TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muito Além Do Peso

Trabalho Escolar: Muito Além Do Peso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 2

“Muito além do peso”

Tendo em vista que 33 % das crianças brasileiras são obesas, sendo que quatro de cada cinco delas deverão manter-se nessa condição até o fim de uma vida que tem tudo para ser, também, mais curta. A obesidade infantil é, sem dúvida, um problema de saúde pública que merece uma abordagem ampla e interdisciplinar na discussão de suas causas e consequências. Para dar conta dessa missão nada simples, "Muito além do peso" conta com uma série de depoimentos de especialistas do Brasil e do exterior em variadas áreas do conhecimento, além de uma extensa lista de profissionais consultados para elaboração do material exibido no documentário, e apresenta casos de obesidade infantil provenientes de diversas regiões do nosso país.

O filme contextualiza os aspectos importantes da dinâmica político-econômica na obesidade infantil. Com espírito crítico, expõe a influência gigantesca e desleal da indústria de alimentos e bebidas em decisões do governo e também no dia a dia da população, a polêmica questão da publicidade voltada ao público infantil, à falta de educação nutricional aliada ao excesso de produtos processados presente na merenda escolar, a falta de segurança pública necessária para prática de atividades físicas, a quantidade alarmante de horas gastas em frente à TV e, ainda, a dificuldade de acesso físico a alimentos mais saudáveis. As quantidades de açúcar e gordura existentes em vários alimentos industrializados são apresentadas a alguns entrevistados, causando grande impacto negativo. Fica clara a confusão existente no entendimento da população geral sobre os termos usados nos rótulos de alimentos industrializados, principalmente quando consideramos a perigosa lacuna existente entre o anúncio de "benefícios nutricionais" e a tal "propriedade intelectual" das empresas sobre as fórmulas de seus produtos. Alinhado ao embate na preferência das crianças a alimentos ultra-processados e ultra-sedutores em relação às opções por vezes desconhecidas de frutas e hortaliças.

Mundo este em que a lógica da produtividade, a necessidade sem medidas por praticidade e a falta de tempo para tudo parecem comprometer nossa cultura alimentar e, consequentemente, nosso estado nutricional de forma progressiva, mas com aquele gostinho confuso de "abrir a felicidade" das bebidas açucaradas. Existe um corpo contundente de evidências científicas que associa obesidade a baixa autoestima, problemas de personalidade, insatisfação corporal, estresse psicológico elevado, entre outros. No filme, o melhor exemplo é o de uma menina com sobrepeso que relata que sua família faz orações todos os dias pedindo para que não faltem refeições. Na sequência, perguntam se, na opinião dela, falta alguma coisa em sua vida. Com doçura, ela balança a cabeça negativamente e, olhando para baixo, fala: "Falta sentido". SÓ falta sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com