ambiente é uma fiscalização mais constante e rígida, com pessoas honestas e capacitadas. A ISO 14001 uma norma que especifica os requisitos relacionados a um sistema de gestão ambiental de uma organização, para desenvolver e implementar sua política ambiental.

Organizações mundiais por meio dos governos de cada país estão estipulando metas a serem cumpridas com relação à humanidade e a sustentabilidade ambiental. O artigo “Meio ambiente – questão fundamental nas empresas“ apresenta o desenvolvimento da conscientização com relação à sustentabilidade e ao meio ambiente na sociedade e empresas. Ainda sugere a todos aderir às propostas feitas, relacionadas ao meio ambiente, tanto no trabalho como na comunidade em que vive. Exercendo assim sua cidadania.

Hoje nas escolas já ensinam as crianças a importância de reciclar o lixo, de dividir de acordo com seu determinado grupo, assim podemos esperar um futuro onde ainda poderemos contemplar o verde, as crianças de agora serão o futuro do mundo, eles serão trabalhadores, empresários, cidadãos mais conscientes da importância que o meio ambiente tem para com a humanidade.

RELATÓRIO II – Uma Verdade Inconveniente

Este relatório é sobre um documentário que faz analises da questão do aquecimento global, a partir da perspectiva do ativista ecológico, e ex-candidato a presidência dos Estados Unidos, Al Gore. Por ele é abordado uma mensagem de alerta e conscientização sobre o perigo real e imediato do superaquecimento global. O mesmo apresenta uma série de dados que comprova a correlação entre o comportamento humano e a emissão de gases na atmosfera.

Fazendo uma comparação entre um objeto e a terra, quando passamos verniz em determinado objeto a sua espessura é fina, tal como a camada de ozônio em relação à Terra. Se aumentar a emissão de dióxido de carbono, a espessura da camada de ozônio aumenta, e maiores quantidades de raios ficarão contidos dentro dela, ocasionando o aquecimento global.

Com o advento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com