TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças na flora intestinal das populações modernas

Tese: Mudanças na flora intestinal das populações modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

O bioma do intestino humano (microbioma) consiste em cerca de trilhões de células de bactérias de diversas espécies diferentes. Ao comermos, estamos alimentando não apenas nós mesmos, mas trilhões de bactérias que revestem o intestino grosso.

Estas bactérias ou, a flora intestinal, influenciam a saúde de diversas maneiras, desde auxiliar na extração de energia dos alimentos, ao suporte do sistema imunológico para combater infecções e doenças. O bom funcionamento da flora intestinal é essencial para exercer as funções gastrointestinais e as funções metabólicas do corpo.

Mudança da flora intestinal das populações modernas.

A população de bactérias no intestino da população está sofrendo uma transformação a nível global. O bioma do intestino está se tornando desequilibrado porque há menos bactérias boas e mais bactérias ruins no intestino dos indivíduos das sociedades modernas, como resultado da mudança nos hábitos alimentares, forma de produção dos alimentos e o estilo de vida moderno. Quando ocorre uma perda de equilíbrio da microbiota, o corpo desenvolve uma inflamação crônica.

Grãos e alimentos processados, cheios de toxinas e substâncias químicas que prejudicam a saúde intestinal. Alguns dos melhores alimentos probióticos, que favorecem a saúde intestinal são: vegetais com alto teor de fibras solúveis como couve-manteiga, inhame, batata doce, couve de Bruxelas, aspargos, nabos, abacate e alimentos ricos em um tipo de fibra chamada inulina, que são convertidos pelo intestino em ácidos graxos de cadeia curta. São o alho, a cebola e o tupinambo/girassol batateiro.

Mudanças no bioma e a obesidade.

Pessoas obesas e diabéticas geralmente possuem irregularidades no bioma intestinal em contraste com os indivíduos não obesos. Muitos médicos têm notado a relação entre a obesidade e o desequilíbrio nos níveis de glicose sanguínea de seus pacientes com altos níveis de inflamação, tais como problemas com a flora intestinal, intestino solto e infecções intestinais. Não obstante, esta relação tem sido demonstrada em diversos estudos.

Em um estudo, foram examinados os genes de bactérias presentes nas fezes dos participantes e marcadores de saúde metabólica. Os pesquisadores descobriram que uma relativamente baixa diversidade genética no microbioma dos participantes estava relacionada com um maior ganho de peso ao longo dos anos, maiores níveis de inflamação, resistência à insulina e uma piora em outros marcadores de saúde metabólica.

gut-flora

Muitos outros estudos demonstram a relação entre o desenvolvimento de bactérias nocivas no intestino, inflamação e a obesidade. Um estudo demonstrou que ratos sem uma proteína conhecida como receptores do tipo Toll (TLR5) no intestino, ganharam peso, desenvolveram doença hepática e diabetes. A relação entre o excesso de bactérias ruins no intestino dos ratos e a saúde metabólica foi claramente estabelecida quando os pesquisadores transferiram as bactérias intestinais dos ratos obesos para os ratos magros, o que surpreendentemente resultou em um ganho de peso e surgimento dos mesmos problemas metabólicos dos ratos gordos.

Entretanto, apesar de uma menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com