TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu De Arte Moderna

Dissertações: Museu De Arte Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  445 Visualizações

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi fundado em 1948 por iniciativa de um grupo de empresários presidido por Raymundo Ottoni de Castro Maya. Inicialmente, o Museu é instalado no Palácio Gustavo Capanema, então sede do Ministério de Educação e Saúde.

Em 1952, a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprova proposta de doação de terreno de 40 mil metros quadrados no Aterro do Flamengo para a instituição. Affonso Eduardo Reidy e Burle Marx começam a trabalhar no projeto do Museu em 1953. O Bloco de Exposições só é concluído em 1967, três anos após a morte de Reidy.

Pontos Positivos:

Diante da magnífica paisagem do Rio de Janeiro, o arquiteto optou por um museu aberto e envidraçado, trazendo maior integração do projeto com a natureza, proporcionando visibilidade a baía e as montanhas ao fundo. Além de apresentar espaços flexíveis, na adoção de uma iluminação variada e na volumetria elevada e transparente.

Se a correspondência entre a obra arquitetural e o ambiente físico que o envolve é sempre uma questão de maior importância, no caso do edifício do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro essa condição adquire ainda maior vulto, dada a situação privilegiada do local em que está construído [...] /debruçado sobre o mar, frente à entrada da barra e rodeada pela mais bela paisagem do mundo (BONDUKI, 2000, p.164).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com